Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 13h52
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fulminou, na noite desta quinta-feira (29), a desconfiança que pesava sobre a pré-candidatura do ex-senador Expedito Junior (PSDB) ao Governo de Rondônia. Em consulta feita ao TSE, a Corte decidiu, por unanimidade, que a data que passa a contar sobre inelegibilidade é o da eleição, ou seja, a contagem será feita dia a dia a contar da data da eleição. Como o pré-candidato do PSDB voltar a ser elegível quatro dias antes do primeiro turno das eleições, Júnior é elegível para as eleições deste ano. Reafirmando o que dispõe a lei em casos supervenientes.
“TSE decidiu em consulta anteontem à noite: – a contagem de prazo das inelegibilidades é da data das eleições. Consagrou a elegibilidade de Expedito Junior. TSE, na famosíssima consulta que todos esperavam, fulminou a tese contra Jr” e os demais postulantes na mesma situação, confirmou o advogado Diego Vasconcelos.
A consulta de número 433-44 teve a relatoria da ministra Luciana Lóssio. O autor da Questão Jurídica foi o deputado federal Pedro dos Santos Lima Guerra, que consultou o TSE sobre a Alínea ‘D’ da Lei Complementar 64/90 referente a contagem de oito anos. O processo é similar ao de Cássio.
Robson Oliveira entrevista Lauro Fernandes - Secretário de Desenvolvimento de RO
Veja o Pdcast Resenha Política:
A pesquisa sobre as eleições de 2026 trouxe mais interrogações do que certezas
PESQUISAA recente sondagem do Real Time Big Data sobre as eleições de 2026 em Rondônia trouxe mais interrogações do que certezas. Os números, analis
Eleições majoritárias são como corridas de jegue: vence quem tropeça menos
ADULAÇÃO Não houve um único dirigente partidário entrevistado por este ca