Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/08/10


Primeira Mão - 12/08/10 - Gente de Opinião

TUDO PARADO E O SONHO DA ÁGUA, DO

ESGOTO E DOS VIADUTOS PODE SUMIR

O que está havendo com as grandes obras em Porto Velho , todas elas paralisadas? Quando o presidente Lula chegar à Capital, nesta sexta, talvez ele traga as respostas. Parada total nas obras de implantação do serviço de abastecimento de água na cidade. A mesma coisa com a questão da implantação do esgoto. Idem e idem para os serviços dos viadutos sobre a BR 364, vitais para resolver alguns dos mais sérios problemas do nosso trânsito. E a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, como vai ficar? Não é possível que com tantos milhões nos cofres, com os trabalhos já em fase adiantada, com centenas de operários contratados pelas empreiteiras, de uma hora para outra tudo pare. Será que é apenas por interferência do Tribunal de Contas da União, que teria encontrado irregularidades? E será que encontrou problemas em tudo, em cada uma das inúmeras obras que deveria estar a mil e estão paradas? O momento do verão amazônico, sem chuvas, é o propício para que tudo ande rapidamente, já que o tempo firme ajuda. Mas não. A paralisação atinge praticamente todos os grandes serviços de infraestrutura programados para a Capital. Será que tem a ver com alguma coisa relacionada com a campanha eleitoral que está aí?

O presidente Lula tem discursado, até elevando o tom, exigindo celeridade nas obras, principalmente as relacionadas com o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O que se espera é que durante a estada do Chefe da Nação em Porto Velho, por dois dias nesse final de semana, ele mesmo diga o que está havendo, exigindo soluções e  caminhos para resolver tudo. Não é possível Porto Velho e sua população perderem a oportunidade de ter água, esgoto e um até trânsito melhor. Está na hora das explicações.

  

FALTAM 52 DIAS

Olha o calendário. Estamos a exatos 52dias das eleições de outubro. As pesquisas para o governo do Estado continuam sendo feitas e a do Ibope, que tem maior credibilidade, aponta ainda um grande número de indecisos. São eles o alvo principal dos concorrentes ao Palácio Presidente Vargas, nesse período decisivo da campanha.

FICHA LIMPA

O deputado Miguel Sena protestou, se disse perseguido e relatou, em discurso na Assembléia, que o TR E impugnou sua candidatura porque ele não teria votado na última eleição. Além de destacar que não houve problemas com ele em relação à Lei Ficha Limpa, Miguel ainda criticou o tribunal eleitoral. Ele apresentou na tribuna o comprovante de que votou sim, na última eleição. E agora?

PRIORIDADES

No PT, o deputado Ribamar Araújo é um dos que considera que o partido está priorizando apenas algumas candidaturas, como a da ex-secretária de Educação Epifânia Barbosa. Ribamar, que lembra que enfrentou uma batalha para não ser defenestrado na convenção do PT, continua criticando o comando partidário. Ele faz sua campanhapela reeleição, alega, sem apoio algum.

DURO DE ENGOLIR

De ruborizar, de deixar qualquer um furioso, o vergonhoso caso de vereadores que, às custas dos otários contribuintes, viajam pelo Brasil afora, com familiares e mordomias, dizendo que vão fazer cursos. A denúncia da Rede Globo mostrou como agem muitos representantes do povo. Triste e revoltante.

BANANADA

 O governo Lula não quer mesmo saber do novo Código Florestal aprovado no Congresso. A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, ignorou solenemente a nova lei, avisando que seu ministério apresentará outra proposta. Deu uma banana – para não dizer coisa pior – ao decidido pela maioria dos parlamentares brasileiros.

AINDA DISTANTE

Ainda está longe do ideal, mas já se pode pensar em comemorar. O volume de desmatamento na Amazônia, em um ano, caiu quase 50%. Mesmo assim, estamos muito longe do ideal. Entre julho de 2009 e junho de 2008, a floresta perdeu 1.808 quilômetros quadrados. Desmatamento zero é ainda um sonho mais que distante.

FUMACÊ

  Parece que as campanhas feitas, a fiscalização, a conscientização, nada adiantou. As queimadas na região de Porto Velho, que diminuíram muito no ano passado, voltaram a mil neste ano. De manhã cedo, a Capital está envolvida num verdadeiro “fumacê”. O fogo continua sendo utilizado ilegalmente nas áreas rurais, mas também na cidade, onde queimar lixo virou uma febre entre muitos moradores.

IRRESPONSABILIDADE

Tem gente que não levou a sério os avisos da Delegacia Fluvial de que é um grande perigo navegar no rio Madeira, que está muito baixo. Na semana passada, um barco lotado de passageiros e cargas encalhou, quando ia de Porto Velho a Manaus. E ainda há barcos navegando à noite, mesmo com a proibição. Há quem não dê bola para os inúmeros alertas que vêm sendo dados.

APOIO DE LUXO

Se não houver mudança de última hora – o que não é comum para um governante – o presidente Lula chega a Porto Velho amanhã, para cumprir compromissos oficiais, mas também para entrar de sola na campanha petista no Estado. O candidato Eduardo Valverde sonha que Lula transfira para ele votos como tem feito com a presidenciável Dilma Rousseff.

 Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)