Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 28/05/14


MOMENTOS PERIGOSOS, QUE PODEM AINDA DURAR MUITO....

Cota para negros nas escolas, faculdades, serviço público. A oficialização do racismo, vinda do governo, com apoio do Congresso e de vários setores da população, incluindo-se aí alas importantes do Ministério Público e do Judiciário. Pais que estão proibidos de educar seus filhos, porque se lhes der uma palmada ou uma surra, para ensiná-los, serão presos. Áreas ocupadas há muitas décadas,  onde são colocados falsos objetos históricos, para que meia dúzia de índios seja beneficiada. Impunidade generalizada, com criminosos contumazes e brutais, sendo tratados como se

Gente de Opinião

só eles tivessem direitos humanos e não suas vítimas. Repetindo: em muitos casos, com apoio do governo, dos seus aliados, do Congresso, da OAB e muitas outras autoridades. Insegurança pública generalizada. Criminalização da polícia e não dos bandidos. Liberdade para vândalos e vagabundos (foto), que em protestos atacam empresas, destroem tudo o que veem pela frente e fica por isso mesmo. Mensalão. Político governista participando de reunião com o PCC, o mais terrível grupo criminoso do país. Saúde pública nas mãos de médicos estrangeiros. Hospitais, unidades e postos de saúde tratando gente como animal. Precisa dizer mais?

O Brasil vive um momento perigoso, de descontrole, parecendo estar sem comando. Governo e Congresso tratam com prioridade só os seus interesses, como se não houvesse  problemas mais complexos para resolver. Setores da população são amordaçados, quando querem sair às ruas e protestar, por bandidos organizados, que saem para destruir. Como não quer se misturar com criminosos, o cidadão comum é obrigado a ficar trancado dentro de casa. Não há luz no fim do túnel. E o pior de tudo é que as pesquisas ainda indicam que esse time pode ficar no poder mais alguns longos anos. Estamos perdidos!

 

EMANCIPAÇÕES

O governo continua empurrando com a barriga a criação de uma lei que permita emancipações e criação de novos municípios. Há anos o assunto vem sendo mote de enrolação. Agora, começa tudo de novo. A novidade positiva, para os distritos de Rondônia que sonham com a emancipação, é que o relator da nova proposta que já tramita no Congresso, é o deputado federal Moreira Mendes. Ele conhece o assunto com profundidade e pode ajudar muito. O problema continua sendo o espírito de "embrometion" com que o Planalto trata a questão.

 

MUDANDO O TIME

Mudanças na Câmara de Vereadores da Capital a partir desta semana. Sai o vereador tucano Edmilson Lemos, que irá assumir a Secretaria de Regularização Fundiária (Semur) e entra em seu lugar o suplente, Porfírio Costa, um nome desconhecido da maioria do eleitorado da Capital. O prefeito Mauro Nazif começa mudanças em sua equipe, para abrigar aliados. O atual secretário da Semur, Cristian Camurça, vai para a área da cultura. Em breve, mais trocas no time do Prefeito.

 

SEM A FAMÍLIA?

Outras mudanças poderão ocorrer, no futuro próximo, com a troca do secretário Gilson Nazif, irmão do prefeito e do cunhado de Mauro, Gerardo Martins. Gilson cuida das obras e Gerardo vem fazendo um trabalho muito positivo de recuperação da Emdur. Depois de muito tempo, a iluminação da Capital começa a melhorar. Mas a Lei Anti Nepotismo, aprovada na Câmara Municipal (de autoria do vereador Aélcio Costa), pode determinar as mudanças na equipe. Mas Mauro vai lutar contra a lei.  

 

LINGUAGEM DIFERENTE

As eleições estão chegando e não há ainda consenso em relação à propaganda eleitoral antecipada. Aqui e ali (como em Rondônia), o Ministério  Público Eleitoral tenta reagir contra os que já estão em campanha aberta. Mas o novo presidente do TSE, ministro Dias Tófoli, já deixou claro que propaganda antecipada mesmo é só quando há pedido de votos, clara e explícito. Portanto, as ações eventuais, mesmo que passem nos tribunais regionais, vão acabar ficando sem efeito no TSE. Quando cada um fala uma linguagem diferente, é nisso que dá!

 

 JOGANDO A TOALHA

Ouve-se nos bastidores, que o próprio Padre Ton já teria jogado a toalha, em relação à sua pré candidatura ao Governo. A decisão que veio de cima, determinando aliança com o PMDB, parece ser irreversível. Como Ton já avisara que não será candidato a vice de Confúcio Moura por nada deste mundo, ele deve caminhar mesmo para tentar a reeleição à Câmara Federal. Cresce agora o nome da ex senadora Fátima Cleide, partidária da aliança com os peemedebistas, para ser a parceira de Confúcio na chapa majoritária.

 

MANUTENÇÃO?

O aeroporto de Porto Velho, de vez em quando dá sinais da incompetência e desleixo para com o usuário. Semana passada, de novo. Um voo da TAM foi cancelado, na madrugada e as explicações eram desconexas e ambíguas. Na verdade, os passageiros não tiveram qualquer informação segura do que estava acontecendo. Só ficaram sabendo depois, no dia seguinte, por uma nota vazia da TAM, que alegava que o voo não saiu por "manutenção preventiva" da aeronave, seja lá o que quer dizer isso, porque é mais uma forma de enrolar o passageiro. Desrespeito, puro e simples!

 

PERGUNTINHA

Usando de raciocínio simplório: o que os jogadores da Seleção Brasileira, que vão defender o país num torneio mundial, têm a ver com corrupção e superfaturamento de obras da Copa?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

          Amir Lando quer voltar. Aos 80 anos, este personagem arraigado à nossa História, mais de 50 anos de Rondônia, desde que chegou para ser ad

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

          Um editorial do jornalista e apresentador Everton Leoni, no SICNews, programa que ele apresenta de segunda a sexta na SICTV/Rondônia, most

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

          Foi, claro que apenas para as autoridades, um acidente de percurso, mesmo com toda a comoção que causou. Até agora, ninguém foi responsabi

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

          O ministro Alexandre de Moraes não deu 72 horas para o Presidente Lula explicar o roubo de 6 bilhões e 300 milhões dos velhinhos aposentad

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)