Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

Direitos e deveres



Desde pequenos aprendemos que temos direitos e deveres, que para ganhar ago, precisamos fazer algo em troca, cumprir as obrigações para receber os benefícios. Mas acho que com o passar do tempo esquecemos-nos dessa regra de compensação, e acabamos por querer somente os direitos, deixando os deveres de lado, e ainda reclamando de direitos não concedidos por dependerem diretamente de veres não cumpridos.

Queremos uma cidade limpa, ótimo! É dever das autoridades! Sim, mas também é nosso dever colaborar com essa limpeza, não jogando lixo na rua, não jogando lixo em terrenos baldios, limpando o mato de seus terrenos e etc. Este é só um exemplo das várias situações em que nos deparamos com direitos não recebidos em decorrência de deveres não cumpridos. Vejamos que não é uma questão de defender o poder público pelo não cumprimento de sua parte, mas sim perceber que também temos uma parcela de responsabilidade sobre isso. Daí a Deus o que é de Deus e a Cesar o que é de Cesar.

O poder público também tem sua parcela de deveres não cumpridos, que são de sua total responsabilidade e que geram violação de direitos fundamentais de toda sociedade. Como por exemplo, a segurança pública que nos assegura o direito de ir e vir. Temos que cobrar dos nossos representantes esses deveres que contemplam diretamente nossos direitos, mas sempre se lembrando que também temos o direito de cobrar dependente do dever de exercício de cidadania.

O exercício de cidadania é ao mesmo tempo um direito e um dever, o direito de votar, e o dever de votar. Você tem direito de votar, por ser cidadão, mas também tem o dever de votar e exercer sua cidadania. Assim como o representante político tem o direito e o dever de nos representar que lhe fora concedido através do voto. Portanto, cobrar essa representação, passa a ser também uma questão de direito e dever da sociedade. Se você se omite na hora de votar ou na hora de cobrar, perde moralmente o direito de reclamar.

Reclamar para o seu vizinho é muito diferente de cobrar nas urnas quando o candidato A ou B, que não foi bom, tentar a reeleição, é diferente de cobrar participando de movimentos e manifestações contra a corrupção por exemplo. Os impostos são abusivos, cobre uma mudança, mas pague-os, pois são necessários para o cumprimento de vários de nossos direitos. Direitos e deveres estão ligados, uns dependem dos outros, mas a responsabilidade principal é de cada um de nós, seja sobre um direito não cumprido que precise ser cobrado, seja sobre um dever a cumprir. Se preferir, você tem o direito de permanecer calado, e tudo que você não disser será usado contra você na hora que precisar dos seus direitos.

Gente de Opinião

Fonte: Renato Gomez - [email protected] / Twitter: @Renato_Gomez
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)