Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Manuela Carneiro explica cultura 'com aspas'


 
MUSA


Manuela Carneiro explica cultura 'com aspas' - Gente de Opinião

Antropóloga ajudou a consolidar a Constituição de 1988 no capítulo que trata dos direitos indígenas à terra /COSACNAIFY

MANAUS, Amazonas — A antropóloga Maria Manuela Carneiro da Cunha, referência em questões indígenas, fará palestra na próxima quinta-feira, dia oito, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela falará de “Cultura com aspas”, seu mais recente livro. 
 
Ela é professora aposentada da Universidade de Chicago (Estados Unidos) e integrante do Conselho de Administração do Museu da Amazônia. Seu livro reúne artigos escritos pela pesquisadora em diferentes épocas e um texto inédito sobre o termo cultura como entendido antropologicamente e como apropriado por comunidades indígenas e tradicionais.
 
Manuela é considerada uma das mais importantes antropólogas da atualidade. Suas pesquisas marcaram profundamente a antropologia feita no Brasil e tiveram grande impacto político, ajudando, por exemplo, a consolidar, na Constituição de 1988, os artigos que tratam dos direitos dos índios à terra. 
 
Co-fundadora e primeira presidente da Comissão Pró-Índio de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) entre os anos de 1986 a 1988, atualmente Manuela tem entre seus temas de estudo o conhecimento tradicional e o direito intelectual das sociedades indígenas sobre esse conhecimento, além de investigar os mecanismos sociais responsáveis pela agrobiodiversidade no médio Rio Negro.

A palestra acontece no Auditório Rio Solimões, na Ufam e tem entrada franca. Exemplares do livro “Cultura com aspas” estarão à venda no local.

 

SERVIÇO

Data: 08 de abril
Horário: 9h30
Local: Auditório Rio Solimões, ICHL/UFAM

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Depois da exoneração de William Cury e do êxito do Polonoroeste, o INCRA daria conta de titular 3,4 milhões de hectares de terras em Rondônia, somando

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)