Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/11/08


 
GANHANDO POR DEZ A ZERO, QUEM AINDA IRIA COMPRAR O JUIZ?

Primeira Mão - 06/11/08 - Gente de OpiniãoA analogia é sobre uma suposta decisão de campeonato. Um time está ganhando de dez a zero o jogo final. No intervalo, seus dirigentes vão ao vestiário do juiz e tentam comprá-lo. Tem lógica? Pois foi aceitando um argumento surrealista como esse, de quem estava ganhando fácil e ainda tentou comprar votos, que o Tribunal Regional Eleitoral decidiu anular a última eleição para o governo e decretar a cassação do governador Ivo Cassol. Os desembargadores acreditaram piamente na história da Carochinha, em que se crê em qualquer coisa.

Cassol liderou todas as pesquisas, sempre foi o primeiro na disputa pela reeleição em 2006, fácil. Porque, a menos que tivesse enlouquecido, iria correr o risco da ilegalidade autorizando que alguém comprasse 100 votos que nenhuma diferença faria na sua vitória final? Como Cassol não é louco, como fez uma campanha dura, trabalhando dia e noite e percorrendo todos os cantos do Estado, porque iria se arriscar por uma centena de votos? Ingenuidade ou apenas oposição declarada do TRE ao atual governo? Não se sabe. Mas que os desembargadores fecharam questão contra Cassol e seus aliados e não têm dado o mesmo tratamento a outros políticos, é inegável.

 

PIROTECNIA

O TRE decidiu anular as eleições de 2006. Como pirotecnia, decretou ainda a realização de eleições gerais no Estado para dentro de pouco mais de um mês. Às vezes a gente fica pensando se com tantas decisões desencontradas e com tantos recursos, indas e vindas, quanto tempo perdemos com essas coisas. O Brasil – e Rondônia – têm mais o que fazer!

 

BLACK IS BEATIFUL

Demorou séculos mas aconteceu. Os Estados Unidos elegeram seu primeiro presidente negro e ainda com nome e sobrenome nada anglo-saxão. Barak Obama chega ao poder com uma vitória estrondosa e a esperança renovada de todo o mundo. Se ele for bem, o Planeta vai bem.

 

PRIMEIRO PASSO

O governo anuncia a criação de uma base naval na Amazônia. Já é um primeiro passo. Mas ele poderia começar a resolver a verdadeira invasão que já sofremos por aqui de forma simples, cortando as asas da grande maioria das quase cem mil ONGs que atuam entre nós. A maioria representando interesses estrangeiros.

 

QUINTA COLUNA

Mandar navios, porta-aviões e armamento pode nos ajudar no futuro, porque a Amazônia sofre grande risco, já que vários países andam de olho nas nossas riquezas. Mas combater agora a quinta coluna, gente que só vem aqui para discursar, pegar dinheiro oficial e levar nossas riquezas, já seria de bom alvitre.

 

DEVAGAR

No Congresso e nas Assembléias Legislativas do país, o final de ano ainda não trouxe aquela mobilização que se imaginava. Tudo está muito lento, quase no ritmo de férias gerais do tempo da campanha política. Esperemos que mude.

 

ATÉ QUE ENFIM!

Os programas de combate à febre aftosa na região têm grande sucesso há muitos anos em Rondônia. Os riscos para o gado rondoniense, contudo, se mantém porque nossos vizinhos – principalmente o estado do Amazonas e da Bolívia – não tinham programas de vacinação. Agora têm.

 

OLHO  NO ORÇAMENTO

De olho na votação do orçamento do Estado para 2009, o deputado Chico Paraíba nem pensa em assumir sua vaga no Tribunal de Contas do Estado antes de participar ativamente das discussões e emendas ao orçamento. Só decidirá quanto assume no TCE depois que o assunto estiver esgotado na ALE.

 

FEIJÃO E DÍVIDAS

Partido pobre, onde seus dirigentes têm que usar grana dos seus salários para pagar despesas, o PSOL saiu de novo endividado de uma campanha política. Para pagar as contas, realizada neste domingo uma feijoada no Kabana´s. São 20 reais por cabeça. Tem que arrecadar para continuar sobrevivendo.

 

UNGIDO DOS CÉUS

Augusto César Andrade: é esse o nome de um novo milionário brasileiro. Procurador geral de Justiça do Piauí, um dos estados mais pobres do país e onde a pobreza grassa, ele é o escolhido dos céus. Num só mês, esse ano, ele recebeu vencimentos de 61 mil reais. Êta maravilha!

 

OUTRA OBRA

Depois do prédio novo do Tribunal de Justiça, já entregue; do Centro Político-Administrativo, CPA, já iniciado, é a vez da Assembléia Legislativa anunciar que em breve lança o edital para construir seu novo prédio. Tudo isso na área da Esplanada das Secretarias. A capital está mudando...

Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A guerra que nunca terá fim! + A feira tem muitos políticos e não faltam fofocas + Médica pode ter punição exemplar

A GUERRA DA UCRÂNIA PODE TERMINAR EM BREVE, MAS A DECRETADA PELOS CRIMINOSOS CONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA, NUNCA TERÁ FIM!A guerra de invasão da Uc

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

Dória cai fora da sucessão + Republicanos traz Damares+ Porte de armas para vigilantes

ELEITO NA ESTEIRA DO SUCESSO DE BOLSONARO, DÓRIA SE TORNOU UMA FIGURA PATÉTICA NA POLÍTICA NACIONAL E CAI FORA DA SUCESSÃO  Houve, claro, alguma su

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

A grandeza do agronegócio rondoniense + Vaga ao senado + Dez mulheres mortas

COMEÇA UMA FEIRA GIGANTE QUE RESUME TODA A GRANDEZA DO AGRONEGÓCIO RONDONIENSE Rondônia tem sido, nos últimos anos, uma ilha de prosperidade, com nú

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

Um assassinato brutal + Governo e o salário de maio + STF usa bom senso + Crimes violentos em Rondônia

SERIA UMA LINDA HISTÓRIA DE RECOMEÇO, CASO NÃO HOUVESSE, NO CAMINHO, UM ASSASSINATO BRUTAL           Seria uma história simples, de uma mulher bras