Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 11h55
Aula inaugural será no próximo dia oito de março. Unitepec pretende instalar hospital universitário em Cobija.
MONTEZUMA CRUZ
www.twitter.com/MontezumaCruz
RIO BRANCO, AC – Cobija, 26 mil habitantes, que já se chamou Bahía, caminha para uma transformação social sem precedentes. Em seis de março próximo começa a funcionar na capital do Pando a Faculdade de Medicina da Universidade Privada Técnica Cosmos (Unitepec), que já faz migrar para aquela cidade pelo menos trezentos estudantes de municípios acreanos.
– Os acreanos ficarão bem mais próximos de suas famílias do que os de Cochabamba e de Santa Cruz de la Sierra. Daqui a pouco também irão para lá os estudantes de Rondônia e de outros estados amazônicos – comenta o deputado Fernando Melo (PT-AC).
O deputado, que preside a Frente Parlamentar Brasil-Bolívia visitou na semana passada a sede da Embaixada da Bolívia em Brasília, onde ouviu previsões otimistas do cônsul Álvaro Araoz. Ambos combinaram prestigiar a aula inaugural. A grade do curso de medicina já foi enviada a Brasília para o conhecimento de interessados.
Intercâmbio de médicos
– Acredito que a presença de brasileiros em Cobija não apenas melhore o comércio e o mercado imobiliário. O curso de medicina certamente dará origem a um intercâmbio nunca visto para médicos de ambos os países, em benefício do social – previu Araoz.
Melo concordou, lembrando que hospitais bolivianos no Pando e no Beni já vêm proporcionando atendimento oftalmológico de primeira qualidade a brasileiros, graças à Operación Milagro, promovida por um intercâmbio com o governo cubano.
– Imagine-se o que será possível fazer daqui para frente? Vamos ter condições de levar médicos brasileiros para dar aula em Cobija e trazer médicos bolivianos para atuar também na região do Alto Acre, onde existe pobreza social – disse o deputado.
A região é formada pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Para que a realidade mude, acredita Melo, bastaria um convênio binacional.
– E a boa vontade de ambos os lados, aliada ao aval que nos será dado pelo Itamaraty – acrescentou.
Antecipando-se à expectativa do cônsul e do presidente da Frente Parlamentar, o reitor da Unitepec, Hernan Garcia Arce, relatou que a instituição é capaz de promover a inserção social na região fronteiriça com o Brasil.
– Temos um hospital universitário em Santa Cruz de la Sierra e pretendemos construir um aqui, em médio prazo – anunciou. De acordo com Arce, a Unitepec fará convênios com as prefeituras da região, no Pando e no Acre.

Clique neste twitter para seguir Montezuma
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30
Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT
Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940
Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)