Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/03/09


 
QUANTO PIOR MELHOR: É O
INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA
 
Há uma forte corrente no Brasil que defende,vive e sobrevive do inchaço da máquina pública. E que clama por mais, mais, mais e mais cargos para abrigar apaniguados, amigos e eleitores nos chamados cargos em comissão, os mais bem pagos e que servem como fortalecimento das bases políticas dos detentores dos passageiros cargos, ali colocados pelo voto da população. Não importa os danos que isso represente aos cofres da Nação e ao Brasil como país, o interesse dessa corrente  – que infelizmente está se transformando em maioria – é abrigar cada vez mais gente, sob as asas da grana alheia, ou seja, do dinheiro do contribuinte. O que ocorre é que, inchada, vivendo um momento de crise financeira que atinge todo o mundo, as arrecadações federal,estaduais e municipais despencam. Num quadro como esse, não há dinheiro para pagar todo o mundo. Ao mesmo tempo, os sindicatos das categorias dos servidores não querem nem saber: exigem aumentos, mesmo que saibam que os cofres estão raspados. É nessa confusão toda que está se transformando o serviço público nacional. Abarrotado de altos salários para os que estão mais próximos do poder; pressionado por quem quer ganhar mais, não interessa de onde saia a grana e, pior que isso, com, com a visão distorcida de que é aumentando uma máquina ineficaz e muitas vezes corrupta, que conseguiremos chegar ao Primeiro Mundo. Ledo engano.


É SERRA!
O tucano José Aníbal, ao afirmar ontem à coluna que o PSDB se transformará no principal partido de oposição ao governo, obviamente se referia ao governo federal e ao PT. Os tucanos virão de José Serra para a Presidência. Já está definido. Qualquer outro nome – incluindo Aécio Neves – será apenas jogo de cena.


 
TRÊS BI
Três bilhões de reais ao ano. Esse é o custo do Senado brasileiro para os bolsos dos pobres brasileiros, cada vez mais endividados, enfrentando um período de crise internacional e ainda pagando cada vez mais impostos para manter mordomias e vantagens de uma casta que circunda o poder.


 
SUPERHIPER
A cada quatro meses, toda a megasuperhiperestrutura do Senado custa aos cofres públicos 1 bilhão de reais. Com salários de magnatas, com apaniguados ganhando pequenas fortunas, com gastos incontroláveis.


 
CONTRA O PAÍS
É esse o poder que tem a missão – junto com a Câmara Federal – de salvaguardar a democracia do país, aprovar leis para melhorar a vida dos brasileiros, fiscalizar as ações do governo. Imagine-se se não tivesse essas responsabilidades!


 
200 MILHÕES
Não param de chegar novas boas notícias para Rondônia, em termos de investimentos. Agora é a obra da ponte internacional, ligando Guajará Mirim a Guayara, no lado boliviano, que receberá mais de 200 milhões de reais. É uma grana sem precedentes na história das duas cidades, tanto a brasileira quanto a da vizinha Bolívia.


 
ESTADO AFORA
O vice-governador João Cahulla está seguindo os passos do seu companheiro e amigo Ivo Cassol. Cahulla tem percorrido várias regiões do Estado, visitando comunidades, falando sobre ações do governo e participando ativamente da administração. Torna-se, cada vez mais, personagem importante para 2010.


 
43 ANOS
Na próxima terça-feira, dia 23, o PMDB comemora 43 anos de criação. Teve em sua história algumas das mais importantes personalidades da vida pública brasileira, nesse período. Em Porto Velho, a data será lembrada. O presidente do diretório municipal da Capital, Fernando Prado, não vai deixar a data passar em branco.


 
ALGUÉM ACREDITA?
Nota divulgada pela Liga dos Camponeses Pobres – apócrifa, como todas, já que não há ninguém que se responabiliza legalmente pela entidade – diz, em determinado trecho: “Não possuímos grupo armado e não temos nenhum tipo de aliança com madeireiros”. Certamente deve ser uma piada. Alguém acredita nessa gente?


 
PREOCUPANTE

Mais um estudo internacional que assusta. Ele aponta que 42% da destruição de todas as florestas do mundo são da região amazônica. O volume mundial de derrubadas representa que uma área do tamanho de São Paulo é destruída a cada semana. Ou seja, a coisa está ficando feia mesmo, caso tais estudos resumam mesmo que parte da realidade


 
PERIGO
Há uma visível preocupação dos órgãos da saúde pública – principalmente a do Estado – em relação às três mortes por dengue hemorrágica registradas em Ariquemes. O secretário Milton Moreira determinou prioridade total para combater o problema naquela cidade. O prefeito Confúcio Moura também.

Fonte - Sergio Pires - www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)