Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/10/10



Primeira Mão - 21/10/10 - Gente de Opinião

CRIMINOSOS TÊM O DOBRO DE ARMAS DA

POLÍCIA E AINDA AS LEIS AO SEU LADO 

Os números são incontestáveis. Na matemática da violência, os bandidos ganham fácil da polícia. Pelo menos no número de armas que cada lado possui. O Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, na Suiça, divulgou dados informando que para cada arma nas mãos das forças policiais no Brasil, o crime organizado tem duas ou até mais. Mais que o dobro e, em muitos casos, armamento muito mais sofisticado. Num país onde se aponta que existem 17 milhões de armas leves, a grande maioria ilegais, os “bad guys”, ou bandidões, têm mais de 5 milhões e 200 mil unidades para seus ataques violentos em todos os recantos do Brasil. Somando tudo, as forças responsáveis pela segurança pública tem menos da metade: 2 milhões e 100 mil armamentos. E, apesar das leis limitando a venda de armas, a explosão na fabricação desses produtos tem dado lucros milionários às indústrias nacionais. O Brasil, nos últimos anos, também se transformou no segundo maior produtor de armas leves do Ocidente, atrás apenas dos Estados Unidos.

Começa por aí a explicação clara sobre a diferença de poder de fogo das autoridades do lado da lei e a força dos criminosos. Há ainda um fato relevante e decisivo. A lei protege mais o bandido do que o policial. Se matar um desses bandidos numa troca de tiros, o policial terá que responder inquérito e prestar contas de seus atos à Justiça. Se matar um policial, o assassino não tem qualquer pena maior. E mais: terá a mobilização de defensores dos direitos humanos ao seu lado. Deu prá entender porque, então, a criminalidade toma conta do país?

 

VENDENDO O PEIXE

Os números estão aí. Pelo Ibope, Confúcio estaria a 13 pontos distante e à frente de João Cahulla. A turma governista, contudo, contesta o resultado e avisa que a diferença já é bem menor. Só saberemos quem está certo quando os números aparecerem depois de fechadas as urnas no dia 31. Até lá, cada um vende seu peixe.

E OS NEUTROS?

O que não se entende é que até gente experiente, incluindo jornalistas que já viveram muitas eleições, esteja analisando a decisão em Rondônia como favas contadas. Os apaixonados ou envolvidos com a candidatura Confúcio até se entende. Mas e os outros, que se dizem neutros? É bom lembrar que não há vitória antecipada numa eleição.

PREVISÕES EXAGERADAS

Há quem esteja noticiando e comentando que a vantagem de Confúcio sobre Cahulla pode chegar a 4x1 em algumas cidades. Exagero puro. Nos maiores colégios eleitorais, o ex-prefeito de Ariquemes está sim na frente. Mas nada de supremacia absoluta. Na maioria das cidades de menor porte, é Cahulla quem ponteia. Sorte da coligação liderada pelo PMDB é que o próprio Confúcio tem os pés no chão e sabe que nada está decidido.

EUFORIA

Confúcio, aliás, tem conseguido manter a liderança do seu grupo e conter a euforia exagerada de aspones que, por eles, já estariam fazendo a carreata da vitória. Experiente na política, o candidato da coligação liderada pelo PMDB sabe muito bem os riscos que pode correr caso deixe-se levar pelo “já ganhou”.

CORRETIVO

O que se sabe é que o próprio candidato andou dando uma dura na sua turma e exigindo que a corrida pelo voto não esmoreça até o último momento. Ele está certíssimo. O comandante não aceita a onda da vitória antecipada.

ADESÃO PODEROSA

A candidatura de João Cahulla ganhou um reforço importante. O candidato derrotado ao Senado, Agnaldo Muniz, do alto dos seus 186 mil votos, aderiu ao time governista. E levou consigo grandes lideranças evangélicas do Estado. Essa gente ligada ao mundo religioso tem, sem dúvida, grande influência numa eleição. É adesão poderosa e importante.

FOTO ESTRANHA

Cena que muito poucos acreditavam que veriam um dia, na política do Estado: no mesmo caminhão, em uma carreata, o casal Raup,Confúcio Moura, Eduardo Valverde e o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Carlão de Oliveira. A turma de Cahulla adorou quando viu a foto publicada em alguns sites do Estado  e vídeos do evento. E pegou o mote para bater forte nos adversários.

PATROLANDO

Que não se subestime o poder de trabalho do ex-governador e agora senador Ivo Cassol. Em poucos dias, ele visitou 20 cidades, brigou contra as alianças do adversário Confúcio Moura, pediu votos para Cahulla e ainda foi agradecer a votação que fez. O homem é  uma espécie de patrol. Em campanha política, então, nem se fala.

ISTO É QUE É VIDA!

Como é bom ser funcionário público! Na semana que vem, tem feriadão daqueles que duram uma semana. Começa com dia 28, Dia do Servidor, uma quinta-feira. Claro que a sexta será de “ponto facultativo”. Daí vem o sábado e o domingo da eleição. Terça, dia 2, é feriado de Finados. Segunda o pessoal “enforca”. Beleza pura. Moleza é apelido.

DÚVIDA CRUEL

E a disputa presidencial? Esquentou de vez na reta final. O presidente Lula anda muito irritado porque imaginava Dilma bem mais à frente de Serra. Os tucanos e seus aliados esperavam que a queda na diferença entre os dois diminua.  Nos últimos dias da campanha, a coisa está quentíssima. Quem vai para o Palácio do Planalto?

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

          Rondônia vive um momento inusitado, em relação às eleições gerais do ano que vem. Tanto na disputa para o Governo quanto para o Senado, os

Chuvas torrenciais atingem em cheio Porto Velho. Torçamos para que 2014 não se repita!

Chuvas torrenciais atingem em cheio Porto Velho. Torçamos para que 2014 não se repita!

           Não se pode descartar o risco de uma nova enchente no rio Madeira, pelo violento ritmo das chuvas deste novembro não só em Porto Velho e

É uma vergonha que o MDA, em Nota Oficial, queira “denunciar” ações legítimas da nossa justiça e da PM!

É uma vergonha que o MDA, em Nota Oficial, queira “denunciar” ações legítimas da nossa justiça e da PM!

          O governo socialista do Brasil decidiu pegar Rondônia para Cristo, como se diz na linguagem popular. Já não basta o absurdo e a excrescênc

COP 30: até que enfim terminou um dos maiores fiascos internacionais que o Brasil já promoveu

COP 30: até que enfim terminou um dos maiores fiascos internacionais que o Brasil já promoveu

 Enfim, terminou um dos maiores fracassos promovidos pelo governo brasileiro.  Passamos vergonha em tudo. Da falta de estrutura aos preços exorbita

Gente de Opinião Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)