Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/12/10


Primeira Mão - 11/12/10 - Gente de Opinião

EM BREVE ESTAREMOS TODOS PAGANDO

IMPOSTO PARA USUFRUIR DA AMAZÔNIA
 

O Fundo Amazônico, com grande maioria dos recursos financeiros vindos de países estrangeiros, teoricamente pretende incentivar projetos que protejam a floresta e evitem mais desmatamento. Teoricamente. Na realidade, quando a Noruega investe 1 bilhão de dólares e um banco alemão mais 52 milhões de reais, sabe-se o que há por trás de todo esse “amor” pela nossa floresta. É o mesmo tipo de sentimento que move um empresário inglês que já comprou terras dentro da Amazônia que, somadas, representam mais que a área do seu país. Todos de olho em nossas riquezas, todos querendo “internacionalizar” a Amazônia. E nossos governantes, uns por pureza ideológica, outros por safadeza mesmo, vão se deixando levar pelo canto da sereia. A continuar esse aparente poço de bondade, vindo de abarrotados cofres de diferentes países, dentro em breve nós, brasileiros, teremos mesmo muito pouco a ver com o direito de comandar e gerir a mais rica região do Planeta. Fundos que se criam todas as semanas, ONGs que tomam conta da floresta e decidem, há muito tempo, como ela deve ser gerida; entidades, inclusive ligadas à igreja católica que isolam áreas dentro de reservas indígenas onde só estrangeiros entram (em seu próprio território nacional, brasileiros só podem passar durante algumas horas do dia) são uma realidade incontestável.

Daqui a muito pouco tempo, quando a gente acordar, estaremos pagando imposto aos estrangeiros por poder respirar o ar da nossa Amazônia; teremos que pagar pesados tributos para usufruir de nossas riquezas naturais, que serão deles; veremos a floresta ser utilizada em benefício do capital e dos povos de países distantes, que já destruíram há muito seu meio ambiente e agora vem aqui, qual sanguessugas, pegar o que não é seu. Parece loucura. Não é. Parece paranóia. Não é. A verdade é que eles estão chegando e tomando conta. Com apoio das nossas autoridades.

 

PRIMEIRA MÃO

Sorry,periferia! A coluna contou aos seus leitores, em primeira mão (com o perdão da redundância), que Mangabeira Unger seria um assessor especial de Confúcio Moura. Será. A notícia começa a ser confirmada agora, depois de mais de 10 dias, quando a informação foi dada neste espaço.

QUER RESULTADO

Com pouco mais de dois meses de mandato, depois da grande confusão da Justiça Eleitoral que trocou o dono da cadeira várias vezes, o deputado Daniel Pereira, do PSB, não quer passar em branco na Assembleia. Quer apresentar projetos, mexer em que for possível e defender o funcionalismo, sua área principal de atuação.

DDD DA FUNASA

Pereira entrou  de sola em questões como as dos servidores da Funasa, contaminados por DDD e que estão abandonados. Quer se somar a luta de outras parlamentares – como o deputado do PT, Professor Dantas, que não se reelegeu. E garante que vai ao ministro da saúde, pedir ajuda. Entre várias outras ideias que quer colocar em prática em pouco mais de 60 dias.

DENTRO DO PRAZO

O deputado Jesualdo Pires, sempre nome de referência na atual legislatura, quer ver concluído o relatório sobre o orçamento 2011 neste final de semana. A intenção é conseguir apresentar seu trabalho na próxima segunda, dia 13. Atende não só os interesses do novo governador Confúcio Moura como também a um pedido especial do presidente da ALE, Neodi Carlos.

FILHO PROTETOR

O deputado Valter Araújo, um dos principais nomes para disputar o comando da ALE em 2011, levou um grande susto esta semana. Seu pai teve um mal súbito. O parlamentar o socorreu com rapidez. Não fosse isso, o problema poderia ter sido mais sério. Bom filho, Araújo não descansou enquanto não viu o pai, já septuagenário, bem melhor de saúde.

CADA VEZ PIOR

Mais um fim de semana e mais dias de angústia. O número de assassinatos, crimes violentos e assaltos explode na Capital de sexta à noite até a madrugada de segunda. E triplica o número de acidentes de trânsito, muitos com feridos graves e mortos. Nesta área, a principal cidade do Estado está cada vez pior.

BANDIDO GOZADOR

Aliás, na área policial, um bandido tentou tirar sarro da PM e, é claro, se deu muito mal. Fugiu de uma barreira com uma moto roubada, atirou nos policiais e teve a petulância de ligar do seu celular para o 190 para “gozar” dos homens da lei. Ofendeu e avisou que ninguém o pegaria. Claro que, neste estágio em que estava prá lá de Marrakesh , certamente  com a cuca cheia de droga, não notou que os PMs esperaram pacientemente que ele saísse do esconderijo. Cadeia nele!

.DESAFIOS IMEDIATOS

Nova bancada federal de Rondônia já começará em fevereiro com grandes problemas pela frente. Primeiro, será o caso da transposição, que até agora é só papo furado e nada nem perto do prometido aos servidores. Outro: o governo Dilma vai cortar investimentos do PAC. Adivinha por onde poderá começar?

AÇÃO RÁPIDA

O corte de verbas atingirá nossas pontes? Os viadutos em Porto Velho? A duplicação da BR 364? O novo porto? Tomara que não. São obras vitais para Rondônia e para a Capital. Ação rápida dos nossos parlamentares pode amenizar o risco.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica  + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

MÉDICOS PELO BRASIL: RELATÓRIO DE CONFÚCIO MOURA CAUSA POLÊMICA POR ACEITAR CUBANOS SEM O REVALIDA Há muitas opiniões diferentes, contraditórias, co

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd