Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Exploração mineral: Adiado relatório do deputado Valverde


 

MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
 

BRASÍLIA – A Comissão Especial sobre Exploração dos Recursos Indígenas adiou nesta quarta-feira a discussão e votação do relatório do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) a respeito do projeto de lei que prevê a exploração mineral em terras indígenas.

A matéria seria votada na semana passada, mas alguns deputados pediram vistas ao projeto. A viagem que Valverde faria à Venezuela também foi cancelada. O deputado de Rondônia apresentou substitutivo ao Projeto 1610/96, do Senado, incluindo a obrigatoriedade de consulta às comunidades indígenas sobre a possibilidade de extração de minérios em suas terras".

"Não se trata de mera formalidade consultiva, mas efetivamente de um instrumento deliberativo, para que a vontade da comunidade seja respeitada", afirmou o deputado. Valverde iria à Venezuela, mas cancelou a viagem. O projeto deverá ser apreciado antes do final do ano, sob grande expectativa dos povos indígemas, de parlamentares, do governo federal e de organizações não-governamentais.  

Entorno do Parque Tumucumaque

Exploração mineral: Adiado relatório do deputado Valverde - Gente de Opinião
Valverde apresentou substitutivo / M.CRUZ
Exploração mineral: Adiado relatório do deputado Valverde - Gente de Opinião
Dalva: doações de diversas fontes /AG.CÂMARA
Nesta quarta-feira a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou a criação do Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios do Entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, nos estados do Amapá e do Pará.

É a maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo. Possui 12 unidades de conservação e quatro áreas indígenas. O Amapá é um dos estados com a maior reserva da Floresta Amazônica, que cobre 90% do seu território. Criado em 2002, o Parque Nacional tem área de 3,87 milhões de hectares, semelhantes à do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se no extremo norte do País, na fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname.

Projeto de Lei 5995/05, do Senado Federal estimula o desenvolvimento sustentável, a criação de empregos e o fomento às atividades econômicas típicas da região, com ênfase para a agroindústria, pesca, manejo florestal sustentável, produção de madeira certificada, energia elétrica, ecoturismo, transporte hidroviário, ensino profissionalizante, associativismo e cooperativismo.

O plano abrange no Amapá os municípios de Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio; e no Pará, Almeirim. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), relatora.

O projeto original incluía apenas municípios do Amapá, mas a relatora acolheu alteração feita na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que incluiu o município de Almeirim, cuja área também é abrangida pelo parque. Dalva também incluiu entre os recursos para os programas, doações de entidades nacionais e agências de cooperação internacional. As outras fontes de recursos são União, estados do Amapá e do Pará e municípios abrangidos. O corredor, criado para manter a biodiversidade com a livre circulação das espécies, cobre uma área com cerca de 11 milhões de hectares, que supera os territórios de Portugal e Holanda.

(*) Com informações da Agência Câmara.
 
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazôni a é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Depois da exoneração de William Cury e do êxito do Polonoroeste, o INCRA daria conta de titular 3,4 milhões de hectares de terras em Rondônia, somando

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)