Sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 05h50

PEDÓFILOS DE RONDÔNIA ASSUSTADOS:
VEM AÍ UMA CPI QUE PODE CHEGAR A ELES
Começa em breve uma daquelas CPIs de arrepiar os cabelos. Trata-se da que vai investigar os casos de pedofilia em Rondônia e, especialmente, em Porto Velho. Vão ser dias de tensão na Assembléia Legislativa, quando a CPI criada a partir de pedido do deputado Valter Araújo começar a tirar a sujeita debaixo do tapete. Para quem acha que o tema não é escabroso, pode-se informar apenas um número: só no ano passado, foram feitas perto de 14 mil (isso mesmo!) denúncias de abuso sexual contra crianças e menores de idade. As denúncias chegaram alôs conselhos tutelares e órgãos policiais. Muitas delas são impressionantes e certamente farão parte do leque de investigações que a CPI pretende realizar. E tem gente graúda no meio, que o parlamentar garante que será denunciada. A CPI tem inclusive poder de polícia, podendo mandar prender na hora algum acusado ou quem não contar a verdade.
Já tem gente assustada. A questão da pedofilia é um dos mais graves problemas no mundo atual e explode no Brasil, onde crianças e jovens que vivem na pobreza são explorados sexualmente. O crescente número deles na prostituição – e bem perto da Capital, em Jacy Paraná, o exemplo é claro – demonstra que a preocupação das pessoas de bem com essa terrível chaga social é mais do que necessária. Valter Araújo, ligado à grupos religiosos e um dos que mais denunciam a pedofilia, garante que a CPI vai fundo nas investigações. Terá, sem dúvida, todo o apoio da sociedade rondoniense.
NO TSE É DIFERENTE
Outra decisão do TRE rondoniense é derrubada, até com facilidade, no TSE. O caso do deputado Miguel Sena, cassado pela corte local e mantido em sua cadeira na Assembléia Legislativa pelo tribunal superior é mais um entre vários em que as decisões locais não são corroborados por ministros de órgãos superiores. O caso Cassol, em que o TRE decidiu pela cassação por unanimidade e ele foi absolvido em Brasília foi outro exemplo disso.
CAMINHO OPOSTO
Ao acatar, por liminar, o pedido de efeito suspensivo da cassação determinada pelo TRE, o ministro Henrique Neves da Silva, do TSE, seguiu uma linha de raciocínio bem diversa dos desembargadores rondonienses. Optou pelo caminho que a maioria dos membros do TRE mesmo haviam tomado quando absolveram os deputados Tiziu Jidalias e Euclides Maciel. Considerou que não há motivos claros para a cassação de Miguel Sena.
POLÊMICO
Sena, aliás, disse com todas as palavras, em coletiva à imprensa logo depois da decisão do TRE, de que a decisão não tinha se baseado em questões técnicas mas no que chamou de perseguição pessoal. A decisão da corte superior, contrária ao do tribunal rondoniense, não deixou de certa forma de dar razão ao polêmico parlamentar.
SERÁ QUE VEM?
Os tucanos aguardam com grande expectativa a possível vinda de José Serra neste sábado a Rondônia. Uma grande festa está sendo preparada. Na terça havia a confirmação oficial da visita, na quarta surgiu o aviso que poderia haver mudança na agenda. Só hoje se define se Serra virá ou não neste sábado.
FHC
Se não vier agora, o presidenciável do PSDB marcará nova data. Ele quer trazer o apoio dos tucanos para a pré-candidatura de Expedito Júnior. Serra já avisou que virá e disse que, em outra oportunidade, outro tucano dos mais importantes, o ex-presidente Fernando Henrique também virá ao Estado. Aguardemos, pois.
PM NA FRONTEIRA
A boa notícia pelos lados da Polícia Militar é a criação de um batalhão de fronteira que vai atuar em Guajará Mirim e Pimenteiras. Já era hora, porque se Rondônia ficar esperando que forças federais cumpram a obrigação de vigiar nossas fronteiras, só talvez daqui a décadas tivéssemos alguma coisa nesse sentido. Pois fez muito bem o comando da PM em agir agora.
PARCERIA
O deputado Lindomar Garçon anda correndo atrás da solução definitiva para a questão da transposição. Teve a sorte de ver indicado como relator do projeto que beneficia os servidores de Rondônia exatamente um colega seu de partido. O deputado Marcvelo Ortiz, que é do PV de São Paulo, tem chamado Garçon para discutir o assunto e pedido apoio do colega rondoniense. Espera-se logo um bom resultado do trabalho.
LOTAÇÃO
A casa de shows Quéops em Porto Velho via lotar neste sábado, com uma grande mobilização política em torno das pré-candidaturas do ex-governador Ivo Cassol e do deputado Tiziu Jidalias ao Senado. O encontro servirá para reunir lideranças de todos os partidos que os apoiarão e, mais que isso, mostrará a força da turma governista.
Fonte: Sergio Pires
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia
O nome preferido pela maioria dos eleitores para o Governo de Rondônia, em 2026, está fora da disputa. Injustiçado, mesmo depois de muito
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)