Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 30/06/10


Indecisão
 

Resenha política 30/06/10 - Gente de OpiniãoOs Demos ainda estão divididos entre apoiar a candidatura peemedebista de Confúcio Moura ou do tucano Expedito Júnior. O problema reside no interesse pessoal do ex-deputado Silvernani Santos que quer a legenda coligada a partidos com concorrentes aparentemente fracos para não comprometer sua pretensão.

 
 

Barganha
 

Gente de OpiniãoMomentos antes de começar a convenção do PMDB, PCdoB e PDT, um emissário de Melki Donadon e de Silvernani (Vagner) tentava convencer os dirigentes dessas legendas a aceitar Melki na coligação como o segundo candidato ao Senado. A barganha não foi aceita e Melki anunciou o apoio do pré-candidato do PSDB, causando baixas no ninho tucano.

 
 

Contas
 

Gente de OpiniãoSilvernani Santos não morre de amores pelo clã dos Donadons, mas fez umas contas e concluiu que na coligação do PHS e PMN suas chances de retornar à Assembléia Legislativa são mais promissoras. Este é o motivo pelo qual uniu os interesses dos Demos ao do clã vilhenense. Mas não fechou as conversações com a coligação capitaneada pelo PMDB nem com os tucanos.

 
 

Desgaste
 

Gente de OpiniãoO motivo que levou o PMDB, PCdoB e PDT a recusar a proposta encaminhada pelo PMN e PHS para que Melki compusesse a chapa é a decisão do TSE de impedir as candidaturas denominadas “Ficha Suja”. A avaliação é que o TRE-RO negue o registro da candidatura do ex-prefeito de Vilhena, o que provocaria um desgaste desnecessário às candidaturas majoritárias da coligação.



Vice
 

Gente de OpiniãoEsta coluna apurou que em momento algum o nome de Melki Donadon foi sugerido para compor como vice de Confúcio Moura. Ele pleiteou a vaga senatorial. Mas a questão do vice fez parte da pauta da reunião do PMDB, PCdoB e PDT.

 
 

Ponderação
 

Gente de OpiniãoAlguns membros dos diretórios do PMDB e PDT da capital ponderaram para que o vice de Confúcio Moura fosse de Porto Velho. Ponderação imediatamente rechaçada por (quase) todos os presentes a reunião.
 

Ausência
 

Gente de OpiniãoAirton Gurgacz, homologado como vice de Confúcio Moura, não compareceu à convenção porque se encontrava no Estado do Paraná acompanhando a filha numa delicada cirurgia. A ausência e as movimentações ocorridas pela manhã sobre o vice terminaram provocando especulações a respeito de um eventual racha na coligação.

Ataque
 

Gente de OpiniãoJá o pré-candidato a senador pelo PP, Ivo K-Sol, voltou ao velho estilo e tem atacado o senador Valdir Raupp e Expedito Júnior nas entrevistas que tem concedido nas rádios do interior. Em Médici, Alta Floresta e Jaru, o ex-governador fez insinuações desairosas contra os dois e nos bastidores a informação é que os ataques vão se intensificar.

Elegância
 

Gente de OpiniãoJoão Cahulla, pré-candidato do PPS a reeleição, tem evitado atacar abertamente os concorrentes. Seu estilo é de elegância, mas ninguém pense que esse comportamento vai continuar na proporção em que a campanha pegar fogo. Mesmo assim, dificilmente usará expediente grosseiro contra os adversários. Tarefa reservada ao guru.

 
 

Convenções
 

Gente de OpiniãoPSDB e PPS homologam com seus parceiros as candidaturas de Expedito Junior e João Cahulla nesta quarta-feira. Esses partidos estão mobilizando as bases para realizar grandes festas, assim como fizeram PMDB, PCdoB e PDT. Ambas têm cacifes para atingir o desiderato. A ver.

