Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/06/09


Primeira Mão - 12/06/09 - Gente de Opinião
MINISTRA VEM PELAS OBRAS DO PAC E
AINDA PARTICIPARÁ DO “TERRA LEGAL”

Agora as coisas começam a ficar mais clara. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, deve vir mesmo a Porto Velho na semana que vem, provavelmente na sexta-feira, dia 19. Pode até passar perto das questões fundiárias, como anunciam alguns petistas, porque ela confirmou que participará do lançamento do programa “Terra Legal”, de regularização de terras. Mas a vinda da ministra candidata à Presidência, terá principalmente a ver com as obras do PAC e, especialmente, com a construção de viadutos, passarelas e vias marginais à BR 364 dentro da Capital. Nesta semana, o prefeito Roberto Sobrinho entregou ao Dnit o projeto e a parte que cabia ao município: a licitação concluída para as obras, que custarão 90 milhões de reais e resolverão muitos dos problemas do trânsito na área da rodovia federal. Serão construídos viadutos nas avenidas Jatuarana, Trevo do Roque e Campos Sales, além de passagens subterrâneas, várias passarelas e um longo trecho, dentro da cidade, das ruas marginais à BR. Dilma virá para acompanhar a ordem de serviço a ser assinada por Sobrinho para execução do DNIT, órgão federal, já que as obras serão em parceria. Ou seja, a vinda da ministra candidata à Presidência terá muito menos a ver com problemas fundiários e muito mais com obras.

POLÍTICA NA FEIRA

A movimentação política nos bastidores é intensa. Durante a Expovel os políticos de grosso calibre e outros nem tanto andaram para lá e para cá, ouvindo e dando informações, trocando idéias, conversando e se preparando para 2010. Um grande número de lideranças de todos os partidos aproveitou a exposição para testar a popularidade mas também para saber como anda a dos adversários.

CIRCULANDO

Circularam na feira, entre dezenas de outros, o governador Ivo Cassol, os senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior, deputados federais, estaduais, vereadores que querem ser deputados e muitos nomes da Capital e interior que também andam de olhos voltados para as urnas, no ano que vem.

TEM FUNDAMENTO?

Fofocas e conversas, algumas sem pé nem cabeça e outras nem tanto, rechearam a passagem dos políticos pela Expovel. Uma delas é que o governador Cassol estaria guardando uma carta na manga para 2010. O nome da carta seria a de um prefeito que já foi governador. Terá algum fundamento?

NEODI E CASSOL

Na Assembléia, o presidente Neodi Carlos foi uma das vozes mais fortes em defesa do governador do Estado. Fez um longo discurso, destacando a importância de Cassol, sua reeleição no primeiro turno e a injustiça de que o Governador estaria sendo alvo, com processo por compra de votos.

MESMOS OBJETIVOS

Ou seja, embora haja sempre alguém que diga que os dois líderes estariam divergindo, a verdade é que Neodi e Cassol estão mesmo muito próximos, do mesmo lado e com os mesmos objetivos. Destaque-se ainda o grande número de deputados que se uniram à voz do presidente da Casa para defender Cassol.

FORA DOS LIMITES

As coisas estão passando de todos os limites suportáveis, na questão da violência. Nos primeiros cinco meses e 10 dias deste ano, já foram registrados 40 assassinatos na Capital. Dois deles em menos de 24 horas. O número de assaltos também aumentou muito. Nessa semana, um empresário abriu a porta da sua imobiliária para atender um pretenso cliente. Reagiu ao assalto e levou um tiro na perna. Por pouco não foi morto.

SEM CORAGEM

Enquanto isso, nada de se falar em mexer na legislação atual. Nem um dos futuros candidatos à Presidência ou dos nomes mais conhecidos do parlamento brasileiro tem coragem de enfrentar a realidade, propondo penas muito mais duras, fim de regimes progressivos e punição para menores bandidos. Ou seja, a situação vai piorar. E muito.

QUATRO PRIMEIROS

Nova pesquisa do Ibope e mais uma vez José Serra aparece com 20 pontos percentuais acima dos que votariam em Dilma Roussef. Serra tem 38% e Dilma 18%. Depois, surgem Ciro Gomes, com 12%, e Heloísa Helena, com 7% das preferências.

MACHISMO?

Um problema sério para a candidata petista já foi constatado em duas pesquisas, uma da Sensus e outra do Ibope: foi constatado, em ambas, que a rejeição de Dilma é mais alta que a de Serra: 33% dizem que não votariam em Dilma; contra 25% que afirmam o mesmo em relação a José Serra. Terá alguma coisa a ver com o tradicional machismo brasileiro, que impediria votos numa mulher para a Presidência?

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)