Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Rondoniense e o Sistema Congelante que cobre Costa Este dos EUA


Rondoniense e o Sistema Congelante que cobre Costa Este dos EUA - Gente de Opinião

Washington DC - 21/01/2019 - O frio implacável desde a semana passada castiga parte dos Estados Unidos semelhasse a um furacão de inverno, algo como uma "bomba ciclônica", que faz a pressão atmosférica cair rapidamente a níveis congelantes.


Depois da tormenta de neve e chuvas as temperaturas descenderam a níveis entre que variam de -22 e -30 graus Celsius entre Washington, Pensilvânia, Nova Jersey, Nova Iorque, Connecticut, Massachusetts, e Nova Inglaterra, afetando mais de 700 mil imigrantes brasileiros residentes nesses estados.

A semana começa frígida, com sensação térmica que sem exagero poder-se-ia  comparar ao filme de ficção “O dia seguinte”. (Day after tomorrow)

O ar frio, está muito mais pesado que o ar quente, drenando para o sul. Este processo começou no sábado a noite e as temperaturas continuarão a cair até amanhã (terça-feira). Como o ar ainda está muito quente para a neve, a chuva congela ao entrar em contato com as árvores, causa sérios problemas as linhas de enérgia que são afetadas pelo peso do gelo que quebram os galhos das árvores interrompendo a eletricidade para milhares de consumidores.

Outros danos perceptíveis ocorrem nesse tipo de situação, sobretudo para quem dirige. E incrivelmente perigoso. À medida que as temperaturas caem, equipamentos tradicionais de fusão deixam de funcionar e a tração diminui criando condições propícias a acidentes.

Uma das recomendações das autoridades e limpar a neve o mais rápido que possível antes que se transforme em gelo. Só partir de terça-feira as condições climáticas irão melhorar gradativamente por um curto espaço de tempo pois uma outra explosão de ar frio deverá chegar no próximo fim de semana.

Geralmente todo inverno começa com pequenas quantidades de neve no entanto dessa vez a neve e o frio intenso superaram a média. 

Até princípio de marco as temperaturas geralmente oscilam entre Zero e -15 graus. 

As agencias governamentais recomendam uso de roupa apropriada, luvas e lenços térmicos.  A temperatura real do ar vai cair essa noite abaixo da media dos últimos 20 anos, e as rajadas de vento poderão alcançar 40 km por hora. 



Patos selvagens canadenses imigram para o Sul do Continente com breve passagem pela Costa Este.


Vídeo de Saraiva sobre um lago congelado no condado de Montgomery mostra a perigosa beleza. Veja:

Galeria de Imagens

Duração: 1 minuto e 7 segundos | Visualizações: 95

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Samuel Saraiva

Religiões se aglomeram distantes da razão

Religiões se aglomeram distantes da razão

Definitivamente, a imensidão do universo impõe a consciência sobre a insignificância humana na qual nota-se a necessidade coletiva de acreditar em um

Bolsonaro: ’mitado’ por ineptos aos poucos revela-se um farsante igual aos antecessores

Bolsonaro: ’mitado’ por ineptos aos poucos revela-se um farsante igual aos antecessores

A Arma preferida do Bolsonaro presidente não tem bala como a preferida do Bolsonaro Capitão. É a arma da dubiedade política como método, aprendizado a

Prevalência hierárquica revela capitão-Presidente submisso ao Governo de fato exercido por competentes generais

Prevalência hierárquica revela capitão-Presidente submisso ao Governo de fato exercido por competentes generais

Fanáticos pouco inteligentes e fisiologistas confusos rotulados com ideologias inexistentes brigam 24 horas por dia, entre si, enquanto problemas estr