Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 27/06/14


SERÁ QUE A BOATARIA ANÔNIMA VAI SUPERAR A VERDADE?

É inacreditável como há uma torcida para que as coisas deem erradas, para que não funcionem e para que, então, possam ser temas de conversas de botecos, na rua ou, principalmente nas redes sociais. A boataria, maldosamente criada, substitui a verdade. Esta semana, um acontecimento corroborou esta tese. Frequentadores do Opinião de Primeira - 27/06/14  - Gente de OpiniãoEspaço Alternativo, área da lazer e caminhadas na Capital que está recebendo uma vultosa obra do Estado, foram "comunicados" por várias pessoas, todas dizendo-se (é claro!) "bem informadas", de que as obras teriam sido paralisadas e que o motivo seria a falta de pagamento às empreiteiras. Um dos "informantes" chegou a dizer que tinha, de "fonte muito segura", a triste informação de que o serviço não continuaria. E lamentou-se: "é uma pena que nem uma obra que se começa em Porto Velho é terminada". Cheio de razão. Não quis sequer ouvir o outro lado da história, até porque, dizia a voz do mau presságio, "muito bem informada", qualquer afirmação no sentido contrário ao que ele estava contando, seria uma forma de iludir o porto velhense e "puxar o saco" do governo.

A praga da boataria e da fofoca, aumentada pelo mau caratismo anônimo, característico das redes sociais, se amplia em todos os sentidos.  A verdade é que as obras estão andando em ritmo acelerado; pararam apenas durante o feriadão da semana passada e serão concluídas em setembro, dentro do prazo previsto. Os investimentos de 22 milhões de reais, tudo com recursos dos cofres estaduais, estão garantidos até o final dos trabalhos. E Porto Velho ganhará sim um local de lazer excepcional, de Primeiro Mundo. Boatos, mentiras, suposições, não ajudam em nada a todos nós, que já temos uma vida difícil o suficiente para termos que conviver, ainda, com tanta invencionice maldosa. Vade retro!

VAI PIORAR

Já temos notícias ruins (reais) o suficiente para sustentar nosso mau humor e descrença em quase tudo. Mas quando há algo que funciona, que poderia nos servir como uma tábua de salvação ou uma ponta de esperança, ah!, daí não pode também. Uma pena que essa maldade, inerente à muitas pessoas, que se ampliou com a internet e suas informações anônimas e irresponsáveis (que ainda são minoria) , vêm num crescendo assustador. E a tendência é piorar...

NOVO MASSACRE?

O senador Valdir Raupp protestou, esta semana, contra uma eventual retirada da Força Nacional de Segurança da Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, divisa com Pimenta Bueno. Ali, os diamantes atraem aventureiros e foi o local onde 29 garimpeiros foram trucidados por índios, há uma década. Até hoje ninguém foi sequer denunciado pelo Ministério Público Federal. Raupp está preocupado que poderá haver novo massacre, com uma perigosa nova invasão de garimpeiros.

DIAMANTES DE SANGUE

O estranho é que tanto nos discursos do senador e ex governador, como de outros importantes políticos rondonienses, se ouve sobre a riqueza dos diamantes de Roosevelt e dos riscos que a mina pode representar, sempre com a ameaça de novos massacres. O que não se ouve da boca de nenhuma autoridade - de Raupp e todos os seus demais companheiros da bancada federal, por exemplo - é a exigência de que os crimes cometidos em 2004 sejam denunciados e os criminosos julgados. Aí não! Este é um tema proibido...

DESCULPAS A CASSOL

A empresa contratada para realizar o concurso do Detran foi a última a se pronunciar sobre a lamentável episódio que envolveu o nome do senador Ivo Cassol. Desculpou-se e anulou a questão. Fez questão de isentar qualquer participação do Detran ou de alguma autoridade na formatação da fatídica pergunta que colocou a prova sob os olhares desconfiados de muita gente. O governador Confúcio e o próprio Detran já haviam protestado contra o ataque gratuito ao ex governador. Tomara que todos os que erraram, tenham aprendido a lição!

FESTA TUCANA

O PSDB de Expedito Júnior realiza sua convenção nesta sexta, na casa de shows Talismã. O tucanato regional pretende fazer uma festa memorável e anunciar uma grande aliança com vários partidos, incluindo-se aí o PSD de Moreira Mendes. Delegações de todo o Estado estarão presentes. O nome de Expedito deve ser aclamado como o candidato ao governo, com Neodi de Oliveira, do PSDC, representante de outro partido aliado, como vice. Não há certeza ainda de que Moreira Mendes vá ser o nome do grupo ao Senado, porque depende ainda de decisão que está na alçada do STF.

DECISÃO NO JUDICIÁRIO

A grande dúvida da eleição para o governo, continua sendo em relação ao ex senador Expedito Júnior. Até agora, ele tem liderado praticamente todas as pesquisas sérias, em algumas mais à frente e em outras próximo a Confúcio Moura. Os adversários de Expedito percorrem o Estado dizendo que ele não conseguirá registrar seu nome como candidato, junto à Justiça Eleitoral. Seus partidários garantem que conseguirá sim, já que o TSE, em situações semelhantes e até idênticas a dele, tem autorizado as candidaturas. Portanto, a decisão da eleição rondoniense poderá ser nos tribunais. E é isso que se desenha, ao menos até o momento.

PERGUNTINHA

Será que surgirá alguma grande surpresa de hoje até segunda, quando encerram as convenções partidárias, em relação a nomes que entrarão na disputa pelo governo rondoniense?

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

          Amir Lando quer voltar. Aos 80 anos, este personagem arraigado à nossa História, mais de 50 anos de Rondônia, desde que chegou para ser ad

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

          Um editorial do jornalista e apresentador Everton Leoni, no SICNews, programa que ele apresenta de segunda a sexta na SICTV/Rondônia, most

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

Manutenção da ponte de Candeias é feita para evitar repetição da tragédia de estreito

          Foi, claro que apenas para as autoridades, um acidente de percurso, mesmo com toda a comoção que causou. Até agora, ninguém foi responsabi

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele

          O ministro Alexandre de Moraes não deu 72 horas para o Presidente Lula explicar o roubo de 6 bilhões e 300 milhões dos velhinhos aposentad

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)