Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 31/12/2010


 


Férias

Este cabeça-chata entrou de férias há duas semanas para curtir a vida desregrada proporcionada pelos festejos natalinos e as champanhes do ano que se vai. No entanto, não poderia deixar de postar a última coluna do ano para felicitar os leitores, os conhecidos e, em especial, os amigos. Aos desafetos, às favas. A primeira coluna no ano deverá ser postada no dia 10.


Expectativa

É enorme a expectativa em torno do novo governo que assume amanhã. De forma inusual entre os políticos rondonienses, Confúcio Moura optou em se comunicar com a 'patuleia' através do seu Blog. Avisou que vai repaginá-lo. Intuímos que esta será a ferramenta pela qual também concederá suas entrevistas aos chatos profissionais da imprensa provinciana.


Despacho

Numa de sua mensagens aos súditos, nosso oráculo declarou que governará utilizando métodos políticos mineiros e nordestinos: ora só ouvindo e emitindo apenas gestos para serem decifráveis, ora mandando o 'cabra' (interlocutor) às favas. No fundo todos torcem apenas para que ele continue sendo Confúcio Moura rondoniense. Sem os cacoetes das raposas mineiras nem a arrogância dos coronéis nordestinos.


Esquadra

Outro dia Moura adotou ao seu clássico vocábulo metáforas futebolísticas naturais no diálogo do homem médio. Avisou à esquadra que vai ser um técnico austero: o time tem que se recolher no final do crepúsculo e estar no batente nos primeiros raios da aurora. Quer o time com a disciplina germânica, criatividade 'canarinha', ousadia portenha e oportunismo da 'fúria'. Olhando o conjunto do elenco convocado, estratégia e muito trabalho é o que não vão faltar ao nosso técnico.


Coincidência

Sem querer fazer comparações açodadas, foi com esse discurso que Dunga (aquele que passou por acaso no comando de nossa seleção no último mundial) montou uma seleção sem alegria tropical nem a irreverência carioca.


Metáfora

Ainda confinou a seleção em monastérios que mais pareciam clausuras da idade média. A birra com a mídia e a teimosia em não ouvir as vozes roucas das ruas influiu negativamente quando foi compelido a enfrentar um adversário mais qualificado. Mas acho que estas metáforas são meras coincidências.


Resultados

Nosso técnico não tem a ascendência gauchesca de Dunga. Possui a linhagem nordestina de Zagalo e a mineirice de Tele. Resta saber qual técnica vai colocar a esquadra em campo. O jogo começa a partir de amanhã. Daqui a quatro anos veremos os resultados.


Corte

Moura adiantou que pode cortar qualquer um dos auxiliares. Consultando o Blog, constatei que a data e local do encontro para os cortes estão marcados: 31 de março, Centro de Treinamento do Poder Judiciário. Ah, as dispensas serão anunciadas depois de uma preleção por meio do Blog.


Inábil

A majoração das passagens dos sujos e malcuidados ônibus coletivos que transitam nas ruas da capital demonstra a falta que Odair Cordeiro fará ao nosso alcaide. Duvido que se ele ainda estivesse entre nós deixaria Sobrinho conceder aumento nas passagens durante os festejos natalinos.


Ameaça

Um milico de pijama acusado de malfeitos durante a campanha eleitoral disse a um colega advogado que iria à forra contra este jornalista e contra um outro colega de site pelos comentários feitos em ambas colunas sobre as suas estripulias. Ameaças contra jornalistas não são novidades (já registramos casos de assassinatos) e fazem partem do ofício. Este paraíba está morrendo de medoooooooooooo!


Assalto

Um catador de papel de gráfica (leia-se como substantivo) anda arregimentando pessoas em pequenas legendas para formar um 'bando' e tomar de assalto o Diretório do PMDB de Porto Velho. Ele sonha em ser ungido pela legenda a candidato a candidato a prefeito da capital. Avisados, os atuais dirigentes do diretório prometem erguer barricadas contra a sanha desmesurada do catador de papel e dos seus aliados.


Inexpressivo

Nas oportunidades em que submeteu seu nome ao crivo do eleitor os resultados foram inexpressivos. Nem na comunidade em que mora conseguiu apoio dos vizinhos para dirigir uma simples Associação de Bairro. É ruim de urna, mas excelente catador de papel..


Feliz ano novo!


 

Gente de Opinião

Fonte:  Robson Oliveira - [email protected]
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior desafio de Euma Tourinho será conter um partido dado a puxar o tapete dos seus filiados

O maior desafio de Euma Tourinho será conter um partido dado a puxar o tapete dos seus filiados

ESPAÇOSNoviça na seara política e pré-candidata a prefeita da capital pelo MDB, a juíza aposentada Euma Tourinho fez um bom périplo nos meios de com

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

CONSPIRAÇÃOAo conceder entrevista à SIC TV (Record), ao programa comandado por Everton Leoni, o deputado Fernando Máximo (União Brasil) revelou que

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

DATA FATALSábado (6), é último dia para que os prováveis candidatos a prefeitos se filiem aos partidos pelos quais vão disputar as eleições municipa

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)