Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/04/09


Primeira Mão - 05/04/09 - Gente de Opinião 
BANDIDOS CALAM A VOZ DO
PORTA VOZ DA SEGURANÇA


O delegado Cezar Pizzano (foto), assassinado na madrugada de ontem, tinha o respeito da comunidade mas, antes de tudo, de seus colegas. Desde o início da década de 90, quando chegou ao Estado, Pizzano se mostrou um policial diferenciado. Além da competência na sua profissão, tinha também jogo de cintura para a política, tanto que foi vereador em Colorado do Oeste. Depois, tentou uma cadeira na Câmara Federal mas não se elegeu. O delegado morto por bandidos que o tocaiaram era uma figura de destaque no contexto da segurança pública do Estado. Mais que tudo, nos últimos tempos, havia se transformado numa espécie de porta-voz da Sesdec, falando muitas vezes em nome e com o aval do secretário Evilásio Sena. Tem que ser registrado também entre seus méritos o de organizar grandes operações policiais e combater ferozmente a bandidagem. Rondônia perde um policial de valor e um homem de comunidade. Mais que isso, fica a sensação de que enquanto se vão pessoas com o secretário adjunto da Segurança, mais ganham os criminosos, que, além de tudo, ainda são protegidos por leis espúrias, antidemocráticas e totalmente contrárias à insegurança população.

É ELA

Zé Dirceu, mesmo cassado – ele jura que essa é uma das maiores injustiças já registradas na política brasileira – percorre o país com o aval do presidente Lula e do alto comando do PT. Sua principal meta é falar sobre a candidatura de Dilma Roussef à Presidência. Sexta, Zé Dirceu passou por Porto Velho.

NO MURO

Numa coletiva concorrida, ele falou sobre os processos contra ele, seus planos futuros, sobre economia e, obviamente, sobre Dilma. Só ficou em cima do muro quando perguntado que, se pudesse, em quem votaria para disputar o governo de Rondônia por seu partido: Roberto Sobrinho, Fátima Cleide ou Eduardo Valverde. Ficou em cima do muro.

SÓ PROTESTOS

Não ficou barato para a revista Época ter feito uma matéria esculhambando com Porto Velho. O número de autoridades, lideranças e pessoas comuns, que protestaram contra o que foi publicado, mostra claramente a discordância dos porto-velhense.

AMOR À TERRA

Nessa semana, se der o espaço a todos os leitores que estão escrevendo a enviando e-mails de protesto, a Época terá que duplicar suas páginas. E saberá que a comunidade porto-velhense tem amor à sua terra, mesmo com os problemas eventuais – mas superáveis – que enfrenta.

VAI CHEGAR AQUI!

E aquele rolo da Camargo Correa, que andou financiando candidaturas de todos os partidos, vai estourar também em Rondônia. As investigações estão andando na direção de um parlamentar federal que teria sido “brindado” com grana, daquelas por fora, para sua campanha. Em breve, mais detalhes.

CANDIDATO

Está surgindo um nome novo na política estadual. Trata-se do milionário Roberto Kuppé, ganhador de 19 milhões da Mega Sena. Kuppé será candidato a deputado federal pelo PDT, em 2010.

DECORAÇÃO

Lei no Brasil vai acabar se tornando artigo de decoração. Contrabando é proibido mas continua saindo diamante pelo ladrão – perdão pelo trocadilho – da Reserva Roosevelt. Há proteção ao direito autoral mas o país, Porto Velho também, está invadido pelas cópias piratas.

PERIGO NO AR

Mesmo ilegais, mototaxistas circulam por Porto Velho e outras cidades brasileiras, sem que a lei seja cumprida. Decisões judiciais começam a se tornar artigo de vitrine. É só para ver e achar bonito. E é assim que as democracias começam a ser demolidas.

RESUMINDO...

“O aeroporto, a rodoviária, a BR 364 e o porto Cai N´Água estão aí para ser usados. Ninguém precisa ficar aqui e viver em Porto Velho se não gostar”. Frase de um leitor sobre a Revista Época sintetiza tudo sobre o assunto. Não precisa dizer mais.

NÃO MUDOU

Há quem se engane mas a verdade é bem outra: continua saindo madeira nobre aos borbotões de áreas que deveriam ser protegidas no Estado. Em algumas áreas até próximas à Capital, caminhões carregados não param de levar madeira para lá e para cá. Sem serem incomodados.

BOA NOVA

Enquanto a crise grassa, em Rondônia, mesmo com as dificuldades – e apesar da Revista Época - ainda há boas notícias. Por exemplo, a que anuncia a inauguração da fábrica da Votorantin, de cimento, para julho. A fábrica vai abrir já com 230 empregos diretos e salário menos de 900 reais. Não é de se comemorar?. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

São as facções que decidem quem vive e quem morre!Não foi na Chicago dos anos 30, quando Al Capone mandava metralhar seus inimigos,. Nem na Colômbia

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)