Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/03/11


 Primeira Mão - 11/03/11 - Gente de Opinião

NO ANO QUE VEM, A CARNIFICINA

NO TRÂNSITO SERÁ AINDA PIOR

 Há algumas coisas que se repetem e só pioram, mesmo com todos os avisos, as orientações, os exemplos. O trânsito nesse carnaval matou cerca de 200 pessoas apenas nas rodovias federais do país, muito mais que as 123 mortes no mesmo período do ano passado. Não se contam nesses números o incrível número de vidas perdidas em rodovias estaduais e dentro das cidades. Todo o ano, o Brasil mata, no período de carnaval, entre 200 e 400 pessoas, uma grande maioria de vidas jovens. Some-se a isso o que a violência leva para o caixão, durante as festas e chega-se a um espantoso número de vidas perdidas em tão pouco tempo. Muito mais que o total de vítimas fatais em guerras sangrentas mundo afora. Há, claro, acidentes por falta de sinalização, por estradas ruins, por falhas mecânicas. Mas a grande maioria deles resulta do excesso de velocidade, de total desrespeito à sinalização e, pior que tudo, de gente alcoolizada que dirige.

Em Porto Velho, no ano passado todo, tivemos mais de 50 mortes no trânsito. Nos primeiros dois meses e alguns dias de 2011, já se registram mais de uma dezena de vidas perdidas.. Somos iguais ao resto do Brasil. Nosso trânsito é uma esbórnia, uma esculhambação, uma soma de desrespeito e irresponsabilidade. Estamos nos matando dentro dos nossos carros. Todos os dias, toda as semanas, todos os anos. Nos feriadões, principalmente os festivos, terminamos a festa enterrando nossos familiares e amigos. Não há luz no final do túnel e nenhuma campanha educativa dá resultado. Nada muda. No ano que vem, a carnificina continua.

  

VAI FERVER

O caso da criação do ITR - Instituto de Terras de Rondônia - continua pendente na Assembleia Legislativa. A aprovação para o retorno do órgão, que parecia uma questão fácil, está se complicando. O assunto vai ferver no parlamento estadual nos próximos dias.

 

DE 17 A 60

Uma das dificuldades mais destacadas, refere-se ao número de cargos comissionados proposto pelo governo do Estado e que muitos deputados não estão concordando. No projeto original, haviam apenas 17 cargos. No último substitutivo, eles já eram 60. É aí que a coisa complica.

 

OPOSIÇÃO

O ex-senador Amir Lando deve ser o presidente do novo ITR. Ele conhece o assunto com profundidade. Mas a provável indicação também estaria encontrando alguns opositores dentro da Assembleia. Por tudo isso é que o caso ITR ainda vai dar o que falar nas próximas semanas.

MUDANÇAS DRÁSTICAS

Espera-se para os próximos dias a decisão final do Supremo sobre a questão da Lei da Ficha Limpa. A grande imprensa está anunciando que a tendência é que ela não valha para a eleição de 2010. Ou seja, todos os que perderam suas cadeiras por causa dela, terão direito de assumir. Vai mudar muito nos parlamentos Brasil afora.

OS DONADON

Em Rondônia, no caso da Assembleia, Marcos Donadon e Kaká Mendonça podem vir ocupar cadeiras no parlamento estadual. Natan Donadon ficaria na Câmara Federal, como já está agora, à base de uma liminar. A esculhambação que a Justiça Eleitoral fez com a última eleição, por causa da Lei Ficha Limpa, vai mexer muito na estrutura política do país.

O POVO PERDE

O caso da Caerd e da Prefeitura de Ariquemes ainda vai longe. A administração local municipalizou os serviços de água, invadiu o prédio da Caerd e anunciou que assumiria o abastecimento da cidade. A Justiça concedeu liminar à Caerd para retomar tudo, inclusive o serviço. Enquanto os grandões brigam, a população fica com torneiras secas. A gente já viu esse filme, não é?

SALVANDO VIDAS

O jovem e competente secretário de Turismo do Estado, Júlio Olivar, deixou suas funções por pelo menos um final de semana para se prestar um importante serviço humanitário. Foi dele a iniciativa de ajudar um grupo de refugiados haitianos que estava passando fome e sem abrigo, todos vindos do Acre. Em Rondônia, Olivar deu duro até que as famílias fossem atendidas, alimentadas e ficassem num abrigo provisório.

ELAS COMANDAM

Os números não mentem. Na Prefeitura da Capital, quem manda são as mulheres. Dos mais de 11 mil servidores públicos, 6.990 representam a ala feminina. Mais de 63% do total. Embora nos principais cargos os homens é quem comandam – o prefeito e o vice representam a ala masculina – cada vez mais mulheres estão em postos importantes da administração.

 

CINQUENTA DIAS

O governo Confúcio Moura completa 50 dias. Metade do prazo normal dos 100 primeiros dias de uma administração, em que pode-se começar a cobrar resultados. A fase de implantação do governo terminou. Agora, a hora é de começar as cobranças. Até o final de abril, a nova administração ainda tem crédito, antes de começarem as cobranças mais fortes.

 Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)