Domingo, 3 de janeiro de 2010 - 08h04
AS BOAS E AS MÁS NOTÍCIAS
NESTES PRIMEIROS DIAS DE 2010
Boas e más notícias nessa passagem de ano. Bom: as obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira já dão empregos diretos e indiretos a 18 mil trabalhadores (na foto, vista da obra de Santo Antonio). Uma coisa realmente sensacional. Ruim: mesmo com o inchaço da máquina pública, o governo federal anuncia mais 15 mil contratações para 2010. Ameniza um pouco porque todas serão por concurso público, jura o ministro do Planejamento, Paulo Renato. Bom: depois de mais de uma década de guerra civil no Rio, a polícia começa finalmente a fazer uma limpeza nos morros, entrando ela, polícia e tirando os traficantes do comando das favelas. Ruim: nenhum dos pré-candidatos à Presidência, até agora, deu qualquer opinião sobre mudanças na legislação que permitam acabar com a impunidade e com a vergonhosa série de benesses dadas aos criminosos. Bom: com exceção da Espanha, que parece um pouco melhor organizada, nenhuma outra seleção de futebol do mundo assusta, pelo menos até agora, o time brasileiro, candidatíssimo a mais um título mundial. Ruim: embora estejamos prestes a sediar uma Olimpíada, com exceção do futebol os outros esportes estão longe de ter o devido apoio no país.
Bom: entraram mais de 100 milhões de reais nos bolsos dos ganhadores do grande prêmio da Mega Sena de virada do ano. Ruim: nenhum tostão para o autor desta coluna ou alguém que ele conheça.
OTIMISMO NO AR
E já estamos em 2010. O ano começou mas em slow motion, como é normal para um período de férias, descanso, ressaca e pré-carnaval . Há um clima de otimismo tanto no Brasil quanto em Rondônia para esse ano que está engatinhando. De todos os lados, se ouve que as expectativas são boas. Tomara que todos esses presságios estejam certos.
VAMOS TRABALHAR!
Para quem está esperando um novo feriadão depois do feriadão que sucedeu o feriadão, uma notícia para colocar as coisas em pratos limpos. O 4 de janeiro (ou seja, essa segunda-feira), não é mais feriado estadual. Como a comemoração da criação de Rondônia passou para 22 de dezembro, a segundona é dia de trabalho normal para quem não está de férias.
CÂMERAS E MICROFONES
Os últimos dias de 2009 foram aproveitadoss por políticos de todas as matizes para percorrer emissoras de TV e rádio para entrevistas. Ivo Cassol, Expedito Júnior, João Cahulla, Valdir Raupp, Eduardo Valverde e muitos outros aproveitaram os microfones abertos e as câmeras para vender seu peixe.
NA WEB
O prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, saiu na frente: já trata da sua pré-campanha ao governo pelo internet e usa o twitter para enviar mensagens. Confúcio acha que essa arma moderna poderá ser de grande valia na campanha. Por enquanto, não se sabe até onde a internet realmente ajuda. Mas que ela pode prejudicar, ah, pode sim!
GRANDE PERIGO
Não dá para se brincar com a dengue. O número de casos registrados em Porto Velho, por exemplo, já são de 400 por semana, segundo a Prefeitura e até 600, segundo a secretaria de saúde do Estado. E apavora outro dado dos mais preocupantes. O percentual de casos de dengue hemorrágica, de grande perigo para a vida humana, é muito alto.
ALERTA
A explosão de um caminhão-tanque carregado de combustível na semana passada, na BR 364, tem que ao menos servir de alerta às autoridades. Muitos destes veículos pesados, com carga explosiva, circulam por várias ruas da cidade levando grande risco à população. Ocorre numa área povoada, o acidente teria causado muitas vítimas.
RISCO DIÁRIO
Há ainda outro dado que precisa ser levado em conta: os bombeiros não têm equipamentos para combater incêndios provocados por esse tipo de combustível. E os caminhões circulam por toda a cidade, muitas vezes em ruas estreitas, sem escapes e, ainda, alguns motoristas exagerando na velocidade e falta de cuidado. Barbas de molho, portanto.
DIFÍCIL E BEM PAGO
O Ministério Público rondoniense está abrindo quatro vagas para promotores. A profissão é muita difícil, arriscada e desafiadora. Mas tem uma atração fundamental: o salário inicial beira os 19 mil reais. Pode-se prever algumas centenas de candidatos não só de olho no cargo mas, principalmente, no ótimo salário.
E O BIANCO?
O tempo voa. Dentro de pouco mais de 90 dias, começam a ser oficializadas as candidaturas ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembléia. E o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, não se mexe. Vai manter até a prorrogação a dúvida se será candidato ou não e a qual cargo.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri
Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora
A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por
Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS
A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para
“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um