Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/10/11


Primeira Mão - 12/10/11 - Gente de Opinião
 
O CHICOTE DE REDITÁRIO FAZ SUCESSO
ENTRE MAIORIA DE OUVINTES GAÚCHOS
 
 A Rádio Gaúcha, emissora que completou 78 anos e é um dos mais respeitados veículos de comunicação do Rio Grande e do Brasil, realizou, durante mais de uma hora e meia, nessa semana, um programa de debates sobre a frase do senador rondoniense Reditário Cassol, que pediu “chicote” para presos que não queiram trabalhar. Comandado por Lauro Quadros, um dos seus apresentadores com maior cacife entre o público e líder absoluto de audiência, o programa fez uma enquete entre a gauchada sobre o a frase, repetida várias vezes durante os 90 minutos do programa. Surpresa: 80% dos ouvintes concordaram com Reditário. Ou seja, se ele fosse candidato por lá, teria,aparentemente, um eleitorado mais que aliado. Tanto o apresentador quanto os representante dos direitos humanos e várias autoridades ouvidas durante a apresentação do tema, todos criticando Reditário, também foram pegos no contrapé pela posição da imensa maioria dos ouvintes. E não teve gente só do RS participante. Como a emissora está presente numa rede de 123 emissoras em dez estados, a enquete teve praticamente característica nacional, discutindo o“chicote” de Reditário.
 
Num primeiro momento, compreende-se que a coletividade gaúcha e brasileira não suportam mais tanta impunidade e tanta sem vergonhice a serviço da proteção aos criminosos. Mas que ninguém se engane. Muitas dessas pessoas que aplaudiram Reditário Cassol, no programa de rádio, na hora de votar esquecem do assunto. E votam em candidatos que passam mandatos inteiros defendendo os criminosos e esquecendo de suas vítimas. De um lado, a enquete foi uma demonstração de que a sociedade não suporta mais tanta violência e apoio aos bandidos De outro, apenas um retrato do momento. Na hora da urna, o que vale, o voto vai para quem defende o crime e está pouco se lixando para as vítimas. Pelo menos tem sido assim há anos.
 
 
 
SÓ EM 2014
 
O PSDB de Expedito Júnior cresceu em Rondônia. Na Capital, o partido pensa em aliança, mas não descarta candidatura própria. Seus principais nomes são os de Mariana Carvalho e Jean Oliveira. O próprio Expedito, que teria chances, já decidiu que não será esse seu caminho. Ele vai se preparar mesmo é para 2014.
 
 
 
ESTAMOS FERRADOS!
 
Agora eles estão invadindo até prédios do Judiciário. No início da semana, bandidos entraram fortemente armados dentro do Forum Civil de Porto Velho – isso mesmo! – e tentaram arrombar um cofre bancário que existe no local. Se os caras não temem nem invadir prédios da Justiça, imagine-se como ficamos nós, pobres mortais. Estamos definitivamente nas mãos deles.
 
 
 
LULA TINHA RAZÃO
 
Direitos, direitos, direitos. Muitos direitos, pouquíssimos deveres. Agora os grevistas decidiram que greve é férias, como disse o ex-presidente Lula. Não aceitam que lhes sejam descontados os dias parados. Ora, greve é um direito, mas é greve, não férias remuneradas. Mas é isso aí mesmo. Num país onde só se fala em direitos e não em responsabilidades no mesmo tom, a bagunça fica mesmo formada.
 
 
 
LADO BOM
 
Pais irresponsáveis, que fazem os filhos e depois desaparecem, deixando mães e crianças à própria sorte, é coisa comum em Rondônia. E no Brasil inteiro, aliás. Por isso, merece louvores a iniciativa do controle de natalidade da Maternidade Municipal de Porto Velho. Foram feitas já quatro mil laqueaduras e mais de 1.600 vasectomias nos últimos anos. Um grande avanço, que merece registro.
 
 
 
LADO TRÁGICO
 
Esse é o lado bom da moeda. O ruim é que crianças de onze, 12, 13, 14 anos estão grávidas, são mães e muitas mais de uma vez. Sem base familiar, sem orientação correta e muitas ainda de famílias que ainda acham que controlar a natalidade é pecado, essas meninas, ao invés de brincar de boneca, têm que amamentar. Uma tristeza.
 
 
 
O MAIS IMPORTANTE
 
Hoje tem mais um feriado. No meio da semana. Dois dias de trabalho e, depois, para muitos, feriadão à vista. Uma beleza! Não há crise, risco de inflação, medo de terremoto ou tsunami, erupção vulcânica ou profecias de que o mundo acabará em 2012. Se tiver feriado, o resto tudo é conversa pra boi dormir.
 
 
 
NÃO É NOVIDADE
 
Todo o final de semana, números emitidos pela PM mostram mais prisões de bêbados, pegos dirigindo. Não é mais novidade. O será quando se souber de notícia de algum desses irresponsáveis, que saem às ruas para matar ou morrer, seja condenado à prisão e fique nela. Só deter e depois não acontecer nada com o sujeito(ou a sujeita, porque mulher bêbadas também são pegas), não é mais notícia.
 
 
 
SONHO REAL
 
O governo do Estado lançou essa semana um grande programa social de apoio principalmente aos mais necessitados. Um sonho do governador Confúcio Moura que sua irmã, Cláudia Moura, secretária de ação social, começa a tornar realidade. Quando uma terra se volta para os que vivem na miséria, alguma coisa está mudando, para muito melhor, toda a sociedade.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)