Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Osmar Silva

Quanta diferença! O fim do ciclo do mal



O local e data foram os mesmos, a finalidade a mesma, mas quanta diferença de ambiente! No ano passado, hostilidade e baixaria dominaram todos os recantos, com claques montadas para vaiar o governador do estado durante sua protocolar visita à Casa de Leis, durante a abertura do ano legislativo. O anfitrião rasgou os princípios da harmonia entre os poderes e o da urbanidade entre as pessoas. Tão logo o Chefe do Executivo encerrou sua fala, o presidente da mesa iniciou o mais triste e constrangedor espetáculo de agressão, falta de decoro e de respeito ao visitante, convidados e sociedade presente. Protagonizou o ato mais baixo, revoltante e condenável a que o parlamento estadual foi submetido em toda a sua história.

Um ano depois de uma eleição e da remoção de um homem da direção da Casa, quanta diferença! Tanto o governador Confúcio Moura quanto o representante do Poder Judiciário e dos demais órgãos dos poderes foram recebidos com educação, cortesia e respeito pelo novo dirigente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Maurão de Carvalho. O ambiente era de congraçamento entre autoridades, imprensa e as pessoas que lotaram os corredores e galeria da Casa Legislativa.

O clima de harmonia expulsou o ar contaminado de rancores, fétido de rancorosas vinganças do passado e uma brisa suave de civilidade tomou conta de todos os ambientes, levando as pessoas a se cumprimentarem sem medo, com sorrisos no rosto e apertos calorosos de mãos. Foi nesse clima  que o governador fez o discurso de abertura dos trabalhos legislativos, falou dos bons números do seu governo, do crescimento do estado e dos avanços que virão nesse segundo mandato. Foi aplaudido e cumprimentado. E foi embora. Em paz.

A imprensa dos poderes pode trabalhar livre, sem mordaças ou direcionamentos. Movimentaram-se pra lá e pra cá ao faro da notícia. Tão diferente do ano passado quando esse trabalho foi cerceado e até diretor de comunicação do governo foi ofendido pelo dirigente do Decom do poder anfitrião. Ocorre que nesse setor também houve mudança altamente salutar. Agora, dirigido por profissional probo e respeitado, retornou o ambiente da necessária colaboração e respeito entre colegas de imprensa.

Os efeitos positivos desses primeiros momentos demonstram quanto uma direção experiente, madura e inteligente pode fazer pela pacificação entre os poderes e o ambiente de trabalho. É claro sinal do resgate do respeito do cidadão e da sociedade a um poder que, nos últimos tempos, tem sido palco dos atos mais vergonhosos, desastrados e humilhantes da política rondoniense e nacional. Não é à toa que tem dois ex-presidentes presos, um foragido e diversos membros na iminência de condenações e perdas de mandato.

O processo de paz que o deputado Maurão constrói, indica que esse ciclo do mal, no qual mergulharam a Assembleia, está se encerrando. Tudo indica que os mandatos que se iniciam, transcorrerão sob a égide da parceria pelo bem comum, reconstruindo pontes de entendimento salutar entre os chefes dos poderes, cujas relações estavam claramente esgarçadas. Estes passos iniciais apontam um caminhar em favor do fortalecimento de Rondônia e de sua gente, na superação da crise que se abate sobre o país e o mundo.

Com a paciência, a sabedoria e a experiência advindas das igrejas, da Prefeitura de Urupá, do exercício de seguidos mandatos sem envolvimento nos vícios erráticos da Casa, Maurão têm tudo para resgatar a imagem e a dignidade do legislativo de Rondônia. E para honrar a parceria que o levou à direção da mesa diretora com uma histórica unanimidade de votos. Se repetir o mandato, pode sair da Casa maior do que entrou.    

OsmarSilva - Jornalista - [email protected]

   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Sabe porque o Dino desprezava seus pares no Senado e humilhava os congressistas da Câmara? Porque Alexandre de Moraes e seus pares, dão as costas pa

Para onde estamos indo?

Para onde estamos indo?

O Brasil e o Estado de Rondônia que vejo é bastante diferente do que muitos vêm. Torço e peço a Deus para que eu esteja errado. Talvez não tenha con

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O Brasil todo acompanha, pelos noticiários dos veículos de comunicação e redes sociais, o tenso clima político e institucional em que o país mergulh

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

‘O Brasil não conhece o Brasil,O Brasil nunca foi ao Brasil,(...) O Brasil não merece o Brasil,O Brasil tá matando o Brasil,O Brasil, SOS, ao Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)