Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 09/10/09


Primeira Mão - 09/10/09 - Gente de Opinião
 
SE AMPLIAM OS ATENTADOS CONTRA A
DEMOCRACIA, COM O AVAL DO GOVERNO

A vergonhosa omissão das autoridades brasileiras de todos os níveis em relação às ilegalidades cometidas por comandantes e membros do MST e seus associados é um atentado contra a democracia. Um risco que, senão hoje, logo ali na frente colocará em cheque se esse País é sério, se é gerido e comandado por leis que valem para todos ou não. E se protestaremos ou continuaremos sendo cúmplices da distribuição sem controle do dinheiro público para incentivar invasões ilegais e desrespeito aos mais básicos princípios constitucionais. O que está acontecendo nos últimos dias é uma vergonhosa armação, irresponsável e antidemocrática, vinda de forças políticas que não aceitam a criação de uma CPI para investigar a já denunciada roubalheira do dinheiro público que, por caminhos tortuosos, chega aos cofres do MST, uma entidade que nem CGC possui. E que recebeu mais de 120 milhões de reais nos últimos anos. Pior que isso foi o silêncio, recheado de cumplicidade, sobre a ação criminosa ocorrida no interior de São Paulo, quando membros do MST invadiram uma área produtiva e destruíram milhares de pés de laranja. Nem CPI nem cadeia para os bandidos que, travestidos de sem terra, invadem, destroem e o fazem com dinheiro público, que jorra em seus cofres. Pelo contrário: compreensão, silencio das autoridades e apoio velado. Impressionante!

RISCO IMINENTE

Como exigir que os outros brasileiros cumpram as leis, não destruam o que não lhes pertence e não recebam dinheiro ilegal, se o próprio governo, seus parceiros e boa parte do Congresso não só aceitam essa indignidade como ainda a incentivam? É bom lembrar que a democracia começa a ser destruída por esse tipo de coisa. 


NA RISCA DO GOL

E a PEC da Transposição, finalmente, foi aprovada na Câmara. Depois de tantos anos, tanto sofrimento, tanta discriminação para com Rondônia. Merecem notas altas todas as autoridades – da bancada federal à Assembléia, ao governo do Estado e sindicatos – que batalharam duro. Agora só falta o Senado para marcarmos um golaço para Rondônia. 


CATÁSTROFE PÍFIA


E aquela gripe mortal, que poderia dizimar milhões de pessoas, por onde anda? H1N1, suína ou qualquer outro nome, a gripe causou vítimas mas muito longe do clima catastrófico que até médicos e cientistas renomados alardeavam. Veio e sumiu do noticiário em tempo recorde. 


OUTRAS TRAGÉDIAS


O raciocínio vale para outras catástrofes anunciadas, como o aquecimento global, o surgimento de novas doenças incuráveis, a destruição total da Amazônia, o desaparecimento de milhares de espécies de animais. Será que há mesmo alguma coisa perto da realidade ou são mais tragédias anunciadas e que não ocorreram, como a tal gripe suína? 


SLOW MOTION


O deputado Valdivino Tucura, do PRP, está quase concluindo seu mandato. É candidato à reeleição por Cacoal. Passou esse tempo todo preocupado com uma ação interposta na Justiça Eleitoral pelo ex-deputado Carlão de Oliveira pedindo seu mandato. Com a lerdeza normal, agora, mais de três anos depois da eleição, o TSE manteve o mandato de Tucura. 


PÉ DA LETRA

Carlão alegava que o tanto Tucura como Maurinho Rodrigues, do PSDB, tinham sido eleitos contra a legislação que determina a verticalização dos mandatos. Uma firula jurídica que, se levada ao pé da letra, poderia mesmo ter tirado os mandatos dos dois. Ficou o dito pelo não dito e nada muda na Assembléia. 


VAI PASSAR


Claro que há desconforto e irritação. Mesmo assim, é importante para os motoristas que ficam em longas filas principalmente na área do Trevo do Roque que dentro de um ano o problema estará resolvido. Isso, é claro, se o cronomograma das obras do viaduto que ali está sendo construído foi cumprido. O início das obras está acelerado. 


PERDE O POVÃO


O que se espera é que o Tribunal de Contas da União, depois que a obra estiver quase pronta, não mande pará-la por “indícios de irregulares” como tem feito em dezenas de obras país afora. Ou seja, a primeira decisão é prejudicar diretamente a população a quem as obras beneficiariam. 


INVERSÃO DE VALORES


Nessas intervenções de “suspeitas” do TCU, ninguém vai preso, ninguém devolve dinheiro, não acontece nada a ninguém. Só à massa da população, que vê o dinheiro dos seus impostos ir para o ralo e sofre com dezenas de obras paralisadas é punida. Bem coisa das leis brasileiras, que adora punir justamente os inocentes. 

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)