Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/06/10



Primeira Mão - 06/06/10 - Gente de Opinião

ESSE PODE SER O ANO DAS MULHERES

NAS ELEIÇÕES GERAIS EM RONDÔNIA 

Dessa vez vai! A participação das mulheres na eleição de outubro não só será com um número histórico como, em muitos casos, elas têm chances reais de se eleger. Na Assembléia Legislativa, que passou toda essa legislatura com apenas uma mulher – Daniela Amorim, do PTB de Ariquemes – há chances reais de que pelo menos três cadeiras sejam ocupadas por representantes do sexo feminino.  De Cacoal, vêm dois nomes de peso: Sueli Aragão, do PMDB, ex-prefeita da cidade duas vezes e a vereadora campeã de votos, Glaucione Nery (foto), do PSDC, que estão sempre cotadas entre aquelas que conseguirão maior número de votos em outubro. Mas tem mais: Darcy Horny, mulher do ex-deputado Beto do Trento e diretora da Escola do Legislativo; Regina Rossselax, a Regina do INSS; a jogadora de futebol feminino Nenê e a professora Sueli Belarmino (todas essas do PSDC), também têm chances reais. Sueli, por exemplo, fez 1.600 votos como candidata à Câmara de Vereadores de Porto Velho, na última eleição e vem com tudo para a disputa à Assembléia. Ainda deve-se contar como nome forte da atual suplente Ana da 8, de Nova Mamoré, que por pouco não entrou já nessa legislatura. E ainda tem Milene Motta, ex-prefeita de Rolim, do PSDB, que quer voltar à ALE.

Para a Câmara Federal também surgem nomes importantes. Um deles o da atual deputada estadual Daniela Amorim, filha do ex-prefeito de Ariquemes e atual deputado federal Ernandes Amorim. A família tem votos de sobra na sua região. Vem forte ainda Raquel Carvalho, três vezes vereadora, suplente de deputada federal e vice-prefeita de Cacoal. E ainda não se pode esquecer a grande campeã de votos em Rondônia, Marinha Raupp, que vai para mais um mandato com grandes chances. Será a vez da mulherada?

  

TEM MAIS

Ainda sobre as mulheres. O PT vem com três nomes considerados de primeira linha. Fátima Cleide tenta a reeleição ao Senado. Para a Assembléia Legislativa, tem Epifânia Barbosa, a mais votada para a Câmara Municipal na última eleição a presidente do Sintero, Claudir da Mata. As duas vão disputar votos entre o professorado petista.

 

TÍTULO MUNDIAL

São Paulo sedia, neste domingo, um evento que pretende reunir três milhões de pessoas. É a Parada Gay, que se já não é está correndo para ser a maior do mundo. Também neste encontro colorido dos gays, o Brasil está chegando a mais um título mundial. Nunca na história desse país....

 

RONDÔNIA VAI

Rondônia vai estar representada na Parada Gay gigantesca. Representantes da turmma GLS está se preparando para a festa. Conta-se também como certa a participação da senadora Fátima Cleide, autora do projeto que criminaliza a discriminação contra os homossexuais no Brasil.

 

NÃO DESISTIU

Se não foi balão de ensaio para pressionar outros possíveis aliados, a história da possível coligação entre PMDB e DEM no Estado pode ser daqueles temas dos mais quentes no momento pré-eleitoral. O PSDB ainda não desistiu, contudo, de ter os democratas ao seu lado. Expedito Júnior e sua turma estão trabalhando para isso.  

 

ÚLTIMA CHANCE

Nesta segunda-feira, dia 7, o PT nacional se reúne com os principais aliados para tentar contornar enormes dificuldades que está encontrando para acordos em vários estados, incluindo Rondônia. Será a última chance do senador Valdir Raupp tentar reverter o quadro e mudar a candidatura petista ao governo. Terça já se saberá o que ficou decidido.

 

OLHO NO VICE

O deputado estadual Luizinho Goebel, um dos nomes importantes do PV estadual, anuncia que seu partido poderá indicar o vice na chapa liderada por João Cahulla. Fala no nome do deputado federal Lindomar Garçon e do presidente do partido, Antenor Klock. O próprio Luizinho, contudo, pode ser cotado para a missão.

 

PROJETO ORIGINAL

Quentíssima há algumas semanas, a dobradinha João Cahulla-Carlinhos Camurça, para governador e vice representante o grupo palaciano, esfriou nos últimos dias. O ex-prefeito da Capital está mais propenso a manter seu projeto original de disputar uma cadeira à Assembléia. Mas nada está definido, ainda.

 

NÃO É BLEFE

O ex-prefeito Melki Donadon percorre as redações dizendo que é sim pré-candidato ao governo e que o lançamento de seu nome nada tem de blefe. Vai pelo pequeno PHS e pode atrapalhar os planos de outras lideranças que disputam a eleição. Melki ainda tem poder e voto no Cone Sul rondoniense.   

 

A CULPADA

Já temos, por antecipação, um culpado caso o time do Brasil não vá bem na Copa da África:  a má qualidade da bola. É bom mesmo ir arrumando desculpa, porque com um time de maioria medíocre, ganhar mesmo só se os outros estiverem muito ruins. Senão...

 Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)