Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Osmar Silva

Corra prefeito! - Por Osmar Silva


 

Chegou a hora do prefeito de Porto Velho correr em busca de dinheiro para a saúde básica: Temer acabou de liberar R$ 1 bilhão e 700 milhões para esse setor.

Não importa que esse dinheiro seja para agradar políticos em troca de apoio ao mandato presidencial em risco. O importante é não dormir de touca e garantir uma fatia para Porto Velho.

Portanto é a hora de fazer funcionar o Centro de Saúde do Bairro Lagoinha que atenderá, também, o 3 Marias e adjacências. E de deixar de ser um momumento ao desperdício à incompetência dos prefeitos da Capital de Rondônia.

Sem vigilante, o prédio construído nos governos anteriores, já foi reformado e depredado por vândalos em função do abandono do governo municipal.

Agora está sendo novamente saqueado. Acabaram de levar a porta da entrada principal. Vão levar o telhado e as instalações elétricas. E nós, os otários, continuaremos pagando a conta. A Câmara Municipal e o Ministério público estão cegos, surdos e mudos.

Enquanto isso, a população da região e de toda parte, sofrem humilhações pela falta de tudo na rede básica de saúde.

A equipe do Programa Saúde da Família que atende o Bairro JK II, por exemplo, não tem médico desde fevereiro desse ano. Os pacientes alvos desse trabalho – idosos, doentes crônicos e terminais, grávidas e paridas com seus filhos – estão à mercê da sorte.

Se alguém passar mal durante um soro na Policlínica Hamilton Gondin, na Zona Leste, não têm uma bandeja para aparar o vômito. As moças ficam atarantadas, sem ação. O cesto de lixo é o aparador. Humilhante.

Se o paciente quiser ir ao banheiro, tem que tirar a agulha do braço e furar de novo. Por que? Porque não tem equipo, um instrumento barato que evita ficar furando a carne do doente. Isso aconteceu recentemente com meu pai, 93 anos. Ganhou três hematomas. Duas num braço e uma no outro. Duraram dias, como carimbo atestando a incompetência pública.

Então prefeito! Corra, pegue seu secretário de saúde e vá buscar dinheiro em Brasília enquanto tem. Temer quer apoio. E nós queremos sair dessa humilhação. Negocie, gestione, resolva. Afinal, gestão é o seu forte, não é? Vamos dá um tempo nas férias?

OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – [email protected]
...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Osmar Silva

Moro sai e o diabo dá cambalhotas

Moro sai e o diabo dá cambalhotas

O rombo no casco do navio do governo do presidente Jair Bolsonaro é grande. A saída do ministro da Justiça e da Segurança Pública, o jurista Sérgio

Mundo de ponta cabeça

Mundo de ponta cabeça

Quem imaginaria ver as praças de Roma, os bares e as gôndolas de Veneza, os cafés de Paris, os estádios e as igrejas centenárias do mundo, vazias?

Tempos estranhos no Estado burro

Tempos estranhos no Estado burro

Estamos vivendo tempos estranhos. Saímos do governo do ‘dou um tostão, levo um milhão” e embarcamos noutro que vem protagonizando várias confusões. Em

Lixo, merda e água contaminada não é ‘missão de Deus’

Lixo, merda e água contaminada não é ‘missão de Deus’

- Governar é missão de Deus! Disse o governador de Rondônia, Marcos Rocha, em recente evento público. A sentença é correta, segundo os princípios cr