Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Curso de medicina leva brasileiros ao Pando


 
Aula inaugural será no próximo dia oito de março. Unitepec pretende instalar hospital universitário em Cobija.
 

MONTEZUMA CRUZ
www.twitter.com/MontezumaCruz    

RIO BRANCO, AC – Cobija, 26 mil habitantes, que já se chamou Bahía, caminha para uma transformação social sem precedentes. Em seis de março próximo começa a funcionar na capital do Pando a Faculdade de Medicina da Universidade Privada Técnica Cosmos (Unitepec), que já faz migrar para aquela cidade pelo menos trezentos estudantes de municípios acreanos. 

– Os acreanos ficarão bem mais próximos de suas famílias do que os de Cochabamba e de Santa Cruz de la Sierra. Daqui a pouco também irão para lá os estudantes de Rondônia e de outros estados amazônicos – comenta o deputado Fernando Melo (PT-AC). 

O deputado, que preside a Frente Parlamentar Brasil-Bolívia visitou na semana passada a sede da Embaixada da Bolívia em Brasília, onde ouviu previsões otimistas do cônsul Álvaro Araoz. Ambos combinaram prestigiar a aula inaugural. A grade do curso de medicina já foi enviada a Brasília para o conhecimento de interessados. 

Intercâmbio de médicos 

– Acredito que a presença de brasileiros em Cobija não apenas melhore o comércio e o mercado imobiliário. O curso de medicina certamente dará origem a um intercâmbio nunca visto para médicos de ambos os países, em benefício do social – previu Araoz. 

Melo concordou, lembrando que hospitais bolivianos no Pando e no Beni já vêm proporcionando atendimento oftalmológico de primeira qualidade a brasileiros, graças à Operación Milagro, promovida por um intercâmbio com o governo cubano. 

– Imagine-se o que será possível fazer daqui para frente? Vamos ter condições de levar médicos brasileiros para dar aula em Cobija e trazer médicos bolivianos para atuar também na região do Alto Acre, onde existe pobreza social – disse o deputado. 

A região é formada pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Para que a realidade mude, acredita Melo, bastaria um convênio binacional. 

– E a boa vontade de ambos os lados, aliada ao aval que nos será dado pelo Itamaraty – acrescentou. 

Antecipando-se à expectativa do cônsul e do presidente da Frente Parlamentar, o reitor da Unitepec, Hernan Garcia Arce, relatou que a instituição é capaz de promover a inserção social na região fronteiriça com o Brasil. 

– Temos um hospital universitário em Santa Cruz de la Sierra e pretendemos construir um aqui, em médio prazo – anunciou. De acordo com Arce, a Unitepec fará convênios com as prefeituras da região, no Pando e no Acre. 
 

Gente de Opinião
Clique neste twitter para seguir Montezuma   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A terra treme em Porto Velho

A terra treme em Porto Velho

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)