Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Brasil: Que péssima colocação! Somos o 26º em honestidade no mundo


Brasil: Que péssima colocação!  Somos o 26º em honestidade no mundo - Gente de Opinião

Em 40 países pesquisados por sua honestidade, o Brasil ficou em 26º lugar. A Suíça foi considerada como o país mais honesto e a China, o mais desonesto. Na América do Sul, a Argentina (em 18º lugar) e o Chile (em 25º) ficaram à frente do Brasil. 

Entre os 10 países mais honestos, nove são da Europa, mais a Nova Zelândia. Nos 10 seguintes, seis são europeus, na companhia da Austrália, Canadá, Argentina e Israel. Nos 10 mais desonestos, apenas um europeu. Cinco são asiáticos, três africanos e um da América.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Manaus, que receberam ao todo 400 carteiras, o número de devoluções ficou próximo da média mundial.

Para medir o grau de honestidade, universidades dos Estados Unidos e da Suíça distribuíram pouco mais de 17 mil carteiras em 355 cidades pelo mundo, com ou sem dinheiro. O objetivo da pesquisa, publicada na última edição da revista Science, era medir a honestidade cívica das pessoas. Suas principais conclusões foram:

  • Quanto mais dinheiro nas carteiras, maior o número de devoluções;

  • Mais comum devolverem carteiras com dinheiro (51% dos casos) do que sem dinheiro (40% dos casos)

  • A taxa de devolução elevou para 72% contra 61% nos EUA, Reino Unido e Polônia quando os valores subiram;

  • Os motivos para devolução de carteiras com mais dinheiro são: preocupações a imagem de ladrão e por considerar o objeto valioso para o proprietário por conta da chave;

  • Havia mais tentativas de devolução em lugares com menor nível de corrupção, como em países escandinavos.

O ranking completo:

Suíça

Noruega

Países Baixos

Dinamarca

Suécia

Polônia

República Tcheca

Nova Zelândia

Alemanha

10º

França

11º

Sérvia

12º

Austrália

13º

Croácia

14º

Espanha

15º

Rússia

16º

Romênia

17º

Canadá

18º

Argentina

19º

Israel

20º

Portugal

21º

Estados Unidos

22º

Reino Unido

23º

Grécia

24º

Itália

25º

Chile

26º

Brasil

27º

África do Sul

28º

Tailândia

29º

México

30º

Índia

31º

Turquia

32º

Gana

33º

Indonésia

34º

Emirados Árabes Unidos

35º

Malásia

36º

Quênia

37º

Cazaquistão

38º

Peru

39º

Marrocos

40º


China

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quando assassinado, Agenor de Carvalho era  o secretário geral do MDB, que inteira 60 anos

Quando assassinado, Agenor de Carvalho era o secretário geral do MDB, que inteira 60 anos

Homem simples, solidário com a pobreza e prático em suas ações, o advogado Agenor Martins de Carvalho, teve a sua vida interrompida pelo jaguncismo

MDB governou Rondônia cinco vezes

MDB governou Rondônia cinco vezes

No cômputo geral, em seis décadas de história, o Movimento Democrático Nacional (MDB) obteve em Rondônia vitórias que o colocaram na vanguarda polít

Ícone da luta contra a ditadura, Jerônimo Santana ecoava em Brasília a voz dos desvalidos

Ícone da luta contra a ditadura, Jerônimo Santana ecoava em Brasília a voz dos desvalidos

Há capítulos da história dos 60 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que prosseguem atualmente com a marca de protagonistas pioneiros, ent

Governo de Rondônia vai arrecadar glebas devolutas

Governo de Rondônia vai arrecadar glebas devolutas

Na antevéspera das eleições gerais no País, o Governo de Rondônia fará a primeira arrecadação “sumária e administrativa” de terras devolutas após a

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)