Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Curso inédito de pós-graduação em licitações e contratos


Gente de Opinião

Carolina Andrade explica: Sistema S tem regras próprias

A Escola de Governo promoverá de maio a dezembro deste ano um curso de pós-graduação em licitações e contratos, que visa capacitar pessoas em alta escala na compreensão do setor, domínio de regras de controle e melhora dos resultados.

O modelo é inédito no Brasil, privilegiando Rondônia à frente de outros estados, anunciou hoje (11) a diretora da escola, Michele Martines, durante o 1º Seminário Rondoniense em Licitação de Contratos, no Teatro Estadual Palácio das Artes.

Desse seminário participam cerca de 500 alunos de administração, direito, empresários e servidores públicos.

A programação foi aberta na manhã desta quarta-feira, com previsão de sete palestras até às 17h45, com os temas: aplicação prática da Lei 123/2006 em compras de micro e pequenas empresas; formação de preço nas licitações públicas; responsabilização dos agentes que atuam na licitação; impactos da Instrução normativa 05/2017 na terceirização de serviços públicos; avanços e desafios da Lei 13.303/2016 nas licitações das estatais brasileiras.

A Escola de Governo esta ligada à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), e desde o início de suas atividades emitiu mais de 12 mil certificados.

Segundo Michele Martines, dentro do Programa Infoco Rondônia, o curso anunciado é composto por sala de aula invertida (*), base em pesquisa científica, uso de metodologias ativas, e soluções concretas e viáveis para a execução de projetos a partir da realidade profissional.

“A Segep quer tratar bem seus servidores, para que eles atendam bem o público, e a cidadania ganha com isso”, comentou a diretora.

Pós-graduada em direito, a assessora jurídica da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Carolina Andrade, descreveu as relações do Sistema S com serviços sociais autônomos e a obrigatoriedade de processo licitatório com regulamento próprio em organizações sociais a serviço de micro e pequenas empresas.

“O ente do sistema S tem a faculdade de inverter as fases na licitação; valores de referência para modalidades são diferentes da Lei Federal, e outra distinção são os prazos mais breves”, assinalou.

“A promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional produz licitações exclusivas, e delas participam empresas locais. Onde fica a prática da isonomia?” – questionou o pregoeiro e leiloeiro na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, Jamil Manasfi.

Gente de Opinião

Jamil Manasfi ensina como comprar de micro e pequenos

Ele explicou a aplicação do Decreto Federal 8.538/2015, que regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal.

Segundo o IBGE micro e pequenas empresas proporcionam seis vezes mais empregos que as médias e grandes [empregos gerados/participação no Produto Interno Bruto – PIB]; respondem por aproximadamente 70% dos empregos; e representam 99% das empresas formalmente estabelecidas no Brasil.

(*) O QUE É AULA INVERTIDA

► Também conhecida como flipped classroom, sala de aula invertida é considerada grande inovação no processo de aprendizagem.
► É o método de ensino, pelo qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. Após o aluno absorver o conteúdo através do meio virtual, ele chega à sala de aula presencial ciente do assunto a ser desenvolvido. Na interação professor-aluno, todas as dúvidas são sanadas e constroem atividades em grupo.
► Usando tecnologias propícias para esse método, o aluno é protagonista em um processo de aprendizagem com autonomia necessária para adquirir novos conhecimentos e habilidades quando lhe for mais conveniente. Ele é que decide quando, como e onde irá aprender.
► Com os colegas, poderá interagir e discutir de forma presencial os principais conceitos e ideias e colocá-los em prática a partir de atividades diversas.

MATRÍCULAS

A carga horária do curso de pós-graduação é de 390 horas, as inscrições estão abertas. A entrada é de R$ 99 e o curso se paga em 18 prestações no mesmo valor. Há descontos para servidores públicos.
Saiba mais: www.infocorondonia.com.br

Leia mais:
Escola de Governo oferece cursos de capacitação e pós-graduação para
servidores municipais; 3 prefeituras assinaram convênio


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)