Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 23/11/10


 Resenha política 23/11/10 - Gente de Opinião

Convites
Algumas pessoas já receberam convite do governador eleito para cargos no primeiro escalão, segundo apurou a coluna. Técnicos estão sendo contatados para diagnosticar as áreas antes da posse.
 


Especulação
Nanci Rodrigues da Silva, chefe da divisão de controle e fiscalização da Superintendência do Ibama, por exemplo, é nome cogitado para ocupar a Secretaria do Meio Ambiente. Técnica com fama de competente, escreveu o esboço do discurso de Confúcio Moura sobre a área ainda no lançamento da pré-candidatura. Esta é uma área complexa para o novo governo, visto que o setor fechou com Confúcio Moura ainda no primeiro turno e faz a maior pressão para evitar a pressão dos órgãos fiscalizadores.

Cultura
Para a Fundação Cultural surge com força o nome do jornalista vilhenense Júlio Olivar. Ele é filiado ao PCdoB, mas o convite teria sido pessoal e não entraria na cota partidária.

Fazenda
A pasta da Fazenda é escolha exclusiva do governador. Dois nomes emergem com força: o advogado Benedito Alves e o do contador Gilvan Ramos, esse último pode ser designado para Controladoria Geral.

Coringa
Já o competente advogado peemedebista de Ji-Paraná, Ricardo Vieira de Sá, pode ser ungido à Casa Civil ou retornar para a Secretaria de Interior e Justiça. Um coringa que passou a gozar da confiança do governador eleito desde que exerceu as funções de Procurador Geral em Ariquemes. A ele foi confiada a missão de ser o interlocutor entre os parlamentares eleitos e o governador.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoMinistério
O nome da deputada federal Marinha Raupp (PMDB) cresce para assumir um ministério no Governo Dilma Rousseff. Mas a parlamentar desmente qualquer intenção em assumir um cargo de primeiro escalão no Governo Federal. Este colunista testemunhou uma conversa entre um senador graduado do PMDB e um petista falando sobre o assunto no restaurante da Câmara Alta. “Onde tem fumaça tem fogo”, diz o ditado popular.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoEspaço
A deputada federal a Marinha Raupp está no seu quinto mandato e sabe como ninguém os meandros das articulações em Brasília. Ela confessa que ficou honrada por ser lembrada para um ministério pela grande mídia e por alguns correligionários, mas garante que o projeto prioritário é ajudar alavancar recursos a partir de sua atuação na Câmara Federal para ajudar a administração de Confúcio Moura. Porém, como o esposo deverá assumir a presidência do PMDB, com ou sem Ministério, o espaço no governo Rousseff estará garantido.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoDesapego
O senador Valdir Raupp tem avisado às pessoas mais próximas que não vai indicar nenhum nome para compor o primeiro escalão na administração estadual. O senador prefere deixar Confúcio Moura a vontade para convocar os auxiliares sem ingerências nem pressões. Raupp lembrou que, ao assumir o governo, foi esta a postura adotada pelo então deputado federal Confúcio Moura. Reafirmou ainda o apoio incondicional ao governador e à administração.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoPresença
Quem tem vagado diariamente pelos gabinetes do PMDB no Senado Federal é o ex-senador Amir Lando. Como ainda mantém certo prestígio no PMDB nacional, é possível que Lando volte ocupar algum posto relevante. Ele também coleciona um poderoso desafeto: o ex-presidente Collor de Melo.

Dedo duro
Sob o pretexto de tentar emplacar algumas emendas no orçamento para os municípios, alguns alcaides rondonienses são vistos animados e bem acompanhados nas bucólicas noites brasilienses. A conta da gandaia fica por conta da 'viúva'.

Mordomia
Há um prefeito rondoniense que é recebido no aeroporto por um engravatado chauffeur num reluzente carro importado. O moço tem apreciado as pompas e o tratamento de sultão. Os restaurantes que frequenta nem de longe lembram a pindaíba em que vivia nos tempos dos embates sindicais. Nada contra a mordomia, mas o aparato colocado a disposição não resiste uma crítica.

Endiabrados
Ainda aguardando uma definição de Confúcio Moura, o 'DEMO' espera a escalação de um dos seus 'coronéis' para ocupar uma Secretaria de Estado. A preferência é a de Agricultura, onde dispõe de inúmeros proprietários de latifúndios para o posto. Na boca miúda falam que o mandatário maior não assimilou ainda o pedido. Parte dos 'Demos' está endemoniada com a demora.

Desaparelhamento
A Emater, outro cargo muito visado pela estrutura “política” que dispõe e, por isso mesmo, objeto de cobiça de parlamentares, vem sendo disputado por peemedebistas, pedetistas, Demos e nanicos. Caso se confirme a promessa de campanha de Confúcio, a empresa deverá ser destinada a um técnico sem vínculos políticos. Nos comícios o candidato criticava com veemência o aparelhamento do órgão pelos políticos.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoPerambulando
Miguel de Souza almeja retornar ao cargo federal que exercia no Dnit antes de aventurar-se a candidatura de vice-governador na chapa derrotada de Expedito Junior. Ele tem percorrido os gabinetes dos parlamentares do PR, partido a que é filiado, para se cacifar ao cargo. É visto com mais frequência no gabinete do senador amazonense Alfredo Nascimento. O problema é que o senador sofreu uma derrota feia ao Governo do Amazonas e ainda se atritou com o futuro senador amazonense Eduardo Braga. As pretensões de Miguel estão minguando.

Resenha política 23/11/10 - Gente de OpiniãoSaída
Caso não consiga um cargo de destaque no segundo escalão do governo Dilma, Miguel de Souza poderá ser convocado a assumir a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Competência ele possui para o cargo, assim como os pressupostos subjetivos estatuídos pelo governador eleito para nomear seus secretários. Uma saída honrosa para o conterrâneo.

Convite
Durante um evento de campanha, Confúcio Moura avisou ao ex-prefeito de Guajará Mirim, Isac Bennesby, para que comprasse um calção, um tênis e começasse a praticar longas caminhadas de modo a ficar em forma, pois quando ganhasse as eleições iria convidá-lo para assumir um cargo.

Desconvidado
Agora, após vencer as eleições, Confúcio Moura vai ser obrigado a desconvidar o ex-prefeito Isac Bennesby depois que condicionou as nomeações a uma consulta ao MP sobre a ficha de cada convidado. Talhado em eleição e abespinhado com as promessas dos políticos, Isac continua com a silhueta avantajada indicando que não acreditou na promessa e nem na nomeação. Estava certo. Mas ainda sonha por uma 'beirada'.

Surpresa
O Decreto da transposição que a maioria dos servidores públicos estaduais tanto aguardam deverá sair a qualquer momento. Aqui, em Brasília, corre na boca miúda que não vai alcançar o número de categorias prometidas. Pede haver surpresa desagradáveis. Os parlamentares da bancada federal estão se mobilizando para evitar um vexame. O problema é que nem todos estão na capital federal.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - [email protected]
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

CONSPIRAÇÃOAo conceder entrevista à SIC TV (Record), ao programa comandado por Everton Leoni, o deputado Fernando Máximo (União Brasil) revelou que

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

DATA FATALSábado (6), é último dia para que os prováveis candidatos a prefeitos se filiem aos partidos pelos quais vão disputar as eleições municipa

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

FICHA SUJACom a inelegibilidade de oito anos em razão de condenação penal que o inabilitou pela lei da ficha limpa, Ivo Cassol está de volta. Pelas

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)