Sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 13h09
Mexida
Sem muito alarde o governador tem exonerado e substituído alguns colaboradores dos escalões superiores. Ricardo Sá (Portos), Coronel Carvalho (Detran) e Lindomar Garçon (Governadoria) são alguns que estão sendo dispensados. A coluna apurou que nas próximas semanas as mexidas podem ser mais substanciais e atingirão secretários.
Efeito
As dispensas de Lindomar Garçon e Ricardo Sá podem ser em face das recentes operações policiais que revelaram algum tipo de ligação com os alvos dessas operações. Os nomes apareceram na mídia provocando desgaste e justificativas do governo. Já o coronel, desgastado com o trabalho, sai a pedido.
Cadafalso
Mais uma vez os dois vereadores da capital, Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues, tiveram seus habeas corpus denegados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Mesmo que a comissão instituída pela edilidade para apurar eventuais cometimentos éticos não conclua pela cassação dos colegas, dificilmente escapam do cadafalso porque estão sendo computadas as faltas regimentais e obrigatórias capazes de cassar os mandatos. Os suplentes já podem encomendar a fatiota. Ambos estão recolhidos depois que a Polícia Civil revelou o envolvimento dos políticos com narcotraficantes.
Lavando as mãos
O ex- prefeito de Vilhena, Melki Donadon, e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB) avisaram ao presidente da Câmara Federal Henrique Alves que o deputado federal Natan Donadon, recolhido à Papuda em Brasília, está com problemas de relacionamento com os demais presos e corre perigo. Alves informou que nada pode fazer e que na próxima semana o processo de cassação de Donadon será levado à votação no plenário da casa.
Despejo
A Câmara Federal ameça despejar a família de Natan Donadon caso insista em não desocupar o luxuoso apartamento funcional situada na Asa Sul de Brasília e destinado aos Deputados Federais em pleno mandato. Por duas vezes a família do quase parlamentar se negou a assinar a notificação de desocupação.
Epitáfio
Dificilmente o plenário da Câmara Federal deixará de acatar o pedido de cassação de Natan Donadon aprovado pela Comissão de Ética. Amir Lando, suplente do PMDB, assume a vaga nos próximos dias. É a segunda vez que Lando sai do ostracismo político para assumir um mandato eletivo em substituição ao titular que deixa o mandato por execução ou prisão. A primeira vez foi em substituição ao ex-senador Olavo Pires, metralhado em uma avenida movimentada de Porto Velho. É o que chamamos de um suplente indesejável.
Procrastinando
Já encontra-se em nossas mãos um documento explicando como as usinas estão procrastinando com recursos protelatórios o recolhimentos dos tributos devidos aos cofres rondonienses. Estamos avaliando e checando alguns dados para comentar na coluna com mais propriedade. As cifras são astronômicas.
Traição
Em conversa amistosa com o secretário municipal de administração da capital, Mário Medeiros, ele confidenciou à coluna que o prefeito Mauro Nazif não está preocupado com as críticas neste primeiro ano de (des)governo. Segundo o secretário, Nazif tem costas largas. Pode ser, mas a população não tem uma paciência da largura das costas do prefeito. Aliás, a inércia administrativa é um golpe por traição (costas) ao eleitor.
Hereditariedade
Está para entrar na pauta de votação do Senado Federal o projeto de lei que institui a hereditariedade da licença para exploração do serviço de táxi. Por duas vezes a presidente Dilma Rousseff já vetou esta aberração jurídica: além de invadir as competências dos municípios, torna patrimônio privado um serviço que é patrimônio público. Uma lei com formato de 'miséria'. Literalmente.
Robson Oliveira entrevista Lauro Fernandes - Secretário de Desenvolvimento de RO
Veja o Pdcast Resenha Política:
A pesquisa sobre as eleições de 2026 trouxe mais interrogações do que certezas
PESQUISAA recente sondagem do Real Time Big Data sobre as eleições de 2026 em Rondônia trouxe mais interrogações do que certezas. Os números, analis
Eleições majoritárias são como corridas de jegue: vence quem tropeça menos
ADULAÇÃO Não houve um único dirigente partidário entrevistado por este ca
Assista o Podcast Resenha Política: