Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Samuel Castiel Jr

HISTÓRIA DAS ENTIDADES MÉDICAS EM RONDÔNIA


HISTÓRIA DAS ENTIDADES MÉDICAS EM RONDÔNIA - Gente de Opinião




 

 A primeira entidade médica associativa em Rondônia data de 1949, fundada com o nome de Associação Médico-Cirúrgica do Guaporé, cujos fundadores foram médicos pioneiros como os Doutores Rubens Brito, Oswaldo Piana, Maurício Bustani, Renato Medeiros, Araújo Lima, Ary Pinheiro entre outros, conforme Ata de Fundação transcrita a seguir:

ATA DE FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO     MÉDICO-CIRÚRGICA     DO GUAPORÉ

“Aos doze dias do mês de fevereiro de 1.949, às 20 horas, no salão do Clube Internacional de Porto Velho, reunidos os médicos, dentistas, veterinários e farmacêuticos que esta assinaram como sócios fundadores e com as presenças dos Exmos. Drs. Joaquim de Araújo Lima e Moacyr de Miranda, governador e secretário-geral do Território Federal do Guaporé, respectivamente, e mais senhoras e senhorinhas, fundou-se solenemente a Associação Médico-Cirúrgica do Guaporé, procedendo-se a eleição de uma diretoria provisória que ficou assim constituída:

        Presidente:...................Dr. Ernesto Laudelino de Almeida

 

        Vice-Presidente:...........Dr. Rubens Brito

 

        1º Secretário:...............Dr. Oswaldo Piana

 

        2º Secretário:...............Dr. Waldemar Wanderley Braga

 

        1º Tesoureiro:..............Dr. Antônio de Jesus Cantanhede

 

        2º Tesoureiro:............. Dr. Jocélio Leocádio da Rosa

 

        Orador.........................Dr. Ary Pinheiro

 

Conselho Fiscal – Drs. João Fernandes de Souza, Maurício Bustani, Inácio Moura Filho, Renato Medeiros.

Usaram da palavra os senhores: Drs. Ernesto de Almeida, que salientou o papel desempenhado pelos médicos, dentistas, veterinários e farmacêuticos em Saúde Pública e da razão da fundação da associação, pedindo rito aos colegas que tomassem interesse para que a sociedade pudesse continuar sua existência para maior grandeza da Mesma. Dr. Ary Pinheiro usando da palavra, disse não esperar que fosse eleito Orador, mas que agradecia a todos os colegas a bondade de tê-lo elegido para tão honroso cargo. Em seguida o Dr. Araújo Lima, num feliz improviso teve palavras elogiosas aos profissionais que congregados fundaram a Sociedade Médico-Cirúrgica do Guaporé e lembrando que o início de sua carreira como engenheiro, foi servindo na Bahia com o Dr. Saturnino Brito, na engenharia sanitária; desejando um êxito feliz da sociedade e que todos congregados deveriam trabalhar para o engrandecimento do Território. Suas últimas palavras foram abafadas por uma salva de palmas. A sessão foi encerrada.”

Assinados: Joaquim de Araújo Lima, Moacyr de  Miranda, Albertino Lopes, Renato Medeiros, João Fernandes de Souza, Ednice Maria Ferreira, Maurício Bustani, Adalberto Bastos Meneses, Inácio Moura Filho, Jocélio Leocadio da Rosa, Lourenço da Veiga Lima, Reinaldo Amâncio Braga, Antônio de Jesus Cantanhede, Luis B. Cantanhede, Valdemar Vanderley Braga Florinda Leal Farias, Francisco F. de Oliveira, José Otino de Freitas, Ernesto Laudelino de Almeida, Raimundo B. Cantanhede,  Estanislau Zack, Ary Pinheiro e Oswaldo Piana.

Do livro Achegas para História de Porto Velho, de Antônio Cantanhede.

Nota do Autor:

Dos ilustres signatários desta Ata, um deles é o pai do 5º Governador do Estado de Rondônia Dr. Oswaldo Piana Filho e outro deu nome ao Hospital de Base, Dr. Ary Pinheiro.

A atual Associação Médica de Rondônia (AMR) foi fundada em 1976, sendo seu primeiro presidente o ilustre Dr. Joviniano Alves de Macedo, já no então Território Federal de Rondônia e, congregando, desta vez, apenas médicos. Foram presidentes da Associação:

 Joviniano Alves de Macedo – Fundador – 1976

            

 

Leônidas Rachid Jaudy – Biênio 1977/1979

          


 Raimundo Alonso Batista de Aquino – Biênio 1979/1981

          


Samuel Castiel Moisés Junior – Biênio 1983/1985

           



Vitor Sadeck – Biênio 1986/1987

           

 

 Aparício de Carvalho Moraes – Biênio 1987/1989

 


Aparício de Carvalho Moraes – Biênio 1989/1991

 


Aparício de Carvalho Moraes – Biênio 1991/1993