Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/11/10


 Primeira Mão - 05/11/10 - Gente de Opinião

MARCOS ROGÉRIO, UM CARA NOVA DA

NOSSA POLÍTICA E OS SEUS DESAFIOS

Olhe bem este rosto. É uma das caras novas da política rondoniense. Aos 32 anos, casado com dona Andréa e pai de Andressa, de um ano e quatro meses, Marcos Rogério Brito é o novo deputado federal de Rondônia. Fez 15.025 votos e entrou como surpresa na coligação liderada pelo PMDB, graças aos mais de 100 mil votos da deputada Marinha Raupp. Vereador em Ji-Paraná há dois anos, Marcos Rogério tem tudo para ser também, na prática, uma presença destacada na bancada federal. Na sua cidade, como vereador, já liderou e participou de várias iniciativas importantes e adquiriu em pouco tempo como político, o respeito da sua comunidade. Jornalista, homem de televisão e agora bacharel em Direito, ele chega ao Congresso cheio de idéias. Quer valorizar o legislativo, quer discutir muitas leis produzidas até contra os interesses da sociedade; quer valorizar as questões regionais.

Ao tirar de campo nomes conhecidos da política estadual – um deles, o deputado federal também de Ji-Paraná, Anselmo de Jesus, que não conseguiu a reeleição – Marcos Rogério assumirá seu mandato em fevereiro próximo com várias missões e uma grande responsabilidade. Terá que dizer a que veio; terá que provar que sua eleição não foi apenas de um candidato menor, que ganhou unicamente por causa da expressiva votação de Marinha Raupp; terá que trazer resultados para a comunidade que, certamente, estará de olho nele. Jovem ainda, o caminho de Marcos Rogério será recheado de desafios mas, sem dúvida alguma, se ele tiver sucesso, mostrará o quanto as “caras novas”  da política podem fazer para melhorar nossa Rondônia.

 

JÁ TEM CANDIDATO

 

Termina uma eleição, começa outra. Pelo menos quatro três nomes já estão entre aqueles que querem substituir Roberto Sobrinho na Prefeitura de Porto Velho, daqui a dois anos. Já são pré-candidatos os deputados estaduais Valter Aráujo (PTB) e David Chiquilito (PC do B) e o atual vice-prefeito Emerson Castro (PMDB). E é só o começo.

 

OPÇÕES DO PT

 

O PT pode escolher entre Fátima Cleide, Eduardo Valverde e a deputado recém eleita Epifânia Barbosa. Mas pode surgir ainda outro nome de surpresa, como o do atial presidente da Câmara e deputado eleito José Hermínio. Tudo vai depender das negociações políticas daqui para a frente.

 

MAIS UM

 

Novos nomes surgem para a disputa pela presidência da Assembléia Legislativa. Além dos já anunciados, agora o deputado reeleito por Ji-Paraná, Euclides Maciel, também se insere na disputa. Já estão nela Jesualdo Pires, Adelino Folador, Saulo da Renascer e Valter Araújo, entre outros.

 

JÁ TEM MAIORIA

 

A base aliada do novo governo já tem pelo menos 14 deputados, vindos do PMDB, PT, PSB, PCdoB, DEM e PSDB. A eleição para Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro de 2011, mesma data em que quando serão empossados os novos deputados que farão parte da  legislatura 2011/2015.

 

CONFÚCIO PARTICIPA

 

Nessa semana, o governador eleito Confúcio Moura começa a tratar do assunto. Ele já conversou com alguns dos pretendentes e continuará as conversas. A intenção de Confúcio é eleger uma Mesa Diretora aliada, até porque, pressupõe, terá maioria no parlamento estadual. As negociações políticas terão a participação também do senador Valdir Raupp.

 

AINDA É CEDO

 

Não se fala em outra coisa: quem serão os secretários de Confúcio Moura? O governador eleito não trata ainda do tema publicamente, mas na cabeça já tem alguns nomes. Começará a anunciá-los só depois de concluídas as costuras políticas com os aliados. Nenhum dos nomes citados até agora foi sequer sondado.

 

CASSOL

 

Em silêncio, pelo menos até ontem, o ex-governador e senador eleito Ivo Cassol estava esperando baixar a poeira, certamente, para se pronunciar sobre o resultado da eleição que levou Confúcio Moura ao governo. O que se sabe é que Cassol está irritado e muito magoado com vários políticos, antes aliados, que o teriam traído, segundo disse a pessoas mais próximas.

 

NOVA CAIXA

 

Há euforia na zona leste pela inauguração da nova agência da Caixa Federal, a primeira em bairro da Capital. O deputado federal reeleito Lindomar Garçon (PV), que batalhou muito pela obra, está exultante. Houve um esforço de várias autoridades para que a obra saísse, mas o trabalho de Garçon foi importante para sua concretização.

 

VIOLÊNCIA

 

Terminada as campanhas políticas, tanto em nível estadual quanto nacional, um dos principais temas que afligem o brasileiro precisa entrar urgente na pauta dos novos governantes. É a segurança pública. Não dá mais para suportar o estágio em que chegou a violência que campeia nesse país. Esperamos, todos, medidas concretas.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

MENTIR PARA ATINGIR A FAMÍLIA DO PRESIDENTE: É CORRETO OU UM ATO SEM ÉTICA DE PARTE DO JORNALISMO DECADENTE?Vamos criar uma situação hipotética. Um j

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária  em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

FALTAM 50 MILHÕES DE REAIS PARA FAZER A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE 40 MIL IMÓVEIS EM RONDÔNIAA necessidade urgente de se ampliar a Regularização Fundi

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

VENEZUELA E COLÔMBIA PERTO DE UM CONFRONTO ARMADO? E NÓS ESTAMOS PERTO DEMAIS DESSE PERIGO!Uma guerra entre dois dos nossos vizinhos? A situação de

Nossa carne avança pelo mundo + A matemática malandra de Jaru + O que há com o hospital do amor? + Cristiane Lopes é o nome do Progressista

Nossa carne avança pelo mundo + A matemática malandra de Jaru + O que há com o hospital do amor? + Cristiane Lopes é o nome do Progressista

NOSSA CARNE AVANÇA PELO MUNDO. AGORA, ENTRA NUM MERCADO DE  1 BILHÃO E 400 MILHÕES DE CONSUMIDORES A carne de Rondônia amplia seu sucesso mundo afor