Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/12/08


Primeira Mão - 12/12/08 - Gente de Opinião 

VINGANÇA DE MORALES ATRAVESSA
FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA

Uma denúncia muito grave, que obviamente o governo da Bolívia não quer nem ouvir falar, está deixando a área de fronteira com o Brasil, na altura da cidade de Brasiléia, no Acre, em estado de alerta, segundo a agenciamazonia. Exército, Polícia Federal e Polícia Militar do Acre estariam redobrando a vigilância na fronteira porque militares e organizações fiéis ao presidente Evo Morales querem vingança. O plano, denunciado por bolivianos que se refugiaram no lado brasileiro depois dos conflitos de setembro passado, quando houve muita destruição e mortes – Morales tentava impor mudanças constitucionais à oposição, numa espécie de ditadura baseada numa revolução popular de seus partidários – seria seqüestrar e matar oposicionistas que escaparam para o Acre. Mais de mil bolivianos estariam sendo ameaçados e perseguidos, mesmo estando em território brasileiro, por milícias do governo de Evo Morales. A única proteção que estão tendo é a vigilância dos militares e da Polícia Federal brasileira na área onde se escondem da “vendetta” dos governistas bolivianos.

SILÊNCIO TOTAL
Ainda sobre o mesmo assunto: é estranho que até agora nenhuma organização de direitos humanos ou qualquer ONG e muito menos o governo brasileiro denunciou a perseguição aos opositores de Morales mesmo fora do seu território.

PARA NÃO ESQUECER
No próximo dia 22,  uma segunda-feira, 27 anos terão se passado da promulgação da lei que criou o Estado de Rondônia. Como a maioria das pessoas ignora datas e eventos importantes da nossa história, fica o registro, para não ser esquecido.

OUTROS TEMPOS
Como tem feito desde que assumiu o comando do Estado, o governador Cassol confirma o pagamento dos salários do funcionalismo antes do Natal e o 13º antes do final do ano. Funcionário público de Rondônia que lembra como atrasavam seus salários é quem festeja esse modo correto de cumprir os compromissos salariais do atual governo.

COMPLICOU
Está faltando material e mão de obra especializada para várias obras em Porto Velho, principalmente. Alguns produtos também aumentaram muito de preço e os poucos profissionais altamente qualificados estão pedindo altos salários. É o outro lado do “boom” imobiliário que a Capital está vivendo.

VAI MESMO!
Em café da manhã essa semana com jornalistas, a senadora Fátima Cleide, do PT, reafirmou sua decisão de disputar o governo do Estado em 2010. Outros líderes petistas que também estão de olho na disputa – como Eduardo Valverde e Roberto Sobrinho – não comentaram nada sobre o assunto. Ainda.

HISTÓRIA REAL
Essa semana, uma senhora de Porto Velho que está em tratamento com câncer no seio, viveu mais uma situação terrível. Bandidos entraram na sua casa e, além de roubar tudo o que puderam, ainda puseram fogo na casa. Queimou tudo.


SEM DEFESA
Espera-se, com urgência, algum pronunciamento de alguém representando os direitos humanos para defender os bandidos. Porque defender uma pessoa doente, pobre e que é vítima de uma crueldade dessas, obviamente esse pessoal não vai fazer.

DESTAQUE
A atuação do deputado Jesualdo Pires, do PSB, um dos destaques da Assembléia na atual legislatura, o tem colocado como um dos nomes possíveis, do lado governista, para concorrer ao governo daqui a dois anos.

NA LISTA
Se continuar no mesmo ritmo de trabalho e se destacando no legislativo estadual, Jesualdo se consolidará como um nome muito viável para o desafio, ao lado de outros nomes, como o do atual presidente da Assembléia, deputado Neodi.

LETRA DE MÉDICO
Pela enésima vez, surge um projeto de lei que determina que receitas médicas devam ser feitas com letra legível. De preferência impressas depois de produzidas em computador. A lei já foi feita uma dezena de vezes e nunca pegou. Agora, o deputado Euclides Maciel (PSDB), a apresenta de novo. Será cumprida?

SEM SOLUÇÃO
Não importa o resultado da votação pelo STF da questão da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Aconteça o que acontecer, o lado perdedor – índios ou produtores – vai reagir com força. Vai dar xabú, infelizmente.

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

Muitos rondonienses ainda não se deram conta de tudo o que um filho da terra, o dr. Hiran Gallo, tem feito por nosso Estado e pelo Brasil, na condiç

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

O tema assusta e a tragédia se amplia, cada vez que surge um novo estudo sobre ele. Agora, um instituto de análise da Amazônia descobriu outro dado

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A Educação brasileira corre grande perigo! Muita gente está preocupada com as decisões ideológicas da última Conferência Nacional de Educação, CONAE

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

É o tipo de assunto que parece, nunca vai ter fim. Aliás, são dois temas sem final. Um deles é o contrabando de diamantes da Reserva Roosevelt, entr

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)