Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 30/06/10


Indecisão
 

Resenha política 30/06/10 - Gente de OpiniãoOs Demos ainda estão divididos entre apoiar a candidatura peemedebista de Confúcio Moura ou do tucano Expedito Júnior. O problema reside no interesse pessoal do ex-deputado Silvernani Santos que quer a legenda coligada a partidos com concorrentes aparentemente fracos para não comprometer sua pretensão.

 
 

Barganha
 

Gente de OpiniãoMomentos antes de começar a convenção do PMDB, PCdoB e PDT, um emissário de Melki Donadon e de Silvernani (Vagner) tentava convencer os dirigentes dessas legendas a aceitar Melki na coligação como o segundo candidato ao Senado. A barganha não foi aceita e Melki anunciou o apoio do pré-candidato do PSDB, causando baixas no ninho tucano.

 
 

Contas
 

Gente de OpiniãoSilvernani Santos não morre de amores pelo clã dos Donadons, mas fez umas contas e concluiu que na coligação do PHS e PMN suas chances de retornar à Assembléia Legislativa são mais promissoras. Este é o motivo pelo qual uniu os interesses dos Demos ao do clã vilhenense. Mas não fechou as conversações com a coligação capitaneada pelo PMDB nem com os tucanos.

 
 

Desgaste
 

Gente de OpiniãoO motivo que levou o PMDB, PCdoB e PDT a recusar a proposta encaminhada pelo PMN e PHS para que Melki compusesse a chapa é a decisão do TSE de impedir as candidaturas denominadas “Ficha Suja”. A avaliação é que o TRE-RO negue o registro da candidatura do ex-prefeito de Vilhena, o que provocaria um desgaste desnecessário às candidaturas majoritárias da coligação.



Vice
 

Gente de OpiniãoEsta coluna apurou que em momento algum o nome de Melki Donadon foi sugerido para compor como vice de Confúcio Moura. Ele pleiteou a vaga senatorial. Mas a questão do vice fez parte da pauta da reunião do PMDB, PCdoB e PDT.

 
 

Ponderação
 

Gente de OpiniãoAlguns membros dos diretórios do PMDB e PDT da capital ponderaram para que o vice de Confúcio Moura fosse de Porto Velho. Ponderação imediatamente rechaçada por (quase) todos os presentes a reunião.
 

Ausência
 

Gente de OpiniãoAirton Gurgacz, homologado como vice de Confúcio Moura, não compareceu à convenção porque se encontrava no Estado do Paraná acompanhando a filha numa delicada cirurgia. A ausência e as movimentações ocorridas pela manhã sobre o vice terminaram provocando especulações a respeito de um eventual racha na coligação.

Ataque
 

Gente de OpiniãoJá o pré-candidato a senador pelo PP, Ivo K-Sol, voltou ao velho estilo e tem atacado o senador Valdir Raupp e Expedito Júnior nas entrevistas que tem concedido nas rádios do interior. Em Médici, Alta Floresta e Jaru, o ex-governador fez insinuações desairosas contra os dois e nos bastidores a informação é que os ataques vão se intensificar.

Elegância
 

Gente de OpiniãoJoão Cahulla, pré-candidato do PPS a reeleição, tem evitado atacar abertamente os concorrentes. Seu estilo é de elegância, mas ninguém pense que esse comportamento vai continuar na proporção em que a campanha pegar fogo. Mesmo assim, dificilmente usará expediente grosseiro contra os adversários. Tarefa reservada ao guru.

 
 

Convenções
 

Gente de OpiniãoPSDB e PPS homologam com seus parceiros as candidaturas de Expedito Junior e João Cahulla nesta quarta-feira. Esses partidos estão mobilizando as bases para realizar grandes festas, assim como fizeram PMDB, PCdoB e PDT. Ambas têm cacifes para atingir o desiderato. A ver.

 
 

Isolado
 

Gente de OpiniãoPelo quadro político desenhado até o momento quem tem ficado isolado é o PT. Os petistas não conseguiram atrair legendas ao seu projeto o que pode refletir negativamente na pretensão de eleger novamente mais dois deputados federais. Aliás, a nominata anunciada pelo PT para Câmara Federal vai ter dificuldade para conseguir atingir o coeficiente eleitoral.

Tarefa
 

A saída para o Partido dos Trabalhadores é convencer o Partido Socialista Brasileiro a embarcar no barco de Eduardo Valverde. Tarefa nada fácil pelas rusgas existentes entre as duas legendas em Rondônia.

Presença
 

Gente de OpiniãoNão passou despercebida na convenção que homologou a candidatura de Confúcio Moura a presença do prefeito de Cujubim. O alcaide vem a ser o filho do deputado federal petebista Ernandes Amorim, antigo desafeto de Moura. O PTB deverá apoiar Cahulla, mas Amorim e os filhos devem optar em apoiar a candidatura a governo do ex-prefeito de Ariquemes.

Usina
 

Esta coluna tem evitado comentar as confusões envolvendo a direção da Usina Santo Antonio, especialmente com a CPI da Assembléia Legislativa, com sindicalistas profissionais, por conhecer os interesses inconfessáveis. Mas uma nota oficial divulgada pela empresa merece uma reflexão mais cuidadosa. É que a empresa acusa no malfadado texto os grevistas com adjetivos nada dignificantes.

Usina II
 

É verdade que existem sindicalistas que fazem a atividade sindical meio de vida (jamais voltaram ao batente). Como também é correto afirmar que no canteiro de obras da usina há abusos que devem ser coibidos pelos órgãos responsáveis. Uma investigação isenta sobre o que está ocorrendo na usina é a única saída para coibir os abusos. De ambos os lados.

Lucro
 

A direção do Consórcio Santo Antonio alardeia que a usina trouxe progresso para Porto Velho e para Rondônia. Esquece de lembrar que a obra também trouxe muita mazela na área da saúde, segurança, moradia e prostituição, entre outras. A empresa vai lucrar mais do que o Estado assim que começar a operar.

Impactos
 

Esta coluna teve acesso a um relatório independente sobre os impactos ambientais das usinas que, bem divulgado, provoca indignação e revolta a qualquer um que tenha o mínimo de consciência e compromisso com a sustentabilidade. São dados estarrecedores que são sonegados pelo Consórcio. Voltaremos ao assunto.

Inferno
 

Gente de OpiniãoMesmo a intensa exposição na mídia durante o mês com os programas de TV e rádio do PSDB, PPS e PTB, José Serra não conseguiu conter a queda nas pesquisas. Pelo IBOPE, Dilma Rousseff ultrapassou o tucano e caminha para levar a fatura no primeiro turno. Para piorar o inferno astral, os Demos, fiéis aliados de outrora, ameaçaram romper a aliança depois do anúncio de Álvaro Dias como vice de Serra. Vices (cargo eleitoralmente sem muita importância) têm provocado furor em todo o país quando o ungido é tido como belzebu.
 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

PROMESSASO número enorme de pessoas infectadas e mortas pelo COVID 19 em Guajará-Mirim é uma prova indelével da incompetência das autoridades estadu

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj