Quinta-feira, 4 de junho de 2009 - 06h02

CASSOL, RONDÔNIA E O BRASIL
VENCERAM. MINC E AS ONGS NÃO...
Acabou melhor do que o esperado. O falastrão Carlos Minc, que vociferou que ninguém ficaria na Reserva Nacional do Bom Futuro, teve que recolher os flaps, engolir sua empáfia e aceitar os termos do acordo proposto pelo Governo do Estado, senão as obras da hidrelétrica de Jirau não iam sair mesmo. O governador Cassol bateu pé, negociou pessoalmente com o presidente Lula e com a ministra Dilma Roussef, exigiu tratamento diferenciado para as cinco mil famílias de Bom Futuro, propôs troca de áreas para mantê-las onde estão e, no final das contas, venceu a queda de braço com o ministro que, aliás, pode estar com seus dias contados à frente do Meio Ambiente. No epílogo do caso, prevaleceu o bom senso e o diálogo – que Minc não queria, já que chama os produtores rurais de vigaristas – e está praticamente tudo acertado para que as obras de Jirau recomecem. Inclusive com contrapartida de 90 milhões de reais, mais que o dobro do que o consórcio tinha oferecido inicialmente ao Estado. Enfim, ganhou Cassol, ganhou Rondônia e ganhou também o Brasil, que precisará – e muito – da energia que será gerada daqui. Minc e as ONGs perderam mas, felizmente, uma derrota deles sempre significa uma vitória para o Brasil.
LAPIDAR
Frase lapidar(Clique e veja vídeo no Opinião TV) foi pronunciada pelo senador Expedito Júnior, em discurso em que fez duras críticas ao ministro Carlos Minc, no plenário do Senado: “Senhor Ministro, por favor fale menos e faça mais pelo Brasil”. Irretocável!
MOTIVOS
A renúncia do deputado Tiziu Jidalias à liderança do governo na Assembléia é daqueles assuntos que não se conseguem descobrir as reais causas. O que se sabe que Tiziu continua muito próximo ao governador Cassol e apoiando seu governo. Por enquanto, assume o posto o vice-líder, deputado Luizinho Goebel.
FECHA TUDO
Mudança no cenário à beira do Madeirão, a partir da segunda quinzena deste mês. A Prefeitura vai fechar toda a área para obras de uma grande reforma na área. Não se sabe ainda para onde irão as barracas à beira-rio. A informação é de que todo o local do complexo Madeira-Mamoré ficará isolado até o fim dos trabalhos.
NANICOS
As siglas nanicas começam a se assanhar para 2010. Uma dezena delas anda atrás da imprensa para divulgar notícias de que estão se preparando para as eleições de 2010. À frente da grande maioria, nomes desconhecidos, buscando espaço na mídia para poder negociar, lá na frente, algum tipo de benefício dos grandes. É a mesma história...
DOIS SENTIMENTOS
Mais uma tragédia aérea chocou o país, deixando a população triste e chorosa com o drama dos passageiros mortos e suas famílias. Quase uma comoção nacional. Ao contrário do que ocorre perto da gente. Os assassinatos diários, a violência, a tragédia da insegurança não nos comove. Porque é diária e próximo. Já quando caiu um avião...
ROLO GRANDE
O Ibama e o ministro Carlos Minc se meteram num rolo grande com o Frigorífico Bertin, aquele mesmo que pagou mais e 1 milhão 200 mil reais por três mil cabeças de gado apreendidos em reserva ambiental em Rondônia. O Bertin tinha contra si uma multa de mais de 3 milhões de reais, que Minc e o Ibama “esqueceram” de cobrar. E agora?
NÃO DESISTIRAM
A PEC do terceiro mandato, criada pelo deputado Jackson Barreto, do PMDB de Sergipe, perdeu a força. Quinze oposicionistas retiraram as assinaturas no documento que já tinham aprovado e agora o assunto volta à estaca zero. Mas Jackson e v´[arios govenristas vão voltar a ele. Querem porque querem Lula outra vez.
ONIPRESENTE
O vice-governador João Cahulla anda onipresente. Está em todos os cantos do Estado, prestigia todos os acontecimentos na Capital e interior. É o aquecimento para a campanha eleitoral do ano que vem. Cahulla é candidatíssimo ao Palácio Presidente Vargas em 2010.
ATÉ QUE ENFIM!
Finalmente uma ação forte contra a pirataria, que tomava conta do centro da Capital, sob os olhos complacentes das autoridades. Polícia Militar e Civil, com apoio da Prefeitura, recolheram mais de cinco mil produtos – principalmente CDs e DVDs piratas – das ruas. A fiscalização tem que ser diária, até acabar de vez com essa esculhambação e essa ilegalidade.
50 MILHÕES
Para se ter uma idéia resumida do prejuízo causado pela pirataria – sem contar a questão dos direitos autorais ignorados – só em tributos os cofres públicos perderam, no ano passado, mais de 50 milhões de reais que não foram recolhidos. Deu pra entender?
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste
Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)