Quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 07h18
ESTADO PERDE 50 MILHÕES EM
TRÊS MESES MAS PAGA EM DIA
Mesmo numa situação atípica, crescendo em vários setores enquanto a maioria deles, país afora, está com sérios problemas, o Estado de Rondônia também está sendo afetado com muita força pela crise econômica internacional. Uma das provas disso é que a arrecadação deve ter uma perda superior a 50 milhões de reais apenas no primeiro trimestre do ano. Sorte que a administração estadual fez o que o governador Ivo Cassol (foto) chama de “dever de casa”, ou seja, economizou onde pôde, controlou os gastos e guardou dinheiro no tempo das vacas gordas. Daí porque, mesmo com todas as perdas, todos os pacotes de obras que estão previstos – do Centro Político Administrativo ao Teatro Estadual e ao asfaltamento de rodovias – estão garantidos. Mais ainda, é importante destacar que com as medidas preventivas tomadas, os salários dos servidores e até o 13º de 2009 estão garantidos. O que o governo não pode fazer, nesse momento de perigo, é mudar sua estratégia. Qualquer deslize, qualquer coisa fora do projetado, uma simples falta de controle de gastos, por menor que seja, pode afetar as finanças rondonienses. É por isso que Cassol, o secretário de Finanças José Genaro e toda a equipe de governo estão pisando em ovos. A hora é de ter cuidados redobrados, porque senão a crise econômica pode afetar profundamente toda a estrutura do Estado.
TRÊS VEZES
Não se pode dizer que o vereador Chico Caçula, do PDT, não tem sorte. Suplente três vezes seguidas na Câmara de Porto Velho, ele acabou assumindo uma cadeira nas três. A última gora. Caçula vai para o posto de Mário Sérgio, que foi convocado pelo prefeito Roberto Sobrinho para voltar à Emdur.
LÁ E AQUI
Cada um defende o seu. Em nível nacional, parlamentares do PT defendem a política do presidente Lula de não dar aumento ao funcionalismo federal por causa da crise. Aqui em Rondônia, os representantes do partido pressionam o governo Cassol para dar aumento aos servidores. Mesmo com a crise.
DISCURSANDO
Outros deputados querem tirar sua “casquinha”, dizendo que estão ao lado dos servidores. Na verdade, todos sabem qual a exata situação financeira do Estado, que hoje vive sob o risco da queda da arrecadação cada vez maior e sem perspectivas de conceder aumentos a quem quer que seja. Mas, para sobreviver na política, é preciso pelo menos discursar...
PULE DE DEZ
O governador Cassol continua em ascensão. Qualquer pesquisa que se faça hoje no Estado o coloca como preferido para qualquer cargo, de senado, ao que ele vai concorrer, até subchefe de distrito. Na preferência da grande maioria dos rondonienses, Cassol é pule de dez.
ENCOSTO
É por isso que, mesmo com todo o esforço da oposição, nada pega no governador rondoniense. E há até notórios adversários do passado que andam se aproximando dele. Nesses tempos difíceis para a classe política, nada melhor do que se “encostar” em quem é bom de voto.
NÃO DECIDIU
Cassol ainda não definiu para que partido vai para poder disputar a eleição do ano que vem. Já se falou em PSDB, em PPS e agora fala-se no PR, partido da base aliada do presidente Lula. O próprio governador só ouve os comentários mas não fala nada oficialmente. Só o fará quando bater o martelo.
IGUAL A LULA
O mesmo vale para o presidente Lula. Mesmo com uma pequena queda nos índices de aprovação dele, é certo que estar perto de Lula é bom para quem quer voto em 2010. O Presidente tem alta aceitação e tem conseguido até emplacar a antes difícil de engolir Dilma Roussef. A Dilma já está usufruindo do poder popular do seu atual chefe.
FOGO CRUZADO
O presidente regional do PSDB, Hamilton Casara, continua sob fogo cruzado dentro do seu partido mas não quer nem ouvir falar em deixar o cargo. Mesmo sem receber dinheiro do fundo partidário desde agosto do ano passado, por problemas internos do partido, o chefe tucano prefere bancar as despesas do seu bolso do que abrir o ninho tucano para outros.
PASTORE
Nome quentíssimo para a disputa de uma das cadeiras à Câmara Federal, o comandante do Idaron no Estado, Augustinho Pastore, anda comemora resultados positivos em todas as ações do órgão em Rondônia e até na parceria com o governo da Bolívia, na luta contra a aftosa. Augustinho tem boas chances de chegar ao Congresso, no ano que vem.
FANTASMA
A filha do ex-presidente Fernando Henrique estaria recebendo, como fantasma no gabinete do senador Heráclito Fortes. Um petista protestou contra a total falta de repercussão do assunto. “Já pensou se fosse a filha do Lula?”, questionou.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri
Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora
A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por
Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS
A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para
“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um