Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Reinaldo dos Anjos

Entenda porque a Fisioterapia trata dores e inflamações


Amigos leitores, na semana que passou houve um grande movimento em torno da Fisioterapia, suas aplicações, indicações e atribuições. Tal movimento não se resumiu apenas à internet, através do recomendadíssimo blog Fisioterapia & Saúde, atingiu também o CREFITO-6 (que não abrange RO – CREFITO-9 não se manifestou a respeito), o qual se viu obrigado a advertir publicamente um site médico que, talvez, se valendo da presença de um fisioterapeuta em seu quadro de funcionários, publicou aberrações muito bem articuladas e que poderiam confundir a população geral quanto ao real papel da Fisioterapia na promoção e manutenção da saúde. O site dizia o seguinte: “Entenda porque a Fisioterapia não serve para dores e inflamações da coluna vertebral”. Pois agora, meus amigos, lhes explicarei onde residiu o lamentável equívoco do título supracitado.

 

O que é Dor?

Dorconsiste num fenômeno subjetivo, que consiste numa sensação desagradável que indica uma lesão real ou potencial do corpo. A dor inicia-se nos receptores especiais da dor que se encontram distribuídos por todo o corpo. Estes receptores transmitem a informação sob a forma de impulsos elétricos que enviam à medula espinhal ao longo das vias nervosas e depois para o cérebro. Por vezes, o sinal provoca uma resposta reflexa ao alcançar a medula espinhal; quando isso acontece, o sinal é imediatamente reenviado pelos nervos motores ao ponto original da dor, provocando a contração muscular.

 

Como se inicia a dor na coluna?

Quando se tem uma disfunção de movimento articular, esta pode ter sido provocada por desequilíbrios tônicos musculares e fixações articulares. Isto nos leva a revisar o conceito das hipomobilidades e hipermobilidades articulares. As fixações articulares levam a uma diminuição de movimento (hipomobilidade), contudo, por uma questão adaptativa, outra articulação terá sua mobilidade aumentada para compensar a falta de movimento da outra. Esse excesso leva a sobrecarga, que leva à lesão, que leva à inflamação e dor. Tal evento é muito comum na coluna vertebral. Pensem comigo: Por que alguns discos intervertebrais se lesionam, desgastam e desidratam e outros não? A articulação intervertebral que apresenta lesão discal, sempre será uma região de hipermobilidade. E se há hipermobilidade, também há articulações hipomóveis, as quais são, na verdade, o foco do tratamento.

 

Fisioterapia trata a dor ou não?

Seguindo esta linha de raciocínio, se distúrbios de movimento podem causar dor, e se a Fisioterapia tem como atribuição legal o tratamento dos distúrbios de movimento, podemos dizer que a FISIOTERAPIA TRATA A DOR. Esse raciocínio se aplica a qualquer órgão ou sistema do corpo humano, inclusive a coluna vertebral.

 

O que é a inflamação?

Engana-se quem pensa que o Fisioterapeuta quer acabar com a inflamação ou coisa parecida. A resposta inflamatória inicial ocorre na tentativa de restaurar a homeostase térmica, metabólica e celular da área lesionada. O que significa que inflamação é algo necessário para o tecido lesionado. O tratamento de Fisioterapia junto aos processos inflamatórios, inclusive os da coluna vertebral tem o objetivo de evitar que o tecido lesionado seja exposto a sobrecargas recorrentes, com microtraumas cumulativos, o que impediria o restabelecimento do seu estado fisiológico normal e levaria a cronicidade do quadro.


Como a Fisioterapia atua na inflamação?

Quando a inflamação se torna crônica, a resposta inflamatória torna-se anormalmente exacerbada. Deste modo, a Fisioterapia adota uma conduta que visa a redução da sobrecarga ao tecido, e diminuição da ocorrência de microtraumas, permitindo que o tecido restabeleça sua homeostase, que pode ser entendida como normalidade. Veja a figura que ilustra como a Fisioterapia trata a Dor e Inflamação, inclusive nas articulações da coluna vertebral.

  

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Reinaldo dos Anjos - reinaldosteopatia@gmail.com
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Reinaldo dos Anjos

OS CONVÊNIOS DE SAÚDE QUE SE CUIDEM

OS CONVÊNIOS DE SAÚDE QUE SE CUIDEM

Sempre que procuramos uma loja de roupas, uma sorveteria ou uma clínica de Fisioterapia, esperamos nada menos que um ótimo atendimento, desde a recepç

Fisioterapia hoje

  Caros leitores, exatamente um mês após minha última atualização, lhes digo que a Fisioterapia em Porto Velho-RO, dentro desses trinta dias, foi tão

O que Confúcio tem a ver com a fisioterapia II

  Conversando com um amigo e colega de profissão, numa livraria de Porto Velho, no fim da tarde de hoje, tive mais esperança ainda no Novo Governo de

Casos clínicos governamentícios

   Prezados leitores, como vocês puderam notar (espero que sim!), estive fora do ar por algumas semanas. Tal fato ocorreu por conta de estudos de caso