Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 05h43

QUEM LEMBRA QUE A INFLAÇÃO
CHEGOU A 4% AO DIA, NO BRASIL?
Os brasileiros mais jovens – e eles são milhões – pouco sabem sobre um momento vital da economia brasileira, que certamente transformou a vida deles para muito melhor. Como nosso ensino está cada vez pior, certamente são poucos os que aprendem na sala de aula sobre o Real, nossa moeda, que recém completou 15 anos mas significou uma virada fantástica para o Brasil, um país que vivia há décadas sob o terror de uma inflação cada vez mais terrível. Pois o Real completou 15 anos essa semana, com muito pouco destaque. Mas é bom registrar, num resumo muito rápido, o que mudou com ele. Antes do Real, havia hiperinflação no Brasil, chegando a até 4% AO DIA. Mais de 1000% ao ano. Mesmo as mudanças de moeda anteriores – cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real – nada resolvia. José Sarney conseguiu controlar a inflação por pouco tempo, antes que ela disparasse de novo. Fernando Collor confiscou a poupança e nada conseguiu. Pois foi Itamar Franco, o Presidente que assumiu com a cassação de Collor, que começou a mudar. Ele e seu então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (os dois na foto), depois duas vezes Presidente, criaram o Plano Real, que salvou a economia brasileira. O presidente Lula manteve a base do programa, aperfeiçoou algumas coisas e o Brasil vive novos momentos. Enfim, para quem não lembra nem o que comeu ontem, um pouco da recente história do seu país, mesmo que em rápidas linhas, não faz mal nenhum.
E A CRISE?
A crise existe, é claro. Mas não para o setor de venda de carros. Em junho, foram vendidos nada menos que 300 unidades de carros zero no país. Um recorde. Assim como o 30 de junho: foram vendidos, durante o horário comercial, quase 25 mil veículos num só dia.
BAMBURRANDO
Em Rondônia a situação não é diferente. As revendas de carros nunca venderam tanto. Com a redução do IPI e prazos maiores para pagamentos dos veículos – no caso de caminhões o financiamento chega a 90 meses – a turma das concessionárias “bamburrou”, como se dizia na época do garimpo de ouro do Madeira.
QUEM MANDA?
Mais realista que o rei, a turma do Ibama está se lixando para ordens vindas de Brasília, segundo denuncia o governo rondoniense. Acordo firmado entre o governo federal e o de Rondônia, que acertou troca de área para que as famílias que vivem na Flona Bom Futuro ficassem onde estão, é totalmente ignorada pelos fiscais do órgão.
MULTAS PESADAS
Os moradores – mais de 10 mil famílias – comemoravam ainda o acordo quando a fiscalização do Ibama chegou e voltou a aplicar multas milionárias. O governador Ivo Cassol diz que vai cobrar de Brasília que o acerto seja respeitado. A troca de áreas para que as famílias ficassem em Bom Futuro foi oficializado inclusive pela ministra Dilma Roussef.
DOIS SÉCULOS
Na lista de presos perigosos transferidos do Urso Branco e Urso Panda para o presídio de segurança máxima, algumas penas chamam atenção. Um dos presos, por exemplo, foi condenado a 240 anos de prisão. O nome do preso é Marcos Cerilo Alves Oliveira, o Marcão. Há vários outros com penas que variam entre 50 e 100 anos. Todos podem ser beneficiados por “regimes especiais” e daqui a pouco estarem livres de novo.
COISA DE FAMÍLIA
Há muitas coisas positivas a se destacar na grande festa do Arraial Flor do Maracujá, um evento marcante da cultura do nosso Estado. Mas o mais importante de todos talvez seja o envolvimento das famílias, de avós a netos e netas, envolvidos diretamente nas quadrilhas e boi-bumbás. Aliás, o fato foi destacado inclusive pelo vice-governador João Cahulla, que disse que o arraial é “uma festa da família porto-velhense”.
JANELA
O governador Cassol começa a montar sua estratégia para tornar o PP, partido que agora preside, num dos grandes do Estado. Já há uma relação que teria quase uma centena de nomes de lideranças ligadas a ele, todas prontas para seguir os passos do líderes. O que só falta agora, pelo menos para os com mandato, é a famosa “janela” para que políticos possam trocar de partido sem correr risco.
LIVRE, ENFIM!
Por falar em mudança, o TRE deu carta branca para que o deputado Tiziu Jidalias caia fora – finalmente! – do PMDB, partido onde sempre foi voz destoante do comando regional. O aval foi dado e ele pode ir para outra sigla sem risco de perda do mandato. É um dos que poderá seguir Cassol no PP.
PSOL
PSOL da Capital promove amanhã, sábado, um “encontro socialista”, entre seus filiados, abrindo mais uma campanha de filiação. A reunião está agendada para a sede do partido, na Calama 3464 – A, bairro Embratel. Festa terá churrasco e música ao vivo.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste
Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)