Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/02/10



Primeira Mão - 21/02/10 - Gente de Opinião
LIBEROU GERAL: VALE TUDO PARA
TODOS E ESTAMOS CONVERSADOS


É claro que só a Justiça Eleitoral ignora que a campanha política já está nas ruas. Os ministros do TSE não aceitaram até agora nenhuma denúncia contra o presidente Lula e sua candidata, Dilma Roussef, por campanha antecipada. E ainda com dinheiro público. Nem aceitarão as denúncias contra José Serra ou outros candidatos. Vale tudo, porque nessa altura do campeonato, a realidade supera a intenção das leis. Todos estão em campanha aberta, clara, transparente e pronto. O resto é papo furado. Dilma Roussef, agora oficializada como o nome do PT à sucessão presidencial, está sendo transformada de uma mulher dura e mau humorad numa lady, uma criatura quase santa, que sabe cozinhar, que anda pelo Brasil pregando paz e amor e que até samba com lixeiros no carnaval. José Serra entra no mar de roupa e tudo e não é campanha, certamente avalia o TSE. Ciro Gomes vai à TV e diz que o Brasil não existia antes do governo Lula. Mas isso não é campanha antecipada. Vale tudo, pelo país afora, com os presidenciáveis, como vale nas candidaturas aos governos, ao Congresso e às Assembléias Legislativa.

Não dá mais para conviver com a hipocrisia. Ora, se a lei eleitoral não é cumprida por ninguém, nesse quesito de fazer campanhas anos-luz antes do período permitido, para que ela existe? Porque esse negócio de denúncias, processos, informações bobas de que quem faz campanha antecipada pode ser punido? Que se libere geral. Vale tudo para todos e estamos conversados.

AVAL DADO

Houve quem imaginasse que o PPS pudesse complicar. Nada disso. O partido do vice-governador João Cahulla já anunciou que ele tem todo o aval para disputar o governo. Um eventual distanciamento político entre o governador Cassol e Moreira Mendes, presidente regional do PPS, não afetará a decisão de apoio ao até agora pré-candidato Cahulla. 

ALTA PLUMAGEM

Enquanto isso, o trabalho de formiguinha do tucano Expedito Júnior rende frutos. No interior, ele não pára, reunindo-se com lideranças de todas as matizes. O ex-senador anda satisfeito com o que tem sentido Rondônia afora. E já prepara a vinda de tucanos de alta plumagem, como José Serra, quando a campanha for oficializada. 


VAI ESQUENTAR

Como virá a Assembléia Legislativa a partir desta segunda-feira? O ano é atípico, dos 24 deputados pelo menos 22 são candidatos à reeleição e o clima deve esquentar, pela disputa acirrada pelo voto em outubro. De olho nas urnas, o clima pode esquentar pelos lados da ALE, até a hora da eleição.


CADA UM POR SI
 

No geral, os atuais deputados melhoraram muito a imagem do Legislativo, devolveram dinheiro economizado por eles aos cofres do Estado, trabalharam muito mais que nas legislaturas anteriores. Houve sim fatos muito positivos. Mas agora é cada um por si. Por isso, não se sabe como os grupos – e há vários deles - dentro da ALE se comportarão daqui para a frente. 


DOIS FORA


Tiziu Jidalias não concorre à reeleição. Ou vai à Câmara Federal ou ao Senado, em parceria com Cassol. Já o deputado Wilber Coimbra, do PSB, simplesmente desistiu de participar de novo processo eleitoral. São os únicos dois casos, até agora, de parlamentares estaduais que não buscam a reeleição. Todos os demais já estão no trecho. 


OUTRO TÍTULO

A TV brasileira só descobriu nos últimos dias que o brasileiro também é porcalhão, que fax xixi nas ruas – inclusive as mulheres – e que ninguém respeita ninguém, principalmente nas grandes festas nas ruas, onde não existem banheiros. Descobriu agora o que já se sabia há décadas. Sujar as ruas com urina, fedor, porcarias sem fim é também uma especialidade onde merecemos outro título mundial. 


OMISSÃO

Há total falta de educação e respeito, coisa que se aprende na escola e em casa e que, claro, são coisas desconhecidas da grande maioria dos brasileiros. Mas há também absurda omissão das autoridades, que jamais deram o mínimo de estrutura – como banheiros espalhados nos locais das festas – e, portanto, ajudaram os mijões a fazerem suas necessidades em plena rua. 


ROTEIRO COMPLETO


Dezenas de mortos nas estradas brasileiras, de novo, no carnaval. Tudo mortes anunciadas, previstas, agendadas. O motorista continua cometendo sempre os mesmos erros, as mesmas irresponsabilidades, as mesmas transgressões. Culpa também da impunidade. Sem punição, os canalhas continuam fazendo as mesmas loucuras em nossas ruas e estradas. 


GENTE DO MAL


No período de carnaval, a Polícia Rodoviária flagrou 37 bêbados dirigindo nas rodovias de Rondônia e Acre. Mesmo sabendo dos riscos, mesmo com todos os alertas, mesmo vendo pessoas morrerem por culpa da bebida ao volante todos os dias, eles ignoram a tudo e a todos. E continuarão, porque são tratados pela lei como se fosse gente do bem. Desse jeito, não tem como acabar com o sangue correndo nas ruas. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

           O nome preferido pela maioria dos eleitores para o Governo de Rondônia, em 2026, está fora da disputa. Injustiçado, mesmo depois de muito

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)