Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 16/04/09


Primeira Mão - 16/04/09 - Gente de Opinião
MUITO MAIS CARROS QUE ANTES
DA CRISE. E MENOS EMPREGOS


Mais de 272 mil veículos novos vendidos, 17% a mais que no mesmo período do ano passado. Quase 670 mil carros emplacados. Os números são irrefutáveis e se referem aos resultados da indústria automobilística brasileira neste primeiro trimestre do ano, com a volta até das horas extras na produção. Que, aliás, já é maior do que a do período pré-crise e as vendas disparam. Pergunta-se: como a produção está igual a antes da crise, os demitidos recuperam seus empregos? É uma pergunta lógica, óbvia. Mas a resposta não é. Mesmo explodindo na produção, as grandes montadoras continuam demitindo e não readmitindo, embora tenham ganham o descontão do IPI dado pelo governo federal. Essas informações e o raciocínio são importantes para se chegar a algumas verdades. Uma delas é que a crise existe, é real e perigosa. A outra é que, pelo menos para alguns setores, há exagero de alarde e não há contrapartida. Beneficiados pelo medo do governo de haver demissões em massa, algumas grandes empresas lucram e, ainda assim, não poupam seus trabalhadores. A indústria automobilística é o exemplo atual. Mas há outros, em que grandes organizações de determinados setores choram as pitangas, lamentam-se até conseguir incentivos fiscais e, no frigir dos ovos, não cumprem sua parte social. O governo federal precisa ficar de olhos bem abertos e não aceitar essa situação.

NOVELÃO

Nada ainda. Até a noite de ontem, a situação do PSDB rondoniense continuava na mesma, ou seja, sem solução. O caso está sendo discutido essa semana pelo diretório nacional mas até o fechamento desta edição, nada de novo no front. A novela continua...

REPETIU

A jornalista da revista Época, Eliane Brum, publicou novo e longo artigo cheio de explicações sobre matéria que ela mesma inseriu na revista Época, esculhambando com Porto Velho. Apresentou vários argumentos em defesa da sua tese de que tudo o que escreveu está certo. Reafirmou o que dissera.

O OUTRO LADO

Embora anuncie ser dona de mais de 40 prêmios de jornalismo, Eliane Brum agiu como principiante e cometeu, na matéria sobre Porto Velho, um erro crasso, quase infantil: analisou, julgou e condenou ouvindo apenas uma pequena parte da história. Não deu chances de defesa. Não mostrou o outro lado.

LÚCIFER

Eliane tem razão em alguns pontos que defende. Mas o que não se entende é como uma pessoa que esteve na cidade, de passagem, conseguiu retratá-la como o portal de Lúcifer? Nada teria de positivo a Capital rondoniense, na visão da jornalista. Viver aqui, pelo texto dela, seria como cumprir prisão perpétua no inferno. E depois não quer que a gente proteste...

COR DA PELE

Afinal, metade da população brasileira é negra? Dados oficiais de órgãos de governo dizem que sim. Mas há contestações. A verdade verdadeira é que apenas 6% da população brasileira seria de negros.

OLHOS AZUIS

Os outros 43,5% seriam de pardos e mestiços. Só que para a oficialização das políticas que o governo chama de justas mas outros acham que ela é sim, racista, quem não é branco de olhos azuis é negro.

A PALAVRA BASTA

Nas universidades, para se conseguir entrar pelas cotas determinadas aos negros, vale tudo. Estudantes – só a palavra basta – declaram que alguém em sua árvore genealógica era negro. Não importa a brancura da sua pele.

PORTA DOS FUNDOS

Daí, para entrar pela “cota”, basta dizer que já sofreu algum tipo de racismo. Torna-se então moleza chegar a uma universidade pela porta dos fundos. Uma estudante que se declarou parda, em Santa Catarina mas negou que sofresse de algum tipo de racismo, perdeu a vaga. Sem dizer que foi discriminado, nada feito. Dá prá acreditar?

GAUCHADA

A senadora Fátima Cleide, do PT, está muito preocupada com o fechamento de escolas...no Rio Grande do Sul. Liderou esta semana uma audiência pública no Senado para protestar contra o fechamento das escolas do MST em cidades gaúchas.

E NÓS?

Com tanto problema que temos em Rondônia, não seria o caso da senadora batalhar pela solução de algum deles? Preocupar-se com o MST e suas escolas ideológicas num estado tão distante traz algum benefício para o estado que ela representa? As perguntas vêm a calhar, num momento em que os rondonienses enfrentam tantas dificuldades.

DOIS CORAÇÕES

Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura, o jovem David Chiquilito, do PC do B, está com dois corações. Pode disputar uma cadeira à Assembléia ou à Câmara Federal. A decisão final será anunciada em breve.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

           Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

         A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das  pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)