Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 31/12/2010


 


Férias

Este cabeça-chata entrou de férias há duas semanas para curtir a vida desregrada proporcionada pelos festejos natalinos e as champanhes do ano que se vai. No entanto, não poderia deixar de postar a última coluna do ano para felicitar os leitores, os conhecidos e, em especial, os amigos. Aos desafetos, às favas. A primeira coluna no ano deverá ser postada no dia 10.


Expectativa

É enorme a expectativa em torno do novo governo que assume amanhã. De forma inusual entre os políticos rondonienses, Confúcio Moura optou em se comunicar com a 'patuleia' através do seu Blog. Avisou que vai repaginá-lo. Intuímos que esta será a ferramenta pela qual também concederá suas entrevistas aos chatos profissionais da imprensa provinciana.


Despacho

Numa de sua mensagens aos súditos, nosso oráculo declarou que governará utilizando métodos políticos mineiros e nordestinos: ora só ouvindo e emitindo apenas gestos para serem decifráveis, ora mandando o 'cabra' (interlocutor) às favas. No fundo todos torcem apenas para que ele continue sendo Confúcio Moura rondoniense. Sem os cacoetes das raposas mineiras nem a arrogância dos coronéis nordestinos.


Esquadra

Outro dia Moura adotou ao seu clássico vocábulo metáforas futebolísticas naturais no diálogo do homem médio. Avisou à esquadra que vai ser um técnico austero: o time tem que se recolher no final do crepúsculo e estar no batente nos primeiros raios da aurora. Quer o time com a disciplina germânica, criatividade 'canarinha', ousadia portenha e oportunismo da 'fúria'. Olhando o conjunto do elenco convocado, estratégia e muito trabalho é o que não vão faltar ao nosso técnico.


Coincidência

Sem querer fazer comparações açodadas, foi com esse discurso que Dunga (aquele que passou por acaso no comando de nossa seleção no último mundial) montou uma seleção sem alegria tropical nem a irreverência carioca.


Metáfora

Ainda confinou a seleção em monastérios que mais pareciam clausuras da idade média. A birra com a mídia e a teimosia em não ouvir as vozes roucas das ruas influiu negativamente quando foi compelido a enfrentar um adversário mais qualificado. Mas acho que estas metáforas são meras coincidências.


Resultados

Nosso técnico não tem a ascendência gauchesca de Dunga. Possui a linhagem nordestina de Zagalo e a mineirice de Tele. Resta saber qual técnica vai colocar a esquadra em campo. O jogo começa a partir de amanhã. Daqui a quatro anos veremos os resultados.


Corte

Moura adiantou que pode cortar qualquer um dos auxiliares. Consultando o Blog, constatei que a data e local do encontro para os cortes estão marcados: 31 de março, Centro de Treinamento do Poder Judiciário. Ah, as dispensas serão anunciadas depois de uma preleção por meio do Blog.


Inábil

A majoração das passagens dos sujos e malcuidados ônibus coletivos que transitam nas ruas da capital demonstra a falta que Odair Cordeiro fará ao nosso alcaide. Duvido que se ele ainda estivesse entre nós deixaria Sobrinho conceder aumento nas passagens durante os festejos natalinos.


Ameaça

Um milico de pijama acusado de malfeitos durante a campanha eleitoral disse a um colega advogado que iria à forra contra este jornalista e contra um outro colega de site pelos comentários feitos em ambas colunas sobre as suas estripulias. Ameaças contra jornalistas não são novidades (já registramos casos de assassinatos) e fazem partem do ofício. Este paraíba está morrendo de medoooooooooooo!


Assalto

Um catador de papel de gráfica (leia-se como substantivo) anda arregimentando pessoas em pequenas legendas para formar um 'bando' e tomar de assalto o Diretório do PMDB de Porto Velho. Ele sonha em ser ungido pela legenda a candidato a candidato a prefeito da capital. Avisados, os atuais dirigentes do diretório prometem erguer barricadas contra a sanha desmesurada do catador de papel e dos seus aliados.


Inexpressivo

Nas oportunidades em que submeteu seu nome ao crivo do eleitor os resultados foram inexpressivos. Nem na comunidade em que mora conseguiu apoio dos vizinhos para dirigir uma simples Associação de Bairro. É ruim de urna, mas excelente catador de papel..


Feliz ano novo!


 

Gente de Opinião

Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

BIPOLAR – A bancada do PSL - partido da família Bolsonaro – passa por dois dilemas difíceis de resolver: o primeiro na Câmara Federal - é contra a ins

Os estúpidos! + Lorota  + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

Os estúpidos! + Lorota + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

ESTÚPIDOS – Embora os seguidores (cegos) do bolsonarismo não vejam os danos causados às exportações brasileiras pelas besteiras e pelos impropérios

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

NÉSCIO – Ao propor a extinção do Incra para que o estado avoque as funções fundiárias desenvolvidas pelo órgão federal, Evandro Padovani, Secretário d

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

BAZAR – O evento “Bazar da Solidariedade”, de iniciativa do Procurador Federal Reginaldo Trindade, ocorrido sábado passado na capital para arrecadar f