Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Caso de interdição


Caso de interdição - Gente de Opinião

Enquanto dirigia seus absurdos para o mercado interno, Bolsonaro ia levando. Ao disparar contra alvos espalhados pelo mundo, exibe sua estatura liliputiana, sua linguagem de internauta que não está nem aí para a verdade e o interlocutor.

Agora, afunda o conceito do Brasil no mundo, cria problemas diplomáticos e econômicos graves, e nos envergonha como nenhum outro presidente antes dele. Ou qualquer outra autoridade da república.

Se Bolsonaro acha que pode sair atirando a esmo, como se ainda estivesse apenas diante de uma tela de computador, depois de voltar da praia da Barra, saindo de bermudão e chinelão da sua casa em condomínio fechado para nadar ou pescar, beber cerveja e fazer churrasco; ou metendo seu bedelho nos debates parlamentares para agredir os oradores ou desafetos eventualmente ao seu redor, ou preparando atos de insubordinação no quartel, então é melhor alguém de respeito e integridade iniciar um processo qualquer de impedimento – político ou psiquiátrico – de um presidente que só faz complicar a vida da nação, já tão complicada. Não dá mais para absorver tanto desatino e estultice todos os dias, incendiando –  literalmente ou simbolicamente – este grande país a cada nova manhã.

Uma coisa – já imensamente perigosa – é tentar implodir o Brasil, tentando encontrar um beco de fuga para seus desacertos no cargo (ou jogando gasolina verbal para incitar os quarteis). Outra é sair agredindo líderes mundiais com desacato primário e raciocínio indigente, se raciocínio há.

Um tempo atrás uma autoridade do próprio governo recomendou que se mantivesse Bolsonaro longe do celular. Ele avançou tanto na irresponsabilidade que o caso, agora, é mesmo de interdição.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)