Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/09/09


Primeira Mão - 20/09/09 - Gente de Opinião
 
A HISTÓRIA SE REPETE: OS MAIS
POBRES VÃO PAGAR O PATO

O caso da famigerada ponte sobreo o rio Madeira, cuja história de trapalhadas, promessas não cumpridas e coisas mal contadas daria um livro, tem mais um cápítulo indecente. Agora, o Dnit está oferecendo uma verdadeira "fortuna", no máximo 15 mil reais, para que as famílias que moram na área, algumas há décadas, simplesmente saiam e abandonem tudo o que construíram durante uma vida inteira. É mais uma agressão contra os pobres e repete-se o que já ocorreu com dezenas de pequenos colonos que foram incentivados a vir para a Amazônia e Rondônia, especificamente, ´há muitos anos e agora são enxotados das terras onde trabalharam duro anos a fio, como se fossem bandidos. Mudou o governo, mudou a ideologia mas a gente sempre sabe quem se ferra no final, sejam quem forem os poderosos. No Bairro da Balsa, na área onde será construída a ponte que ligará os dois lados do rio Madeira até o início da BR 319, para Manaus, o Dnit quer fazer a obra mas tratar como se fossem simples invasores os que vivem no local há muito tempo, alguns há mais de três décadas. Ora, foi o governo federal quem os deixou morar ali, foi o governo que os incentivou a vir para cá e agora, esse mesmo governo quer tratar aquela gente como se fossem simples invasores, como o fizeram com os pequenos produtores. A vergonheira se repete e a pobretada, mais uma vez, está ferrada.

BÔNUS

Há algumas personalidades políticas que continuam faturando alto, em termos de prestígio, com a questão da Transposição. Além do governador Cassol, na bancada federal o nome que mais se destacou foi o do senador Expedito Júnior, que desengavetou o projeto e lutou desesperadamente por ele. 


BEM NA FOTO


Também saíram bem na foto todos os membros da bancada federal, que se uniram como nunca pela aprovação. Além deles, o trabalho do presidente da Assembléia, Neodi Carlos e do primeiro secretário, Jesualdo Pires, também foram muito elogiados. Também, por justiça, deve-se dizer que todos os demais parlamentares batalharam, dentro das suas atribuições, para o caso tivesse final feliz.

MAIS GENTE

A senadora Fátima Cleide teve o mérito de ser quem apresentou a PEC e os deputados Eduardo Valverde e Mauro Nazif quem ofereceram emendas que ampliou o número de servidores beneficiados. Fátima perdeu um pouco de tempo e só entrou de corpo e alma na reta final, mas não deixou de ter participado. O senador Valdir Raupp igualmente entrou de corpo e alma na batalha, principalmente nas negociações de bastidores.

EM CAMPANHA

O deputado federal Eduardo Valverde já está em campanha aberta para a presidência do diretório estadual do PT. Se ele ganhar, estará com a faca e o queijo na mão para ser o candidato do partido ao governo em 2010. Sua vitória também pode manter o deputado Ribamar Araújo no partido. Se não for Valverde, Ribamar estará fora. 


PROTEGIDO


Um réu foi depor na Justiça rondoniense algemado. O Judiciário considerou que seus direitos foram desrespeitados, porque o uso de algemas só é permitido em caso de tentativa de fuga ou coisas parecidas. Nenhuma palavra sobre o que o criminoso fez, quem ele atacou, roubou ou prejudicou. A grande preocupação, outra vez, foi com “os direitos humanos” do bandido. 


INSOLÚVEL


É por essas e outras que os grandes planos nacionais de combate ao crime não merecem crédito. Não importa o quanto as forças policiais invistam em pessoal e equipamentos e nem se o País vai gastar seu PIB só na segurança. Com leis frágeis, loucas para proteger os criminosos, não há investimento que resolva. 


EM CAUSA PRÓPRIA


É bom sempre lembrar quem cria as leis. São os mesmos que se protegem com elas, porque amanhã ou depois, do jeito que a corrupção campeia entre os poderosos, poderiam ser eles, por exemplo, a serem expostos algemados. Daí, é vital que se crie “proteção” ao crime, por vias legais. E mais e mais impunidade. 


CEM POR CENTO

E o PSOL, hein? Cem por cento da sua bancada na Câmara Federal votaram a favor de Rondônia no caso da Transposição. Ou seja, todos os três representantes do partido do sempre candidato Adilson Siqueira (que vai disputar o governo de novo, em 2010), fecharam com a PEC. Foi a única bancada que votou unanimemente. 


CINTA LARGA


O procurador federal Reginaldo Trindade concedeu longa entrevista ao jornalista Léo Ladeia, na TV Candelária, alertando para a péssima situação que vivem os índios Cinta-Larga na reserva Roosevelt. O procurador chegou a dizer que já cansou de pedir providências ao governo federal , mas, até agora, não conseguiu nem ser recebido em audiência pelo presidente da Funai. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

São as facções que decidem quem vive e quem morre!Não foi na Chicago dos anos 30, quando Al Capone mandava metralhar seus inimigos,. Nem na Colômbia

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)