Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 15/01/09


Primeira Mão - 15/01/09 - Gente de Opinião 

UMA HISTÓRIA DE VIDA E ESPERANÇA NO MEIO DE TANTAS MÁS NOTÍCIAS

No meio de tanta coisa ruim, de tragédias diárias, de crimes hediondos e que assustam a todos, uma cena de renovação da vida, de esperança, de alegria. Dentro de uma viatura da Polícia Militar, nasceu um bebê em excelente estado de saúde, embora o parto feito em condições inusitadas e improvisadas. A jovem mãe, de apenas 21 anos e já no terceiro filho, fez ela mesma o parto dentro do carro da PM, porque não houve tempo de chegar à Maternidade. O menino veio ao mundo assistido por três surpresos soldados que, mesmo sem ter experiência no assunto – apenas teorias de treinamento – ajudaram como puderam, embora não conseguissem esconder o nervosismo antes e durante e a grande alegria após o nascimento do bebê. O parto foi filmado e fotografado pelos PMs que, vamos dizer assim, deram assistência à jovem mas experiente mãe que, na verdade, fez quase tudo sozinha. Clique e veja vídeo.

Numa cidade violenta como Porto Velho, em que apenas nos primeiros nove dias do ano já se registraram seis assassinatos, assistir a chegada de uma nova vida é, pelo menos, uma emoção que traz um pouco mais de esperança para o futuro. Bem vindo o novo bebê que, ao invés da Maternidade, optou por vir ao mundo cercado pela segurança da mãe e do pai e por três policiais.

PODEROSO
O senador Valdir Raupp se manterá, seja qual for o caminho a seguir, entre as principais figuras da República. Se não permanecer como líder do PMDB pode ser o novo líder do governo Lula no Senado. Anda podendo, o senador rondoniense.

NOVO BARCO
O partido comandado por Raupp no Estado, aliás, está de novo com problemas internos. O quase sumido Amir Lando, que na verdade foi abandonado pelo partido depois da fracassada candidatura ao governo de Rondônia, está sendo convidado a mudar de barco.

AGORA VAI?
Convidado pelo deputado federal Ernandes Amorim, Lando pode estar indo para o PTB. Que, aliás, afora uma liderança ou outra, também não consegue decolar no Estado. Será que Amir pode mexer nessa situação do partido e fazê-lo, enfim, tornar-se maior?

SÓ OUVE
O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, está em férias. Mas nem por isso deixa de ouvir, aqui e ali, palavras de incentivo para que volte a pensar na possibilidade de disputar o Governo em 2010. Por enquanto, ele só ouve.

FARDADO
Enquanto isso, o deputado Euclides Maciel está se fardando para assumir o controle do PSDB no Estado. Nessa semana, numa reunião preliminar, ficou claro que haverá mudanças importantes no comando dos tucanos. O nome que está prestes a tomar a frente é Maciel. Só falta bater o martelo.

GRATIDÃO
O governador Cassol anda que é só alegria com as demonstrações de gratidão dos prefeitos, novos e reeleitos. E não são só os de partidos aliados a ele. Até prefeitos que são de siglas de oposição têm comentado o grande volume de obras feito em todo o Estado.

TRÊS NA CORRIDA
O PT começa 2009 com três pré-candidatos ao Governo do Estado. Fátima Cleide já se lançou. Eduardo Valverde também quer. Roberto Sobrinho diz que não quer mas quer também. Lá pelo final do ano as coisas vão clarear um pouco mais e se saberá, com mais segurança, quem do trio estará com maiores chances.

SÓ COISA RUIM
Mais um ano se passa e não se vê, no Congresso Nacional, nenhuma ação concreta para mudar – radicalmente – uma das mais terríveis leis já criadas contra a sociedade brasileira. O tal de Estatuto da Criança e Adolescente não protegeu os menores, como se imaginava por suas teorias mas fez muita coisa ruim pelo país, na prática.

TODOS PERDEMOS
O uso de menores por bandidos criados e a absurda impunidade acabaram criando uma geração de menores-criminosos, todos cada vez mais cruéis, ignorando a lei e a vida alheia e sem qualquer rumo. O ECA nunca trouxe, na prática, benefício para as crianças que deveria cuidar e muito menos para a sociedade. Todos perdemos com ele.

NOVO PROBLEMA
É só conversar com algumas pessoas em qualquer ponto da cidade – mas principalmente nas áreas mais centrais – para se constatar que o porto-velhense tem uma nova e grande preocupação sobre sua cidade. Junto com a violência, as alagações e os problemas de saúde pública, a maioria agora diz que o trânsito violento já é problema sério.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)