Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/12/08


Primeira Mão - 17/12/08 - Gente de Opinião 

QUE MUNDO CÃO É ESSE EM  QUE ATÉ DONATIVOS SÃO ROUBADOS?

Em que mundo estamos vivendo? O que está acontecendo com nossos sentimentos de humanidade, de respeito ao próximo, de valorização da vida? Todos os dias assistimos a cenas de violência que nos chocam e colocam os seres humanos abaixo da crueldade de animais – pois esses só matam para se alimentar – deixando-nos impressionados com a maldade que pode ser praticada por pessoas comuns. A última, a de chocar, a de arrepiar os cabelos não veio de bandidos, assassinos, criminosos. Veio de onde menos se poderia esperar: de gente aparentemente de bem, de voluntários e até de soldados do Exército que estavam ajudando os flagelados de Santa Catarina. Várias denúncias foram feitas e alguns flagrantes também, de parte dessa gente roubando – simplesmente roubando – donativos que deveriam chegar aos milhares que ficaram desabrigados, muitos sem absolutamente nada, na tragédia catarinense. Alguns dos roubos de produtos mais caros foram flagrados por câmeras de TV e fotos (como a que ilustra essa coluna) e divulgados. A autoria de tantos outros não foi descoberta. É o contraste da solidariedade de milhões de brasileiros tocados pela trágica situação dos nossos irmãos com a falta de humanidade de alguns. Para onde anda caminhando parte da raça humana?

PRIORIDADE DELES
A crise está batendo à nossa porta. Não se consegue colocar corrupto na cadeia. A violência nunca foi tão grande e as leis para combatê-la nunca foram tão espúrias. Mas o que faz nossa Câmara Federal? Que prioridade tem o Congresso? Nada mais nada menos do que o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais do país.

DEBOCHE
É quase um deboche. Qualquer pesquisa feita ou por fazer, vai apontar que a grande maioria da população não quer nem ouvir falar em aumento de vereadores. Pelo contrário. A opinião pública gostaria de ver mesmo é as Câmaras encolhendo e custando muito menos que custam.

BEM FEITO!
Mas para os políticos, eleitos por esse mesmo povão que detesta esse tipo de coisa, a grande prioridade, o maior problema brasileiro, a grande questão é aumentar em quase 7.500 o número atual de vereadores. Bem feito para o eleitor que não sabe escolher seus representantes. Agora não adianta protestar.

FALANDO GROSSO
O governador Ivo Cassol andou pelo interior no último final de semana e falou grosso. Baixou a lenha em adversários e fez críticas inclusive em relação à duplicação da ponte do rio Machado, em Ji-Paraná, cujas obras transformaram o trânsito na BR 364 num verdadeiro inferno.

COMEÇANDO....
Mas não foram só discursos de protesto que o governador fez. Cassol andou novamente por várias comunidades, entregando obras e benfeitorias. O homem não pára de percorrer cada canto do Estado, como se tivesse começando seu primeiro mandato agora.

LÁ VAI A GRANA!
Mais um achaque ao bolso dos brasileiros. A partir de janeiro, todos os carros novos terão que usar um novo lacre de segurança. Os carros usados terão que fazer a troca do lacre até final de 2011. É claro que só uma empresa no país inteiro está autorizada a fornecer o equipamento. Que hoje custa 10 reais mas que já chega ao mercado custando umas cinco vezes mais.

BÊBADOS
Aliás, sobre trânsito e carros, já se observa pelo aumento das ocorrências policiais que essa época do ano é pródiga em exageros no volante. Pessoas que bebem e saem pela cidade e BR 364 têm ignorado a Lei Seca. A Polícia Rodoviária e a Polícia Militar garantem que não darão trégua a esses irresponsáveis.

ENDIVIDADOS
Deputados e senadores – foram 83 no total e 13 que perderam as eleições passadas - anunciam prejuízos superiores a 2 milhões e 200 mil reais. Apresentaram aos tribunais eleitorais contas em que juram que gastaram muito mais que arrecadaram. E agora não têm como pagar as dívidas. É mole ou quer mais?

DURA MISSÃO
O presidente Lula terá uma dura missão até meados de 2010: tornar mais conhecida sua candidata à Presidência, Dilma Roussef. Pesquisa nacional divulgada essa semana pela CNT/ Sensus, aponta que quase 48% dos brasileiros simplesmente não sabem que é a ministra. A aceitação da candidatura, portanto, não será tarefa fácil.

NAS RUAS
A campanha política que só deveria começar daqui um ano e meio já está nas ruas. Pelo menos na maioria das cidades de Rondônia. A concorrida pelo Palácio Presidente Vargas já mobiliza lideranças de todos os tamanhos. Vai ser uma longa, longuíssima disputa.
 
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)