Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 - 16h39
.jpg)
Meia dúzia
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), tem se queixado reservadamente da inoperância da maioria dos auxiliares e tem confidenciado que vai promover mudanças no primeiro escalão. Os primeiros nomes vazados mostram que a mudança vai frustrar, ou seja, serão seis por meia dúzia.
Imexível
Sem nenhuma obra de destaque em andamento e nem um projeto que suscite uma expectativa positiva na gestão, Nazif avisou que a mexida no escalão municipal não inclui a exoneração no irmão Gílson Nazif da Secretaria de Obras. “Esse é imexível”, teria dito.
Lixo
A comissão formada por Nazif para tratar do contrato da Marquise – empresa responsável pela coleta do lixo da capital – quer decretar a caducidade do contrato e cumprir com a promessa do prefeito de extinguir o contrato com a empresa. O problema é que a LARA, empresa coletora de lixo com sede em São Bernardo (SP), inicialmente contatada pela municipalidade para substituir a Marquise, avisou que não tem mais interesse de limpar Porto Velho. A tendência é a cidade ficar mais suja do que está.
Madrugando
O governador Confúcio Moura reuniu os secretários às cinco horas da manhã desta segunda-feira para avaliar a administração e anunciar cortes substanciais que evitariam atrasos nos salários dos barnabés: o que sepultaria qualquer esperança por um segundo mandato. Tem se tornado rotina as reuniões convocadas por Moura nas primeiras horas da manhã. Isso tem obrigado alguns assessores a passar a noite em claro.
Lipo
Quem compareceu à reunião matinal com o governador jura que os cortes vão atingir boa parte dos servidores comissionados. Cada titular de pasta escolherá a 'gordura' para levar a lipoaspiração. Vai ser um Deus nos acuda em cada secretaria para que se mantenha um gordo holerite.
Maldade
Após a reunião dois secretários nada discretos boatavam sobre um suposto romance tórrido entre um casal de colegas do primeiro escalão do Governo de Rondônia. A coluna soube dos nomes, mas como não é uma coluna para mexericos, apenas registramos o fato para provocar a curiosidade dos leitores e do mundo político.
Alternativa
O promotor federal aposentado, Tomás Correia, poderá ser uma alternativa peemedebista para disputar a única vaga de senador em jogo nas eleições de 2014. A passagem pelo Congresso Nacional foi tão marcante e positiva que os partidários de Tomás ficaram animados com a possibilidade de vê-lo outra vez disputando um cargo eletivo. Qualidades pessoais e ficha limpíssima são as principais virtudes que podem fazer de Tomás Correia a diferença nas urnas.
Edilidade
As coisas não andam nada bem para as edilidades rondonienses, não bastassem os problemas apocalípticos dos vereadores de Porto Velho, eis que surgem novas revelações de edis de Pimenta Bueno encalacrados com malfeitos que foram segregados por ordem judicial. Pelo visto novas revelações estão vindo por aí para fazer mais barulho. Não demora para a confusão alcançar os alcaides.
Revoada
A presidente Dilma Rousseff começou agosto reagindo ao foguetório junino que levou às ruas milhares de brasileiros em protestos contra os políticos e os malfeitos administrativos. Na pesquisa do Datafolha, publicada no final de semana, a presidenta subiu seis pontos percentuais na avaliação positiva do governo em relação à última pesquisa. Com a economia também reagindo, a presidente volta a ser favorita nas eleições 2014, acalmando a base governista que ensaiava uma debandada. A revoada, por enquanto, está contida.
Transposição
Para que seja acelerado o processo de transposição dos servidores estaduais para as arcas da União é preciso que o Ministério do Planejamento acelere a normatização que vai analisar cada processo. A bancada federal tem pressionado a ministra do Planejamento, mas a coisa anda enroscada e os parlamentares rondonienses prometem aumentar o tom das cobranças. Aliás, foram eleitos para defender os pleitos rondonienses. Todos esperam que o processo seja desenroscado até o final do ano para acabar com a espera.
Introspecção
Num estado que possui uma casta política em permanente conflagração para que serve uma Secretaria Estadual da PAZ? Alguém sabe qual produção desta pasta e quem a comanda? Mandem e-mails.
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves confirma sua intenção de disputar o governo
Ao que parece, Chaves começa a gostar do cenário estadual e ensaiar de vez a pré-candidatura a governador e evitando críticas ao sucessor. O silêncio

Marcos Rocha leva para o PSD, prefeitos e quadros do União Brasil
FILIAÇÃOA filiação do governador Marcos Rocha ao PSD já era esperada, sobretudo após o convite formal feito por Expedito Júnior e sacramentado em re

Repercussão, conflito entre interesse público e interesse privado e Jesualdo Pires retornando
REPERCUSSÃONão foi surpresa para este cabeça-chata a enorme repercussão da entrevista com o prefeito de Vilhena, Delegado Flori (pré-candidato a gov
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)