Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Alcedino e Aristeu morrem lutando




Alcedino e Aristeu morrem lutando - Gente de OpiniãoMONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias

 

Entre os municípios de Ariquemes e Jaru, cerca de trezentas famílias atrapalhavam empresários vindos de São Paulo para investir na compra de terras devolutas em Rondônia. No antigo Seringal Nova Vida, espancamentos e mortes sensibilizaram os parlamentares da Amazônia. Não seria na década de 1970 que a reforma agrária levaria esperança àqueles assentamentos paupérrimos e doentes, no meio da Floresta Amazônica.
 

Os irmãos Arantes, de São Paulo, se tornaram os novos donos de Nova Vida, conseguindo estender a sua influência a mais de 300 mil hectares. Para tanto, juntavam ao patrimônio outra área de terras conhecida por Milagres. E insistiam no Incra, alegando ter “direito legítimo” àquele território.
 

Haviam chegado a Rondônia em meados dos anos 1970 e na década seguinte se tornariam donos do maior laboratório de genética bovina da Amazônia Ocidental. Naquelas terras por onde atualmente desfilam vacas e touros de alta linhagem travavam-se conflitos sangrentos pela posse da terra.
 

Haviam feito derrubadas para o plantio de lavouras de milho, arroz, feijão e mandioca. Talvez passasse pela cabeça deles que um dia as pastagens tomariam conta da região.
 

Em agosto de 1979 a situação se agravava: pistoleiros atingiam os irmãos Alcedino Lucindo e Aristeu Lucindo com balas de revólver 38. Esses posseiros tombavam depois de muito lutar em defesa de seus lotes de terras.
 

Aristeu e Alcedino deixavam viúvas e filhos menores.
 

 Siga montezuma Cruz no

Gente de Opinião

www.twitter.com/MontezumaCruz


Clique AQUI e leia artigos anteriores

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)