Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

C.R. Almeida queria muito ouro


Gente de OpiniãoMONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias

 

A 50ª maior empresa do País, C.R. Almeida, foi escolhida para desenvolver pesquisas de ouro na faixa situada entre Guajará-Mirim e Abunã, na fronteira brasileira com a Bolívia, em Rondônia.
 

Minha nota saía no 1º caderno do Jornal do Brasil na edição de 4/11/1982. “A Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), recentemente constituída, assinou um contrato no valor de R$ 1,5 bilhão, visando esse tipo de atividade.”
 

"O presidente da companhia, geólogo Djalma Xavier de Lacerda, acompanha atentamente os passos da C.R. Almeida, que instalaria uma lavra experimental na C.R. Almeida queria muito ouro - Gente de Opiniãoregião de Guajará-Mirim. Os garimpos de ouro de aluvião no estado, todos no Rio Madeira, produzem três toneladas de ouro por ano."
 

Cinco meses antes desse anúncio, a CMR confiava ao geólogo da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) Gaston Pereira Bascopé o apoio a pequenas empresas mineradoras, por meio de pesquisas ao longo da faixa do rio liberada pelo Ministério das Minas e Energia. Essa faixa ia de Porto Velho à fronteira com a Bolívia.
 

A presença da C.R. Almeida naquela região resultou em ambição, violência, matança de garimpeiros e afogamentos no fundo rio. Essa empresa pertencia ao empresário paraense Cecílio do Rego Almeida – nascido em Óbidos –, que morreu em 22 de março de 2008 aos 78 anos, vítima de infarto, em Curitiba (PR), para onde fora aos sete anos de idade. Deixou mais de 30 empresas nas áreas de construção pesada, concessão de rodovias e logística de transporte e química e explosivos.
 

Seu patrimônio foi avaliado em R$ 9,4 bilhões.
 

Siga montezuma Cruz no

Gente de Opinião

www.twitter.com/MontezumaCruz


Clique AQUI e leia artigos anteriores

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)