Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/06/09


Primeira Mão - 04/06/09 - Gente de Opinião

CASSOL, RONDÔNIA E O BRASIL
VENCERAM. MINC E AS ONGS NÃO... 


Acabou melhor do que o esperado. O falastrão Carlos Minc, que vociferou que ninguém ficaria na Reserva Nacional do Bom Futuro, teve que recolher os flaps, engolir sua empáfia e aceitar os termos do acordo proposto pelo Governo do Estado, senão as obras da hidrelétrica de Jirau não iam sair mesmo. O governador Cassol bateu pé, negociou pessoalmente com o presidente Lula e com a ministra Dilma Roussef, exigiu tratamento diferenciado para as cinco mil famílias de Bom Futuro, propôs troca de áreas para mantê-las onde estão e, no final das contas, venceu a queda de braço com o ministro que, aliás, pode estar com seus dias contados à frente do Meio Ambiente. No epílogo do caso, prevaleceu o bom senso e o diálogo – que Minc não queria, já que chama os produtores rurais de vigaristas – e está praticamente tudo acertado para que as obras de Jirau recomecem. Inclusive com contrapartida de 90 milhões de reais, mais que o dobro do que o consórcio tinha oferecido inicialmente ao Estado. Enfim, ganhou Cassol, ganhou Rondônia e ganhou também o Brasil, que precisará – e muito – da energia que será gerada daqui. Minc e as ONGs perderam mas, felizmente, uma derrota deles sempre significa uma vitória para o Brasil.

 

LAPIDAR

Frase lapidar(Clique e veja vídeo no Opinião TV) foi pronunciada pelo senador Expedito Júnior, em discurso em que fez duras críticas ao ministro Carlos Minc, no plenário do Senado: “Senhor Ministro, por favor fale menos e faça mais pelo Brasil”. Irretocável!

MOTIVOS

A renúncia do deputado Tiziu Jidalias à liderança do governo na Assembléia é daqueles assuntos que não se conseguem descobrir as reais causas. O que se sabe que Tiziu continua muito próximo ao governador Cassol e apoiando seu governo. Por enquanto, assume o posto o vice-líder, deputado Luizinho Goebel.

FECHA TUDO

Mudança no cenário à beira do Madeirão, a partir da segunda quinzena deste mês. A Prefeitura vai fechar toda a área para obras de uma grande reforma na área. Não se sabe ainda para onde irão as barracas à beira-rio. A informação é de que todo o local do complexo Madeira-Mamoré ficará isolado até o fim dos trabalhos.

NANICOS

As siglas nanicas começam a se assanhar para 2010. Uma dezena delas anda atrás da imprensa para divulgar notícias de que estão se preparando para as eleições de 2010. À frente da grande maioria, nomes desconhecidos, buscando espaço na mídia para poder negociar, lá na frente, algum tipo de benefício dos grandes. É a mesma história...

DOIS SENTIMENTOS

Mais uma tragédia aérea chocou o país, deixando a população triste e chorosa com o drama dos passageiros mortos e suas famílias. Quase uma comoção nacional. Ao contrário do que ocorre perto da gente. Os assassinatos diários, a violência, a tragédia da insegurança não nos comove. Porque é diária e próximo. Já quando caiu um avião...

ROLO GRANDE

O Ibama e o ministro Carlos Minc se meteram num rolo grande com o Frigorífico Bertin, aquele mesmo que pagou mais e 1 milhão 200 mil reais por três mil cabeças de gado apreendidos em reserva ambiental em Rondônia. O Bertin tinha contra si uma multa de mais de 3 milhões de reais, que Minc e o Ibama “esqueceram” de cobrar. E agora?

NÃO DESISTIRAM

A PEC do terceiro mandato, criada pelo deputado Jackson Barreto, do PMDB de Sergipe, perdeu a força. Quinze oposicionistas retiraram as assinaturas no documento que já tinham aprovado e agora o assunto volta à estaca zero. Mas Jackson e v´[arios govenristas vão voltar a ele. Querem porque querem Lula outra vez.

ONIPRESENTE

O vice-governador João Cahulla anda onipresente. Está em todos os cantos do Estado, prestigia todos os acontecimentos na Capital e interior. É o aquecimento para a campanha eleitoral do ano que vem. Cahulla é candidatíssimo ao Palácio Presidente Vargas em 2010.

ATÉ QUE ENFIM!

Finalmente uma ação forte contra a pirataria, que tomava conta do centro da Capital, sob os olhos complacentes das autoridades. Polícia Militar e Civil, com apoio da Prefeitura, recolheram mais de cinco mil produtos – principalmente CDs e DVDs piratas – das ruas. A fiscalização tem que ser diária, até acabar de vez com essa esculhambação e essa ilegalidade.

50 MILHÕES

Para se ter uma idéia resumida do prejuízo causado pela pirataria – sem contar a questão dos direitos autorais ignorados – só em tributos os cofres públicos perderam, no ano passado, mais de 50 milhões de reais que não foram recolhidos. Deu pra entender?

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)