Domingo, 28 de dezembro de 2008 - 13h19
EPAMINONDAS HENK
Agência Amazônia
CUIABÁ, MT – Alojamento, escritório e caminhões incendiados – eis o resultado da mais recente resistência dos índios enauenê-nauê à construção da pequena central hidrelétrica do Juruena, uma das obras previstas e autorizadas pelo governo estadual para a região noroeste de Mato Grosso. Esta manifestação, um susto de fim de ano ao Governo de Mato Grosso, foi a mais significativa até agora registrada numa região em conflito pelo uso do rio em território indígena e pelos sucessivos furtos de madeira de lei.
Mais de 300 empregados da usina foram expulsos da área, sob a mira de arco e flecha. Os índios exigem um estudo completo de impacto ambiental, que revele os reais prejuízos que sofrerão, em conseqüência dos projetos hidrelétricos. A pesca está entre as principais preocupações da tribo. O clima é tenso. O Ministério Público Federal ingressou com duas ações na Justiça para embargar as obras.
Segundo a polícia civil em Juína, 737 quilômetros de Cuiabá, capital mato-grossense, extintores de incêndio usados pelos empregados da construtora foram insuficientes para conter o fogo. Os índios incendiaram 12 caminhões, cada um avaliado em R$ 120 mil. Eles também destruíram uma ambulância e caminhonetes que estavam na garagem.
Empresários responsáveis pelo Consórcio Maggi Energia e Linear Participações concordaram em repassar R$ 6 milhões como compensação financeira às tribos, mas o Ministério Público Federal foi contra por causa do clima de tensão.
Tutela da Funai
![]() |
| Bacia do rio Juruena, noroeste de MT: sete projetos autorizados e peixes ameaçados / TELMA MONTEIRO DANIEL |
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Quando assassinado, Agenor de Carvalho era o secretário geral do MDB, que inteira 60 anos
Homem simples, solidário com a pobreza e prático em suas ações, o advogado Agenor Martins de Carvalho, teve a sua vida interrompida pelo jaguncismo

MDB governou Rondônia cinco vezes
No cômputo geral, em seis décadas de história, o Movimento Democrático Nacional (MDB) obteve em Rondônia vitórias que o colocaram na vanguarda polít

Ícone da luta contra a ditadura, Jerônimo Santana ecoava em Brasília a voz dos desvalidos
Há capítulos da história dos 60 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que prosseguem atualmente com a marca de protagonistas pioneiros, ent

Governo de Rondônia vai arrecadar glebas devolutas
Na antevéspera das eleições gerais no País, o Governo de Rondônia fará a primeira arrecadação “sumária e administrativa” de terras devolutas após a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)