Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Samuel sugere ao candidato Aécio dividir parte dos lucros de recursos naturais do País entre a população



Com o objetivo de contribuir com seu País, o jornalista Samuel Saraiva e seu irmão Jair Saraiva, pensando no crescimento do Brasil de uma forma justa entre os brasileiros, encaminharam para o candidato à presidência do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Aécio Neves, através do candidato a governador Expedito Junior, de Rondônia, uma proposta que, segundo ele, funciona perfeitamente no Alaska, após o tucano anunciar estar aberto a receber contribuições que visam o progresso do Brasil.

Em poucas e simples palavras, a idéia do projeto “Meu Brasil, Minha Vida”, é o rateio justo entre os cidadãos natos, de parte da riqueza explorada de nosso subsolo, através de royalties para o País ser, de fato, dos brasileiros. Petróleo, ouro e outros minérios que são explorados aqui e têm seu valor investido hoje de forma errada, incentivando a corrupção e facilitando desvios, deveriam ser compartilhados entre os brasileiros de todas as classes sociais, de forma igualitária.

Samuel acredita que se houver vontade política e desejo de resgatar essa dívida do Estado para com os cidadãos, a proposta poderá ter êxito como aconteceu nos EUA. “Sara Palin, ex-governadora do Alaska, adotou uma medida simples no seu Estado, de dividir parte dos royalties advindos do petróleo com sua população, individualmente”, explica. - Mas Saraiva vai além ao propor um projeto mais amplo onde incluiu também o ouro, o manganês, a bauxita, o ferro, a cassiterita, o cobre, a prata e todos os minerais extraídos do subsolo brasileiro.

Saraiva argumenta a Aécio Neves que todo brasileiro nato, maior de 18 anos e quite com o Estado, receba de forma individualizada parte da riqueza extraída do subsolo brasileiro.  Ou seja, o cidadão que paga seus impostos em dia e que cumpra com todas suas obrigações civis, terá direito a receber um cheque da Receita Federal com uma quantia sobre os lucros advindos da exploração dessas riquezas. Para o co-autor da proposição, Jair Saraiva, além de coibir a sonegação de tributos, a proposta diminuirá a corrupção e os gastos excessivos com a máquina do governo, fortalecerá o patriotismo e ainda vai restaurar a dignidade e auto-estima do indivíduo, pois evitará a dependência perpétua de programas sociais assistencialistas.

Após o envio do documento à sede do partido tucano, os autores acreditam terem feito seu papel pleno de cidadania, confiantes na construção de um País justo como exposto no plano de governo de Aécio Neves, diminuindo as desigualdades sociais que não condizem com a democracia e o estado de direito. 

Clique aqui e leia o teor completo do documento em PDF.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Podemos constatar o quão distante a humanidade está do estágio desejado de consciência quando observamos profissionais do jornalismo, com a respons

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Desde tenra idade, crianças são formatadas pela cultura na qual nascem, doutrinadas sobre a existência de um Deus poderoso, bondoso, justo, implacá

Para a razão, Deus é o único Ser responsável pelas terríveis consequências de sua criação maléfica

Para a razão, Deus é o único Ser responsável pelas terríveis consequências de sua criação maléfica

Em sua onisciência, antevendo o futuro, a criação do diabo e de seres humanos destrutivos e burros o Criador tomou uma decisão consciente para seu de

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)