Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 10/06/10


Primeira Mão - 10/06/10 - Gente de Opinião

LAVANDO AS MÃOS: ESQUEMA DE INVASÕES

É IGNORADO POR NOSSAS AUTORIDADES

Não há mais como negar que o esquema de invasões ilegais, agora nas cidades, tem um aparato de apoio, tem dinheiro, tem gente e instituições fortes por detrás. A Prefeitura de Porto Velho vive em pânico, porque cada vez que anuncia a compra de uma área para construir algum bem público, incentivados, apoiados e financiados por políticos malandros, ONGs safadas e gente dessa laia, alguns paupérrimos usados como massa de manobra e outros malandros que querem tomar alguma área para si para depois vender o que não lhe pertence, avançam sobre o local. Perde-se o terreno e a obra que seria para toda a comunidade. E isso vem acontecendo seguidamente, ao ponto da administração municipal agir em total segredo quando quer fazer alguma coisa nesse sentido. Mas não pára por aí. Ainda embrionário, o projeto do novo porto da Capital, mais abaixo no rio Madeira, na altura da localidade chamado Porto Chuelo já está sendo invadida dentro do mesmo esquema já conhecido. A intenção do governo federal, em parceria com o Estado e Prefeitura, é criar um anel viário para tirar os caminhões pesados da área urbana e levá-los diretamente ao novo porto, sem atrapalhar a vida do porto-velhense. Pois bastou ser anunciada a intenção e áreas em Porto Chuelo começam a ser invadidas. Ninguém impede, ninguém toma providências, não há lei para conter esses malandros. A lei só serve para as pessoas de bem.

Tem influência de políticos (não esquecemos que é ano eleitoral) e uma omissão absurda das autoridades de todos os níveis, que fazem de conta que o problema não é com elas e não evitam as invasões. Só se mexem depois que ela já é irreversível. Invadir terras públicas pode. Esse é o lema. O negócio é voto dos pobres coitados e ideologia que hoje norteia ações em várias esferas do Judiciário. O resto é papo furado.

  

DESISTIU

Parece que o comando do PMDB finalmente entregou os pontos. O próprio presidente regional, o senador Valdir Raupp,. Disse publicamente durante solenidade em que participou, na Prefeitura petista de Porto Velho, que seu partido e o PMDB vão mesmo caminhar separados no primeiro turno da eleição para o Governo.

 

SÓ LÁ NA FRENTE

Raupp fez todas as tentativas, usou todo o seu prestígio em Brasília, pressionou como pôde para que Fátima Cleide fosse a candidata ao Governo e não Eduardo Valverde. Raupp queria tirar Fátima da disputa pelo Senado. Não conseguiu. Se houver algum acordo, agora, será só no segundo turno.  

 

ILEGAIS

Sem a participação dos credenciados, não haverá como fiscalizar as dezenas de mototáxis ilegais que passarão a andar por Porto Velho, levando passageiros para todos os lados. A Prefeitura liberou 574 placas mais pelo menos dois mil as queriam. Todos que não conseguiram vão continuar trabalhando ilegalmente.

 

EQUILÍBRIO

Repercutiu muito positivamente no meio empresarial e político a opinião equilibrada e otimista do presidente de um dos mais importantes sindicatos empresariais de Rondônia. Ao destacar o excelente momento por que passa a economia do Estado e a construção civil,. Chagas Neto fez questão e elogiar TAM,bem as ações do governo estadual e da Prefeitura, em termos de grandes pacotes de obras.

 

PASSADO E PRESENTE

Chagas Neto, que já foi uma das mais importantes lideranças políticas do Estado, deixou a vida pública para ser um empresário de destaque, comandando hoje o Sinduscon-RO, entidade que reúne todas as empresas da construção civil do Estado. E que estão tocando muitas das grandes obras realizadas em todos os recantos de Rondônia.  

 

CENSURA DISFIRÇADA

Parte dos governistas e gente de partidos aliados estão preparando mais um golpe contra o direito de escolha do telespectador. É a censura disfarçada em lei. Projeto que está prestes a ser aprovado vai obrigar público que tem TV por assinatura a assistir parte da programação imposto pelos políticos. Os canais internacionais terão que ter, por exemplo, parte da horrorosa programação nacional.

 

CADA DIA PIOR

Muita gente já tem TV por assinatura para escapar da assustadora e repetitiva programação das emissoras abertas, que, à exceção de jornalismo, esportes e programas locais, está cada dia pior. Agora, não se sabe por que interesses, os políticos querem influir também no direito de escolha de quem correu para a TV por assinatura. Vergonhosa forma de censura.

 

BEBUNS A SOLTA!

Em apenas quatro dias de operações no trânsito, durante mais um feriadão na semana passada, a Polícia Rodoviária interceptou 13 motoristas bêbados. Num universo de mais de 2 mil carros fiscalizados, os irresponsáveis continuam sendo uma minoria mas, sempre, um perigo nas estradas. Lamenta-se que, apenas com um pouco de incomodação, nada mais acontecerá a esses criminosos das ruas.

 

CORAÇÃO

O time de Dunga entra em campo daqui a cinco dias. Até lá, haja coração para torcer por um time médio e saco para agüentar tanto patriotismo fajuto na imprensa.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)