Quinta-feira, 17 de agosto de 2023 - 10h59


Senhora secretária: dentro da seção de Jornais e Periódicos da Biblioteca Municipal Francisco Meireles está guardada uma máquina de digitalização, e só ela poderá funcionar para que as coleções disponíveis sejam todas aproveitadas.
Não se trata, em tempo algum, de recriar a roda ou a pólvora. A senhora sabe o valor dessa máquina e dispõe, na Capital de Rondônia, de alguns profissionais que poderiam, mediante
contrato público e a preços acessíveis ao erário, operá-la o mais urgente possível.
Conforme disse, o sinal de uma deterioração piorada aparece quando os jornais "amarrados" por cartolinas começam a soltar pó. Ao mesmo tempo em que essa substância pode prejudicar portadores de alergias, causaria prejuízo tão grande e entristecedor: a perda da qualidade para serem levados à máquina de digitalização.
Leigo no assunto, o que me move também é ter sido um dia jornaleiro, na década de 1960,sabendo a qualidade de uma boa impressão, e hoje me deparo com o patrimônio construído pelo jornalismo rondoniense correndo o risco de desaparecer, inclusive pelo fogo.
Desta maneira, associo-me a todos os que conheceram a Biblioteca nos tempos em que nem ar-condicionado possuía, e às milhares de pessoas brasileiras e estrangeiras que a consultam a cada dia, e rogo a Vossa Senhoria agilizar dentro do possível o funcionamento da digitalização. Aí, sim, as consultas diárias pouparão os usuários de quaisquer problemas de saúde, e as coleções serão todas aproveitadas antes que se percam por idade.
Não se trata de pensamento catastrofista, porém, real: doei à Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, um exemplar do velho jornal O Estado de S. Paulo, comemorativo ao centenário da Independência Brasileira, em 1972. Esse exemplar da edição de 7 de setembro de 1922 estava guardado dentro de um saco plástico, em casa, mas já se despedaçava.
Acreditando no êxito cada vez maior da Biblioteca Pública e certo de sua relevante importância à sociedade estadual e a todos mais vindos de países estrangeiros, quero crer que a senhora agirá com atenção, boa vontade e ação no sentido de conservar a imensurável riqueza do acervo impresso existente naquela sala.
Atenciosamente
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O legado de Guedes é o estado (2)
Graças às diretrizes do ex-governador Humberto Guedes, o penúltimo do Território Federal de Rondônia, o antigo Ministério do Interior e a Superinten

Feira e Festival do IFRO mostram produtos do campo e divulgam conhecimento científico
Amostras da produção de pequenos produtores do campo rondoniense serão vistas de 26 a 28 deste mês, junho, das 8h às 22h, durante a III Feira da Agr

O legado do ex-governador Guedes é o estado (1)
Duas décadas após deixar o cargo, o ex-governador do extinto Território Federal de Rondônia, Humberto da Silva Guedes caminhava lentamente pelo terr

No debate da saúde pública, servidor continua “saco de pancadas”
Tudo passado a limpo, o Conselho Municipal de Saúde debateu hoje (16) a conhecida série de problemas que afligem o setor, elegendo 12 delegados para
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)