Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 19/09/10


Primeira Mão - 19/09/10 - Gente de Opinião

ONDE ESTÁ O JOSÉ DIRCEU QUE DEFENDIA A
LIBERDADE DE OPINIÃO COM UNHAS E DENTES?
 

E ele reapareceu de novo, em plena campanha eleitoral à Presidência, quando deveria era ficar quietinho, meio escondido. E o que fez? “Atirou” contra lideranças do PMDB, partido que ajudou o PT a chegar ao poder, insinuando que alguns dos principais líderes aliados não são éticos. Até aí, não se pode contestar, apesar da falta de ética dele. O cassado José Dirceu, aquele mesmo do mensalão, que o Ministério Público chamou de “chefe de quadrilha”, contudo, resolveu mostrar sua verdadeira face. Disse, num encontro com uma centena de sindicalistas na Bahia, que não há tentativa de censura à imprensa. O que há, segundo ele, é “excesso de liberdade de imprensa” no Brasil. É o mesmo José Dirceu, homem forte do PT, que usou a imprensa durante anos para fazer uma oposição ferrenha a quem estava no governo, qualquer governo. Naquela época, ele defendia a ampla liberdade de imprensa com unhas e dentes.

O que levou o homem do mensalão a mudar tão drasticamente sua opinião sobre a mídia? Fácil de responder. Gente como ele – felizmente o principal representante do seu partido, o presidente Lula, não comunga da mesma idéia – é do tipo que ama a imprensa quando ela lhe dá espaço e o elogia, mas, de outro lado, quer vê-la amordaçada, quando a mesma mídia diz as verdades sobre ele e o que se faz de errado na vida pública. José Dirceu é um entre muitos políticos, juízes, membros do Ministério Público, prefeitos, autoridades em geral, que tem amor aos jornalistas que lhes elogiam e não contam suas fraquezas, mas ódio mortal quando a liberdade de imprensa, garantida pela Constituição, mostra quem realmente são. Essa gente ainda é minoria, mas é um grupo que cresce cada vez mais. Portanto, muito cuidado, porque a essência da democracia é a ampla liberdade de opinião. Que essa gente não quer, de jeito nenhum.

 

UM DIA DE FOGO

Num só dia no mês de agosto, Rondônia registrou 1.300 focos de incêndio na floresta. O número foi maior do que todas as queimadas ocorridas durante todo o ano de 2009. Daí, compreende-se porque a fumaça tomou conta da maioria das cidades do Estado.

LIÇÃO APRENDIDA?

A questão é que, desde abril, os órgãos responsáveis pelo controle da floresta e combate às queimadas vinham sendo sistematicamente avisados pelo Sipam, de que em 2010 haveria muito mais fogo na floresta do que no ano passado. Mesmo assim, não foram tomadas medidas preventivas para evitar o problema. Que a lição sirva para 2011.

AFIADOS

Depois de pelo menos quatro debates, os candidatos ao governo já estão embalados. E afiados para o grande encontro desta segunda-feira, na TV Candelária/Rede Record. A transmissão começa por volta das nove e meia da noite, para todas as emissoras do Sistema Imagem de Comunicação no Estado, ao vivo e via satélite. Às dez da noite, inicia o debate. Léo Ladeia é o jornalista que vai comandar tudo.

MAIS TRÊS

O debate desta segunda marca a ampliação da rede de emissoras comandada pelo empresário e jornalista Everton Leoni, no Estado. Além das 20 afiliadas já existentes, entram no ar, na rede da Candelária/Record, as TVs em Ariquemes, Vilhena e Cerejeiras. Com isso, a rede da Candelária atingirá 80% da população do Estado.

PRIMEIRO TURNO

Daqui a exatos 15 dias, o Brasil todo vai às urnas. Se não houver nenhum acontecimento daqueles que são raros para mudar uma eleição, já em 3 de outubro teremos um novo Presidente da República, ou uma nova Presidente. Dilma Rousseff se mantém até agora com mais de 25 pontos à frente de José Serra.

SEGUNDO TURNO

Já em Rondônia, a história é outra. A essas alturas da campanha, ninguém pode dizer com segurança quem irá para o segundo turno. Todos os quatro principais postulantes – Eduardo Valverde com menor chance, mas ainda no páreo –  tem cacife para chegar lá. O que se pode dizer, com certeza, é que haverá segundo turno.

SURPRESA

Para o Senado, o quadro está imutável. Ivo Cassol aparece em todas as pesquisas como primeiro colocado, com Valdir Raupp em segundo e Fátima Cleide em terceiro. Se houver alguma surpresa, ela poderá vir do ex-deputado federal Agnaldo Muniz, que tem apoio dos evangélicos e crescido nas últimas semanas.

MISTÉRIO

Como ficará a bancada federal de Rondônia? A resposta, é claro, é mais que difícil, praticamente impossível de se responder. Mas já há alguns nomes que se destacam na campanha, a maioria já conhecidos. E há ainda algumas caras novas que podem aparecer de surpresa, embalados por grande apoio em suas regiões de origem. O percentual de renovação, por enquanto, é também mistério indecifrável.

MULHER À FRENTE

Começa a reta final para a eleição. O TRE rondoniense vai mobilizar um pequeno exército de mais de 21 mil pessoas para cumprir seu papel de coordenar um momento importante da nossa democracia. E que vai estar à frente de tudo, será uma mulher: a competente desembargadora Zelite Carneiro Andrade, presidente do tribunal.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cavalaria chegou e arrastou o ditador sanguinário, líder de um esquema de tráfico internacional de drogas

A cavalaria chegou e arrastou o ditador sanguinário, líder de um esquema de tráfico internacional de drogas

          Tremei, ditadores de plantão, aprendizes de ditador e amigos de ditadores! A Cavalaria chegou! Como a única forma de tirar do poder déspot

Pá de cal no sonho do senado e da Câmara Federal para os Rocha. Não há mais acordo com o vice Sérgio Gonçalves

Pá de cal no sonho do senado e da Câmara Federal para os Rocha. Não há mais acordo com o vice Sérgio Gonçalves

O ano termina com a política rondoniense fervilhando. Dois grandes temas mexeram com os bastidores e também com a opinião pública, nestas horas fina

Sem Rocha, corrida pelo senado tem nomes fortes e Sérgio Gonçalves mantém sua candidatura

Sem Rocha, corrida pelo senado tem nomes fortes e Sérgio Gonçalves mantém sua candidatura

Vem aí um 2026 enigmático, complexo, cheio de mudanças na economia; imprevisível. Como se comportará o povo brasileiro, radicalmente dividido entre

O jogo político da disputa pelo Senado terminou para Marcos Rocha? Há 102 dias até a resposta definitiva

O jogo político da disputa pelo Senado terminou para Marcos Rocha? Há 102 dias até a resposta definitiva

           Tem muita gente dando como definitivo e é bem possível que isso ocorra. Mas, é sempre bom lembrar que na política a coisa definitiva só s

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)