Sexta-feira, 12 de junho de 2009 - 06h39

MINISTRA VEM PELAS OBRAS DO PAC E
AINDA PARTICIPARÁ DO “TERRA LEGAL”
Agora as coisas começam a ficar mais clara. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, deve vir mesmo a Porto Velho na semana que vem, provavelmente na sexta-feira, dia 19. Pode até passar perto das questões fundiárias, como anunciam alguns petistas, porque ela confirmou que participará do lançamento do programa “Terra Legal”, de regularização de terras. Mas a vinda da ministra candidata à Presidência, terá principalmente a ver com as obras do PAC e, especialmente, com a construção de viadutos, passarelas e vias marginais à BR 364 dentro da Capital. Nesta semana, o prefeito Roberto Sobrinho entregou ao Dnit o projeto e a parte que cabia ao município: a licitação concluída para as obras, que custarão 90 milhões de reais e resolverão muitos dos problemas do trânsito na área da rodovia federal. Serão construídos viadutos nas avenidas Jatuarana, Trevo do Roque e Campos Sales, além de passagens subterrâneas, várias passarelas e um longo trecho, dentro da cidade, das ruas marginais à BR. Dilma virá para acompanhar a ordem de serviço a ser assinada por Sobrinho para execução do DNIT, órgão federal, já que as obras serão em parceria. Ou seja, a vinda da ministra candidata à Presidência terá muito menos a ver com problemas fundiários e muito mais com obras.
POLÍTICA NA FEIRA
A movimentação política nos bastidores é intensa. Durante a Expovel os políticos de grosso calibre e outros nem tanto andaram para lá e para cá, ouvindo e dando informações, trocando idéias, conversando e se preparando para 2010. Um grande número de lideranças de todos os partidos aproveitou a exposição para testar a popularidade mas também para saber como anda a dos adversários.
CIRCULANDO
Circularam na feira, entre dezenas de outros, o governador Ivo Cassol, os senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior, deputados federais, estaduais, vereadores que querem ser deputados e muitos nomes da Capital e interior que também andam de olhos voltados para as urnas, no ano que vem.
TEM FUNDAMENTO?
Fofocas e conversas, algumas sem pé nem cabeça e outras nem tanto, rechearam a passagem dos políticos pela Expovel. Uma delas é que o governador Cassol estaria guardando uma carta na manga para 2010. O nome da carta seria a de um prefeito que já foi governador. Terá algum fundamento?
NEODI E CASSOL
Na Assembléia, o presidente Neodi Carlos foi uma das vozes mais fortes em defesa do governador do Estado. Fez um longo discurso, destacando a importância de Cassol, sua reeleição no primeiro turno e a injustiça de que o Governador estaria sendo alvo, com processo por compra de votos.
MESMOS OBJETIVOS
Ou seja, embora haja sempre alguém que diga que os dois líderes estariam divergindo, a verdade é que Neodi e Cassol estão mesmo muito próximos, do mesmo lado e com os mesmos objetivos. Destaque-se ainda o grande número de deputados que se uniram à voz do presidente da Casa para defender Cassol.
FORA DOS LIMITES
As coisas estão passando de todos os limites suportáveis, na questão da violência. Nos primeiros cinco meses e 10 dias deste ano, já foram registrados 40 assassinatos na Capital. Dois deles em menos de 24 horas. O número de assaltos também aumentou muito. Nessa semana, um empresário abriu a porta da sua imobiliária para atender um pretenso cliente. Reagiu ao assalto e levou um tiro na perna. Por pouco não foi morto.
SEM CORAGEM
Enquanto isso, nada de se falar em mexer na legislação atual. Nem um dos futuros candidatos à Presidência ou dos nomes mais conhecidos do parlamento brasileiro tem coragem de enfrentar a realidade, propondo penas muito mais duras, fim de regimes progressivos e punição para menores bandidos. Ou seja, a situação vai piorar. E muito.
QUATRO PRIMEIROS
Nova pesquisa do Ibope e mais uma vez José Serra aparece com 20 pontos percentuais acima dos que votariam em Dilma Roussef. Serra tem 38% e Dilma 18%. Depois, surgem Ciro Gomes, com 12%, e Heloísa Helena, com 7% das preferências.
MACHISMO?
Um problema sério para a candidata petista já foi constatado em duas pesquisas, uma da Sensus e outra do Ibope: foi constatado, em ambas, que a rejeição de Dilma é mais alta que a de Serra: 33% dizem que não votariam em Dilma; contra 25% que afirmam o mesmo em relação a José Serra. Terá alguma coisa a ver com o tradicional machismo brasileiro, que impediria votos numa mulher para a Presidência?
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste
Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)