 
 

Isolado
 

Gente de OpiniãoPelo quadro político desenhado até o momento quem tem ficado isolado é o PT. Os petistas não conseguiram atrair legendas ao seu projeto o que pode refletir negativamente na pretensão de eleger novamente mais dois deputados federais. Aliás, a nominata anunciada pelo PT para Câmara Federal vai ter dificuldade para conseguir atingir o coeficiente eleitoral.

Tarefa
 

A saída para o Partido dos Trabalhadores é convencer o Partido Socialista Brasileiro a embarcar no barco de Eduardo Valverde. Tarefa nada fácil pelas rusgas existentes entre as duas legendas em Rondônia.

Presença
 

Gente de OpiniãoNão passou despercebida na convenção que homologou a candidatura de Confúcio Moura a presença do prefeito de Cujubim. O alcaide vem a ser o filho do deputado federal petebista Ernandes Amorim, antigo desafeto de Moura. O PTB deverá apoiar Cahulla, mas Amorim e os filhos devem optar em apoiar a candidatura a governo do ex-prefeito de Ariquemes.

Usina
 

Esta coluna tem evitado comentar as confusões envolvendo a direção da Usina Santo Antonio, especialmente com a CPI da Assembléia Legislativa, com sindicalistas profissionais, por conhecer os interesses inconfessáveis. Mas uma nota oficial divulgada pela empresa merece uma reflexão mais cuidadosa. É que a empresa acusa no malfadado texto os grevistas com adjetivos nada dignificantes.

Usina II
 

É verdade que existem sindicalistas que fazem a atividade sindical meio de vida (jamais voltaram ao batente). Como também é correto afirmar que no canteiro de obras da usina há abusos que devem ser coibidos pelos órgãos responsáveis. Uma investigação isenta sobre o que está ocorrendo na usina é a única saída para coibir os abusos. De ambos os lados.

Lucro
 

A direção do Consórcio Santo Antonio alardeia que a usina trouxe progresso para Porto Velho e para Rondônia. Esquece de lembrar que a obra também trouxe muita mazela na área da saúde, segurança, moradia e prostituição, entre outras. A empresa vai lucrar mais do que o Estado assim que começar a operar.

Impactos
 

Esta coluna teve acesso a um relatório independente sobre os impactos ambientais das usinas que, bem divulgado, provoca indignação e revolta a qualquer um que tenha o mínimo de consciência e compromisso com a sustentabilidade. São dados estarrecedores que são sonegados pelo Consórcio. Voltaremos ao assunto.

Inferno
 

Gente de OpiniãoMesmo a intensa exposição na mídia durante o mês com os programas de TV e rádio do PSDB, PPS e PTB, José Serra não conseguiu conter a queda nas pesquisas. Pelo IBOPE, Dilma Rousseff ultrapassou o tucano e caminha para levar a fatura no primeiro turno. Para piorar o inferno astral, os Demos, fiéis aliados de outrora, ameaçaram romper a aliança depois do anúncio de Álvaro Dias como vice de Serra. Vices (cargo eleitoralmente sem muita importância) têm provocado furor em todo o país quando o ungido é tido como belzebu.
 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vários cenários estão se desenhando para as eleições de 2026

Vários cenários estão se desenhando para as eleições de 2026

AUTOFAGIANão há uma crise institucional instalada no estado em razão das desavenças entre o governador Marcos Rocha e o vice, Sérgio Gonçalves. O que

A quebra de confiança entre Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves

A quebra de confiança entre Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves

RETORNOEm entrevista ao programa de Everton Leoni, após um final de semana em completo silêncio, o governador Marcos Rocha chancelou a Nota Pública

Na história da literatura política, a briga entre membros da mesma organização revela muito mais coisas

Na história da literatura política, a briga entre membros da mesma organização revela muito mais coisas

AUTOFAGIAA cada dia a relação entre o governador Marcos Rocha e seu vice Sérgio Gonçalves fica de mal a pior. Na medida que se aproximam as eleições

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)